4 lições poderosas dos livros de 1 Pedro e 2 Pedro

Aprendemos muito com as epístolas de 1 e 2 Pedro na Bíblia!

Pedro pode ter demonstrado mais crescimento espiritual do que qualquer outro personagem do Novo Testamento, passando de um humano muito falho para um redimido e espiritualmente maduro. Fico de queixo caído com as ações de Pedro. E o que dizer de suas palavras, às vezes.

Você já viu um pouco de você em Pedro? Você pode se relacionar com a ignorância dele? Falta de autocontrole? Perguntas aparentemente impensadas? Rapidez para a bravura e depois para a covardia?

Pedro fala ao meu coração porque penso: Ele é igual a mim

Na verdade, a autoria de 1º e 2º Pedro está em debate. Mas, como a Bíblia não contém erros, é lógico que Deus quer que acreditemos que eles foram escritos por um de Seus companheiros mais próximos: Pedro, o pescador. Depois, Pedro, o primeiro grande evangelista.

Por meio dele, nossos olhos são abertos para mais da Palavra de Deus e somos levados a dar mais um passo em nosso relacionamento com Jesus. 

Aqui estão quatro poderosas lições de vida de 1 Pedro e 2 Pedro:

1. Deus nos usará depois de nossas falhas.

Os maiores erros de Pedro são registrados e lembrados para sempre nos Evangelhos.

Eu me pergunto se ele já pensou sobre isso. Certamente ele estremeceu quando se espalhou a notícia de que decepou a orelha de um soldado em um ato violento. E o que dizer de quando ouvindo um galo cantar abaixou a cabeça negando Jesus?

Pedro certamente era imperfeito, mas sua personalidade impetuosa também o fez sair do barco e andar sobre as águas (Mateus 14:27-33). E isso o fez proclamar que Jesus era o Cristo (Mateus 16:16). 

Jesus muitas vezes corrigiu Pedro, mas o fez para estimular seu crescimento. O resultado vemos no livro de Atos e suas cartas.

Pedro torna-se o porta-voz dos discípulos (Atos 2:14) e um líder para os crentes (Atos 1:15).

Os fracassos passados ​​de Pedro apenas tornam sua história mais bela. Somente o Espírito Santo poderia fazer isso. Usar um simples pescador para pregar para uma enorme multidão e batizar três mil na família de Cristo. 

Você pode imaginar a primeira vez que você subiu no púlpito para pregar as Boas Novas? É realmente surpreendente.

E, também, uma ótima notícia para nós. A história da vida de Pedro mostra que Jesus nos corrigirá e nos convencerá a fazer mudanças, mas também usará nossos erros do passado para glorificá-lo. 

Quando as pessoas ao seu redor testemunharem a diferença em sua vida, elas desejarão fazer parte do que somente Jesus pode oferecer: perdão e vida eterna. 

Permita que Deus use seu passado para atrair outros a Ele.

2. Deus deseja maturidade espiritual.

Assim como uma criança cresce lentamente, mas com firmeza, até a idade adulta, devemos estar avançando em direção à maturidade em nosso relacionamento com Deus. 

1 Pedro 2:2 usa essa metáfora dizendo: “Como bebês recém-nascidos, anseie pelo leite espiritual, para que por ele você cresça em sua salvação…” Mas como podemos conseguir isso?

Deus envia um Ajudador, Seu Espírito, para nos ajudar.

Vemos isso acontecer com Pedro. Uma vez que ele ganhou vida com o fogo do Espírito Santo (Atos 2:3-4), ele não voltou aos negócios como de costume. 

Com a ajuda de Deus, ele se tornou um líder experiente, bem falado e confiante. E Pedro escreve que este é o desejo de Deus para você também. 2 Pedro 1:2 diz:

“Que cada vez mais graça e paz vos sejam dadas. Que eles venham até você enquanto você aprende mais sobre Deus e sobre Jesus, nosso Senhor”.

Você pegou essa promessa? Quando você se esforçar para conhecer a Deus e Seus caminhos, a graça e a paz serão suas. A Escritura não diz que: talvez pode ser dado a você. Mas é uma coisa certa.

E quando você se dedica a viver piedosamente possuindo fé, bondade, conhecimento, domínio próprio, perseverança e amor, 2 Pedro 1:10 acrescenta à promessa: “você nunca tropece, e você receberá uma rica recepção no reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo”.

Que passo você pode dar hoje para avançar em seu relacionamento com Deus? Você poderia se comprometer a ler sua Bíblia todos os dias? Orar no carro a caminho do trabalho? Participar de um estudo bíblico? Decidiu não faltar mais ao culto de domingo? 

Enfim, faça uma mudança hoje e tome posse dessas promessas para sua vida.

3. Os seguidores de Cristo sofrerão.

Jesus sofreu uma morte angustiante. Pedro, que andou tão perto dEle, enfrentou muitas provações, incluindo morrer como mártir de acordo com a tradição. Por que devemos esperar diferente?

Não devemos.

É doloroso ouvir, mas a verdade pode ser desconfortável. Os cristãos passarão por provações, mágoas, dissensões, doenças, acusações falsas, opressão e muito mais. Não estamos protegidos do caos do mundo, onde o diabo prospera.

Eu assisti minha irmã lutar contra um câncer. E embora ela e nossa família tenham passado por muitos momentos de fraqueza, irritação e desgosto, nossa fé cresceu por meio deles. Jesus sabe como é ter o coração partido. Ele conhece a dor e a aflição. Ele vai encontrá-lo no meio disso.

Você já passou por algo parecido? O que podemos fazer em meio à tristeza?

Devemos mudar nossa forma de pensar. De acordo com 1 Pedro 4:12-19, devemos encarar nossas provações como oportunidades para demonstrar alegria. 

Se participamos dos sofrimentos de Cristo, então também poderemos compartilhar Suas bênçãos. 

Teremos uma eternidade para permanecer em Sua presença. Uma eternidade sem dor ou mágoa. 

Devemos nos comprometer com nosso “criador fiel e continuar a fazer o bem” (1 Pedro 4:19), enquanto olhamos para nosso futuro glorioso.

4. Os seguidores de Cristo devem levar uma vida santa e piedosa.

Pedro frequentemente menciona a segunda vinda de Jesus, até mesmo dedicando uma seção inteira ao “Dia do Senhor” em 2 Pedro, capítulo 3.

Não é teórico. É um definitivo. E entre descrever a vívida demonstração de poder de Cristo quando Ele retornar, Pedro pergunta: “que tipo de pessoa você deveria ser?” Ele responde dizendo que “devemos viver vidas santas e piedosas” (2 Pedro 3:11).

Muitos de vocês estão dizendo: “É claro que deveríamos!” Mas, realmente, estamos? Sua vida parece diferente de antes quando você não conhecia Cristo como seu Salvador? Seus amigos o veriam como um hipócrita se o encontrassem em um culto de domingo?

As palavras de Pedro devem servir de advertência e despertar em nós a urgência de viver como Jesus.

Felizmente, suas cartas oferecem muitas maneiras práticas de demonstrar piedade. Elas são como um livro de mandamentos sobre como ser cristão. 

Deus é um Mestre tão maravilhoso que Ele nos dá direções específicas! E um comando nos ajuda a seguir todos os outros.

Através das próprias palavras de Jesus, depois por meio de Paulo e Pedro, somos chamados a amar (João 13:34, 1 Coríntios 13:13, 1 Pedro 4:8). 

Amar os outros corretamente levará naturalmente a uma vida santa e piedosa, porque requer paciência, bondade, perdão e autocontrole. Ou seja, há um esforço para fazer a coisa certa em todos os momentos.

Se você está se perguntando se sua vida deveria ser diferente, peça a Deus que lhe mostre as áreas que Ele gostaria de ver alteradas. 

Ele é o guia final e irá prepará-lo para “um novo céu e uma nova terra, onde habita a justiça” (2 Pedro 3:13). Onde residiremos juntos com nosso Senhor, Jesus Cristo.

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
WhatsApp