4 Lições sobre Deus chamando Samuel

O que aprendemos sobre quando Deus chama Samuel? Veja 4 lições que podemos aprender sobre o chamado de Samuel e ouvir a voz de Deus.

Samuel era filho de Ana, a qual desejava muito um filho e orava ao Senhor por ele. O Senhor respondeu a petição e deu a Ana um precioso menino. Ana ficou tão grata por Samuel e cumpriu o voto feito entregando-o a Deus por todos os dias. 

Então, Samuel foi morar com o sacerdote Eli, para aprender com ele. Uma das coisas cruciais que Eli ensinou a Samuel foi como ouvir quando Deus chama.

Qual é a história de quando Deus chama Samuel?

Em 1 Samuel 3, Samuel acordou no meio da noite quando ouviu alguém chamar seu nome. O jovem correu para Eli porque pensou que o havia chamado. Eli disse que não havia chamado seu nome e que Samuel deveria voltar para a cama.

Samuel voltou para a cama, mas logo ele ouviu uma voz chamar seu nome novamente, então ele novamente foi até Eli. Mais uma vez, Eli disse a ele que não havia ligado para ele. Samuel voltou para a cama.

Ele ouviu a voz chamando seu nome pela terceira vez. Samuel novamente se levantou e foi até a cabeceira de Eli.

Eli finalmente chegou à conclusão: Deus chama Samuel. Então, ele disse a Samuel que se ele ouvisse a voz novamente, diga: “Fala Senhor, o teu servo está ouvindo”.

O Senhor chamou novamente, e Samuel respondeu que estava ouvindo. Então o Senhor confidenciou a Samuel que faria algo chocante. Ele advertiu que o julgamento estava vindo para Eli e sua família porque os filhos de Eli blasfemaram contra Deus e Eli não os corrigiu (1 Samuel 2:12-36).

Na manhã seguinte, Samuel estava compreensivelmente com medo de contar a Eli o que o Senhor havia dito. Mas Eli insistiu, então Samuel lhe contou tudo. 

E por causa de sua obediência, Samuel começou um relacionamento duradouro com Deus.

4 coisas que podemos aprender sobre ouvir a voz de Deus quando Deus chama Samuel

1. Aprendendo a Voz de Deus

Samuel não sabia que a voz de Deus era realmente a voz de Deus no início. Ele tinha que aprender isso. Leva algum tempo para aprender o que é e o que não é a voz de Deus. 

Quando você nasce de novo, você ganha a habilidade de ouvir de Deus, mas precisa aprender a discernir uma mensagem clara. Isso muitas vezes pode levar tempo e prática. 

Podemos até ouvir mal algumas coisas no início. Mas ao caminhar com Deus diariamente, passamos a discernir melhor a voz de Deus.

2. Deus é paciente conosco

Samuel ainda não conhecia a voz de Deus, mas Deus continuou chamando Samuel até que ele ouvisse. Deus nos dará uma segunda e terceira chance de ouvi-lo. 

Assim como uma ovelha aprende a voz de um pastor, eventualmente aprenderemos também a voz de nosso Bom Pastor. Deus continuará chamando e batendo até que o atendamos. 

Mas devemos valorizar essa voz reservando tempo em nossas agendas lotadas para ouvi-la. Também precisamos ficar quietos e nos afastar do barulho e das distrações do mundo.

3. O conselho de outros nos ajuda a discernir

Eli sabia que Samuel nunca tinha ouvido a voz de Deus antes, então o ajudou a perceber o que estava acontecendo. 

Às vezes precisamos de outras pessoas para nos ajudar a saber se algo é a voz de Deus. Deus fala de muitas maneiras. Ele fala principalmente através da Bíblia e do Espírito Santo

Mas Ele também fala através das circunstâncias em nossas vidas, conselhos de outras pessoas, uma paz profunda em nosso coração, outras pessoas sendo obedientes para compartilhar algo conosco, sonhos e visões, nossos pensamentos, natureza e até milagres.

4. A obediência segue a escuta

Quando Deus fala, primeiro ouvimos e depois somos obedientes ao que Ele nos diz. Quando formos obedientes, Deus saberá que somos um servo confiável e, portanto, falará conosco novamente. 

Um discípulo anseia ouvir a afirmação de Deus de servo bem feito, bom e fiel. Para isso, precisamos começar com um coração aberto que está disposto a ouvir.

Como aplicar essas lições em nossas vidas hoje

Podemos ouvir a voz de Deus também, ainda hoje. Primeiro, precisamos ficar a sós com Deus e arranjar tempo para orar e ouvi-lo. 

Precisamos reservar um tempo para nos encontrarmos regularmente com Deus em um tempo e lugar específicos. Isso mostra dedicação a Deus. 

Precisamos ficar quietos e adorá-Lo aquietando nossas mentes em reverência ao Deus Santo.

A maneira típica de Deus falar conosco é enquanto lemos nossa Bíblia. 

Não é a única maneira, mas é a principal. Todos os livros da Bíblia falam de Deus falando às pessoas. Deus gosta de falar com Seu povo. 

Ele não quer apenas que as pessoas façam Sua vontade. Ele deseja se comunicar conosco e anseia por um relacionamento conosco. E quer que O conheçamos, então nos sentimos à vontade para conversar com Ele como um amigo. 

Devemos ler nossas Bíblias, mas não apenas para conhecimento intelectual. 

Devemos lê-lo regularmente como uma forma de comunhão com Deus.

Quando ouvimos Sua voz, precisamos obedecer ao que Ele diz. E então continue em nossa busca para conhecê-Lo melhor porque Ele nos ama muito.

Conclusão sobre quando Deus chama Samuel:

Não deixe que os altos ruídos do mundo abafem a voz de Deus em sua vida. Fique quieto e ouça Sua voz. Assim como Deus chama Samuel, Ele fala conosco de muitas maneiras hoje também. 

Deus sussurra coisas para um coração disposto e contanto que as coisas que ouvimos não contradigam as Escrituras, podemos estar ouvindo diretamente de Deus. 

Quanto mais estivermos em um relacionamento com Deus, mais ouviremos Sua voz.

A voz de Deus também nos ajuda a extinguir nosso desejo inato de pecar porque o pecado impede nossa capacidade de ouvir de Deus. 

Antes de Adão e Eva pecarem, eles andavam e conversavam com Deus regularmente. Depois que eles pecaram, eles ouviram a voz de Deus e ficaram com medo. Quando nossas consciências estão limpas, estamos em um lugar melhor para ouvir de Deus.

Jesus deseja falar conosco. Ele não nos chama mais de servos. Ele nos chama de amigos e Seus amados. Portanto, aquiete-se e ouça atentamente a voz de Deus. Quando você ouvir Sua voz, simplesmente diga: “Fala, Senhor, seu filho está ouvindo”.

Ouvir é muito importante para Deus. No livro de Apocalipse, Jesus fala às sete igrejas e no final da mensagem de cada igreja Ele diz: “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz”. 

Deus nos diz claramente o quanto Ele nos ama. Ele também nos mostrou claramente até onde Ele foi para nos salvar. 

Ouvir a voz de Deus quando Ele nos chama, leva à salvação e à nossa vitória.

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
WhatsApp