7 maneiras de experimentar a Presença de Deus de forma gloriosa

Existem maneiras poderosas de experimentar a Presença de Deus que quero compartilhar com você.

Embora muitas vezes dobramos nossos joelhos e a sensação que temos é que o céu é de “bronze” e que Deus está muito distante de nós. No entanto, mesmo com esses sentimentos, não devemos ser guiados por nossas emoções quando se trata de nossa confiança em Deus. 

A bíblia sagrada nos diz que o “justo viverá pela fé” (Romanos 1:17) e “sem fé é impossível agradar a Deus” (Hebreus 11:6), e, portanto, não deveríamos ter que sentir Deus para saber que Ele está lá. Mas eu sei como você se sente e às vezes fica desanimado, porque parece que Deus simplesmente não está por perto.  

Uma oração não respondida, uma série de eventos decepcionantes, um diagnóstico devastador ou uma traição por parte de alguém próximo a você, podem fazer você pensar que Deus desistiu de sua vida. 

Outras vezes, ficamos tão ocupados com nosso dia-a-dia e com tudo em nossa lista de afazeres que nos sentimos culpados por não estarmos fazendo o suficiente para que Ele queira estar perto de nós. 

Mas como Deus nos prometeu que nunca nos deixará e nem nos abandonará (Hebreus 13:5), podemos ter certeza de Sua presença constante, quer estejamos lutando com uma situação dolorosa ou simplesmente ocupados demais para perceber que Ele está próximo.  

Aqui estão sete maneiras de experimentar a presença de Deus de forma gloriosa no meio de sua luta ou de sua agenda caótica: 

1. Seja Sincero com Deus confessando seus pecados

Às vezes você não consegue sentir a presença de Deus porque há algo bloqueando a comunicação entre você e Deus. Ele não partiu, mas sua sensibilidade à presença Dele pode ser afetada por pecados não confessados ​​em sua vida. 

Davi, o salmista, disse: “Enquanto me calei, meus ossos se consumiram por causa do meu gemido o dia inteiro. Pois dia e noite sua mão pesava sobre mim; minha força foi minada como no calor do verão. Então reconheci o meu pecado a ti e não encobri a minha iniquidade. Eu disse: “Confessarei as minhas transgressões ao Senhor” – e tu perdoaste a culpa do meu pecado” (Salmos 32:3-5)

Se você sente que Deus não está por perto porque há algum tempo você não O busca, ou porque você evitou pensar Nele por tanto tempo, confesse a Deus o que está em seu coração e em sua mente, e então peça a Ele para lhe dar um ouvido sensível para ouvir Sua voz novamente. 

“Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.” (1 João 1:9)

Quando sua comunhão com Ele é restaurada, a comunicação pode fluir novamente. Portanto, seja sincero confessando seus pecados para Deus e seja purificado.  

2. Leia a Bíblia Sagrada em Voz Alta 

Quando você recitar audivelmente a Palavra inspirada de Deus, sentirá seu poder e Sua presença. 

A Bíblia diz que a Palavra de Deus é “viva, eficaz e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes” (Hebreus 4:12). 

Essa espada afiada o deixará ciente de seu peso ou perfurará seu coração por convicção, inspiração ou determinação. 

Um coração espetado é melhor do que um coração monótono em qualquer dia, você não concorda? Você também pode experimentar ler em uma tradução diferente da que está acostumado, para compreender melhor. 

Às vezes, um versículo com o qual você está familiarizado pode impactar seu coração de uma maneira nova ou diferente, fazendo com que você sinta a presença de Deus novamente. 

3. Cante uma canção de amor para Deus 

Deus habita nos meio dos louvores de Seu povo. Você já se perguntou por que às vezes você se sente mais perto de Deus quando está em um culto na igreja, cantando hinos ou canções de adoração? 

Quando você começar a louvá-lo, independentemente de onde estiver, sentirá a presença dele, provavelmente porque não está mais focado em si mesmo, mas nele. 

A adoração não se limita a cantar, mas uma adoração através de um louvor pode abrir os céus e trazer a presença de Deus para pertinho de você.

Então, cante uma canção e adore-o de todo seu coração e você sentirá novamente a presença de Deus de forma gloriosa 

4. Clame pelo Nome de Jesus

As pessoas ao seu redor podem estar usando o nome de Deus a torto e direito, como um palavrão de raiva ou como uma expressão impensada. 

Contudo as Escrituras dizem que há poder no nome de Jesus porque “não há salvação em nenhum outro, porque debaixo do céu nenhum outro nome há, dado aos homens, pelo qual devamos ser salvos” (Atos 4:12). 

Então, clame pelo nome de Jesus em alta voz, como a Resposta para tudo o que você procura, como a Fonte para acalmar sua alma, como Aquele cuja presença você anseia e você sentirá o poder de Sua presença… e Sua paz.  

5. Faça uma oração sincera

Há momentos em que necessitamos de Deus, mas simplesmente não sabemos o que dizer ou por onde começar. 

Então, comece clamando pelo nome de Jesus e depois declare o anseio do seu coração. 

Para mim, muitas vezes é apenas “Jesus, eu preciso de Ti” ou “Jesus, dê-me um coração para igual ao Teu”. 

Acredito que a oração mais simples e sincera é que tem um efeito poderoso e que atrai a presença de Deus. 

6. Faça uma caminhada 

O exercício dá vida ao seu corpo, mente e coração. Sente-se espiritualmente morto? Saia, mova-se, confesse a Deus o que está em seu coração e deixe que Ele o acorde espiritualmente. 

Meus melhores momentos com Deus são quando estou caminhando, enquanto derramo meu coração a Ele e ouço Sua voz mansa e delicada. 

Caminhar perto da natureza pode torná-lo mais consciente da criação ao seu redor e também fazer você se sentir mais em contato com o seu Criador. 

Escolha um local tranquilo perto de um riacho ou lago onde você possa ouvir os sons da água ou ao longo de um caminho arborizado onde você possa ouvir o vento soprando nas folhas. 

Ouça o canto dos pássaros ou qualquer outro sinal da criação como um lembrete de tudo que Deus criou, e de seu infinito poder.

7. Respire profundamente

Às vezes não podemos sentir a presença de Deus porque há muitas coisas acontecendo. Muito barulho. Muito trânsito. Muita confusão. Muitos pensamentos correndo desenfreados em nossas mentes, a ansiedade tomando conta. 

No entanto, centralize sua mente em Deus e comece a respirar profundamente. Vá expirando os pensamentos que te distraem. Inspire o desejo de sentir a presença de Deus. 

Expire sua preocupação consigo mesmo e inspire o desejo de conhecê-lo profundamente. 

Expire as preocupações do momento e Inspire Sua paz. 

Agora, tenho convicção de que você já se sente melhor! Você já pode começar a sentir que está sob os cuidados de Seu Pai Eterno, e assim, desfrutar da gloriosa presença de Deus.

Enfim, essa é a razão pela qual Sua Palavra diz:

“Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia.” (Salmos 46:1)

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você precisa desativar o Adblock para continuar navegando em nosso site!