Isaías 54:17 Significado de Toda a ferramenta preparada contra ti não prosperará

Isaías 54:17 – ACF

“Toda a ferramenta preparada contra ti não prosperará, e toda a língua que se levantar contra ti em juízo tu a condenarás; esta é a herança dos servos do Senhor, e a sua justiça que de mim procede, diz o Senhor.”

Traduções Bíblicas de Isaías 54:17

NAA – Isaías 54:17

“Nenhuma arma forjada contra você prosperará; e você condenará toda língua que quiser acusá-la em juízo. Esta é a herança dos servos do Senhor e a sua justiça que procede de mim”, diz o Senhor.”

NVI – Isaías 54:17

“Nenhuma arma forjada contra você prevalecerá, e você refutará toda língua que a acusar. Esta é a herança dos servos do Senhor, e esta é a defesa que faço do nome deles”, declara o Senhor.”

NVT – Isaías 54:17

“Naquele dia, porém, nenhuma arma voltada contra você prevalecerá. Você calará toda voz que se levantar para acusá-la. É assim que o Senhor agirá em favor de seus servos; eu lhes farei justiça. Eu, o Senhor, falei!”

Explicação e Comentário de Isaías 54:17

Jesus disse aos seus discípulos que, quando forem arrastados perante os juízes para pregar o Evangelho, não devem preparar antecipadamente as suas observações (Mt 10:19). O Espírito Santo, enviado por Cristo, lhes daria as palavras no momento em que fossem necessárias. Como Cristo, que refutou todas as línguas quando foi desafiado pelos advogados religiosos da época, Deus falará por meio de seus servos que confiam nele para vindicação.

Mas Isaías está falando também, e mais importante, do fim dos dias. Quando o remanescente de Deus na terra, pouco antes do alvorecer do retorno de Cristo, estiver sendo atacado pelo golpe final de satanás, Deus protegerá seu povo, embora a situação pareça impossível. Isso também fala com o princípio geral de que o Senhor é nosso protetor mesmo nestes tempos em que satanás ainda tem um pouco de sua autoridade sobre a terra. O filho de Deus que confia verdadeiramente em Deus se verá fortalecido e protegido para as batalhas diárias.

Explicando o Contexto de Isaías 54:17

Isaías profetizou de 739–681 aC para uma nação que se fez de surda ao Senhor. O livro de Isaías nos fornece o quadro profético mais abrangente de Jesus Cristo em todo o Antigo Testamento. Por causa de seu escopo, Isaías contém uma das expressões mais claras do evangelho em todo o Antigo Testamento.

Em Isaías 54 Deus está falando sobre como ele restaurará Israel, a esposa do Senhor. Ele fala a Israel como sua esposa. As escrituras que levam a Isaías 54:17 são promessas de prosperidade, paz e proteção. O tema abrangente é que Deus é a nossa salvação, podemos confiar e não ter medo.

Porque Deus é todo-poderoso e porque ele já venceu a batalha final, podemos confiar que ele nos protegerá.

Comentando e explicando as partes chave de Isaías 54:17

#1 “nenhuma arma forjada contra você prevalecerá”
o maligno surgiu com novas “armas” para tentar contra a igreja em todas as gerações desde a criação do homem. Mas Jesus disse que construiria sua igreja e “e as portas do Hades não a vencerão”. (Mt 16:18). Pode haver algumas baixas na batalha contra a escuridão, mas o inimigo não pode ter sucesso. Deus o prometeu. A Igreja viverá para ver a vinda do Senhor.

#2 “e você refutará toda língua que o acusa”.
Há duas maneiras de isso se manifestar. A primeira é que o acusador não tem poder sobre o filho de Deus. Dia e noite sua língua se levanta contra você em julgamento, mas é apenas um ardil. O único poder que ele tem para nos prejudicar é quando acreditamos nele. Crer nele é descrer das promessas de Deus. Mas se andarmos com fé, refutaremos todo o seu “julgamento”. A segunda é que as pessoas que andam nas trevas se levantarão contra a igreja em cada geração. Deus prometeu nos dar as palavras e o poder para enfrentá-los. Ele nos deu a verdade que prevalecerá contra as mentiras.

#3 “Esta é a herança dos servos do Senhor e esta é a sua vindicação de mim,”
Recebemos e receberemos uma herança em Cristo de vida eterna e um lugar nos Novos Céus e na Nova Terra para sempre. Parte de nossa herança é essa promessa de proteção contra calúnias e acusações. Será uma vindicação para o mal que é feito ao povo de Deus por um tempo na batalha contra os principados em ação no mundo.

#4 “declara o Senhor”.
O Senhor falou definitivamente através do profeta. Será feito.

Alguns comentários sobre o que significa Isaías 54:17

comentários bíblicos

Notas de Barnes sobre a Bíblia

Nenhuma arma é formada – Nenhum instrumento de guerra, nenhuma espada ou lança; nenhum instrumento de perseguição ou tortura que é feito pelo ferreiro, Isaías 54:16.

Prosperará – O sentido aqui é que não terá prosperidade final e definitiva. Pode ser permitido por um tempo parecer prosperar – como perseguidores e opressores fizeram; mas não haveria sucesso final e completo.

E toda língua – Ninguém poderá prejudicá-lo com palavras e acusações. Se surgir uma controvérsia; se outros o repreenderem e o acusarem de impostura e engano, você poderá finalmente convencê-los do erro e, pela manifestação da verdade, condená-los. A linguagem aqui deriva provavelmente de tribunais de justiça; e a ideia é que a verdade e a vitória, em toda luta de palavras, estariam do lado da igreja.

Esta é a herança – A herança que aguarda aqueles que servem a Deus é verdade e vitória. Não é ouro e o triunfo da batalha. Não é o louro ganho em campos de sangue. Mas é a proteção de Deus em todos os tempos de angústia; sua amizade em todos os períodos de adversidade; vitória completa em todas as disputas com erros e falsos sistemas de religião; e preservação quando os inimigos se levantam de qualquer forma e se esforçam para destruir a igreja e apagar sua existência e seu nome.

Comentário de Matthew Poole

Nenhuma arma forjada contra ti prosperará – E como eles não podem fazer nada contra ti sem minha permissão, então eu te asseguro que não vou permitir que eles façam isso; e se algum ferreiro fizer alguma arma para ser empregada contra ti, ele não terá sucesso nisso. 

E toda língua que se levantar contra ti em juízo, tu a condenarás – E eu te livrarei não só da fúria da guerra, mas também da contenda de línguas, de todas as ameaças, e orgulhos e opróbrios de teus inimigos, e de todas as reivindicações e pretensões que eles têm de qualquer direito e poder sobre ti. Assim, teus inimigos não prevalecerão contra ti pela violência, nem por pretextos de justiça. 

Esta é a herança Esta condição abençoada descrita neste capítulo é a porção que lhes foi atribuída por mim. Sua justiça – ou, 1) A recompensa ou fruto de sua justiça, como a justiça é usada, Salmo 112: 3,9. Ou, 2) Seu direito ou a administração justa de todas as suas preocupações, pela qual são preservados de todo tipo de opressão, como a justiça foi usada, Isaías 54:14

Exposição de Gill de toda a Bíblia

Nenhuma arma forjada contra ti prosperará… Todas as armas de guerra, como o Targum, que são feitas com o propósito de ferir e destruir o povo de Deus, serão inúteis; nenhum deles prosperará para a vantagem de seus inimigos, ou para responder ao seu desígnio; nem para a dor e preconceito, ruína e destruição, dos santos.

E toda língua que se levantar contra ti em juízo – que levantar qualquer calúnia contra ti, ou trazer qualquer acusação contra ti, ou entrar em um processo contigo, litigar contigo em qualquer tribunal de justiça, ou reivindicar, em direito e lei, um poder, autoridade e domínio sobre ti, como o papa de Roma faz sobre as consciências dos homens.

Tu condenarás – refute e desfaça a calúnia, refute a acusação e a acusação, silencie os clamores e pretensões dos homens perversos, leve a causa contra eles e sacuda o jugo da escravidão que eles os submeteriam; e, em vez de ser condenado por eles, condene-os. 

Notas expositivas do Dr. Constable (Contexto Isaías 54:17)

Isaías mudou sua ilustração de uma esposa restaurada para uma cidade reconstruída, mas o ponto permanece o mesmo. O contraste entre a cidade do homem e a cidade de Deus é aquele que Isaías desenvolveu completamente. O povo de Deus pode antecipar um futuro glorioso. O profeta não estava descrevendo a reconstrução de Jerusalém após o retorno dos judeus do exílio. Ele estava usando a imagem da reconstrução de uma cidade para transmitir a alegria e a segurança que estavam no futuro para todo o povo de Deus, particularmente Israel.

Mesmo que surgissem oponentes, eles seriam ineficazes contra o povo invencível de Deus. Aço duro ou língua quente, duas formas de antagonismo que representam todas as suas formas, não prosperariam. A vindicação de Yahweh de Seu povo seria a herança de Seus servos naquela era pacífica. Essa herança incluiria a restauração da intimidade com Deus, e, para Israel, o cumprimento das promessas da Aliança Abraâmica.

Comentário completo de Henry sobre a Bíblia (Estudo)

A promessa de Deus sobre a segurança da igreja solenemente estabelecida, como a herança dos servos do Senhor (Isaías 54:17), como aquilo em que eles podem depender e confiar, que Deus os protegerá de seus adversários tanto nos campos quanto nos tribunais. 

Primeiro, de seus adversários de campo, que pensam em destruí-los pela força e violência, e à força da espada: “Nenhuma arma forjada contra ti (embora tão habilmente formada pelo ferreiro que sopra as brasas, Isaías 54:16, embora tão habilmente gerenciada pelo desperdiçador que procura destruir) prosperaránão se mostrará forte o suficiente para causar dano ao povo de Deus; ela errará o alvo, cairá da mão ou talvez recuará diante daquele que a usar contra ti.”

É a felicidade da igreja que nenhuma arma formada contra ela prosperará por muito tempo e, portanto, a loucura de sua inimigos serão finalmente manifestos a todos, pois eles estão apenas preparando instrumentos de ruína para si mesmos. De seus adversários da lei, que pensam em atropelá-los sob a cor do direito e da justiça. 

Quando as armas de guerra não prosperam, há línguas que se levantam em julgamento. Ambos estão incluídos nas portas do inferno, que procuram destruir a igreja; pois eles tinham seus tribunais de justiça, bem como suas revistas e armazéns militares, em seus portões. 

Visão geral especializada de Isaías 40-66

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.
Botão Voltar ao topo