Mateus 28:20 Significado de “Eis que eu estou convosco todos os dias”

Mateus 28:20 – ACF

“Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.”

Traduções Bíblicas de Mateus 28:20

NAA – Mateus 28:20

“Ensinando-os a guardar todas as coisas que tenho ordenado a vocês. E eis que estou com vocês todos os dias até o fim dos tempos.”

NVI – Mateus 28:20

“Ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”.

NVT – Mateus 28:20

“Ensinem esses novos discípulos a obedecerem a todas as ordens que eu lhes dei. E lembrem-se disto: estou sempre com vocês, até o fim dos tempos”.

Explicação e Comentário de Mateus 28:20

Depois que Jesus envia seus discípulos para “ir e fazer discípulos” (28:18), ele agora diz para ensiná-los a obedecer a todos os seus mandamentos. Esta estratégia foi o plano de Jesus durante todo o seu ministério terreno. É importante entender que isso significa que quando os discípulos são feitos, quando o Evangelho é crido e homens e mulheres são batizados, a obra está apenas começando. Há uma vida inteira de ensino para compreender os mandamentos de Jesus aos seus discípulos.

Ele também faz uma promessa maravilhosa. Embora ele estivesse prestes a subir ao céu para se sentar à destra de Deus (Ef 1:20), de alguma forma ele estará com eles para sempre. Quando ele estava na terra em seu ministério, ele só podia estar em um lugar de cada vez. Mas agora, por meio de sua Igreja, ele estará em milhões de lugares pelo seu Espírito Santo.

A Igreja deve continuar a fazer discípulos, convidando-os a aprender todos os caminhos de Cristo, incluindo o mandato de “ir e fazer discípulos”. No “fim dos tempos” queremos que ele nos encontre fazendo exatamente isso.

Comentando e explicando as partes chave de Mateus 28:20

#1 “e ensinando-os a obedecer a tudo…”
Um discípulo é um aluno, um aprendiz. Se você fosse aprendiz de um mestre artesão, seria para aprender seu ofício. Você se tornaria como ele na maneira como realiza o trabalho. Mas no caso de Cristo, o aprendizado é aprender sua natureza e assumir seu caráter. Não há parte de seus caminhos e instruções que deva ser deixada de fora. Deus nos deu sua Palavra para obter conhecimento e sabedoria, e ele nos deu seu Espírito para capacitar a transformação radical de nossa natureza e conformidade à sua semelhança.

#2 “…Eu ordenei a você.”
Jesus ensinou com a autoridade de Deus Pai. Seus comandos não são sugestões para considerarmos e escolhermos o que gostamos. Entregamos nossas vidas ao nosso Mestre e Salvador com o propósito de morrer para nós mesmos e viver para ele (2 Coríntios 5:15; Gl 2:20; Lucas 9:23).

#3 “Certamente estou sempre convosco”,
em Atos 2 vemos o cumprimento de sua promessa de enviar o Consolador, o Conselheiro, o Espírito de Deus que os encheu, capacitando-os para a vida e o ministério. Os cristãos nunca estão sozinhos porque estamos sempre com o Espírito Santo, que vive em seu povo. É bom perguntar “o que Jesus faria?” Mas a melhor pergunta em nossas vidas a cada momento é: “o que Jesus está fazendo?” Ele continua sua vida e ministério através de cada um de nós e através da Igreja coletivamente.

#4 “até o fim dos tempos”.
A atual Era da Igreja, iniciada com a ascensão de Jesus ao Céu, será a última antes de seu retorno. Nossas ordens são claras, mesmo que em sua paciência ele espere mais 2000 anos para que sua Igreja evangelize um mundo ferido e caído, ele nunca nos deixará nem nos abandonará (Js 1:5).

Alguns comentários sobre Mateus 28:20

comentários bíblicos

Comentário de Ellicott

Todas as coisas que vos tenho ordenado. As palavras obviamente apontam, em primeira instância, para o ensinamento de nosso Senhor registrado nos Evangelhos: as novas leis da vida, extremamente amplas e profundas, do Sermão da Montanha, o novo mandamento do Amor para a vida interior, as novas ordenanças externas do Batismo e da Ceia do Senhor. Mas podemos muito bem acreditar que eles foram além disso, e que as palavras podem abranger muitos ensinamentos não registrados que ouviram nas trevas e deveriam se reproduzir na luz (Mt 10:27).

Eis que eu estou convosco todos os dias. Literalmente, todos os dias, ou, em todos os momentos; as palavras enfatiza a continuidade. Os “dias” que viriam poderiam parecer longos, escuros e tristes, mas Ele, seu Senhor, estaria com eles, em cada um desses dias, até o fim.

Notas de Barnes sobre a Bíblia

Eis que estou com você. Isto é, pelo meu Espírito, minha providência, meu conselho e orientação. Eu os fortalecerei, ajudarei e orientarei. Isso também prova que Cristo é divino. Se ele é um mero homem, ou uma criatura, embora da mais alta ordem, como ele poderia prometer estar “com” seus discípulos “sempre”, ou em tudo? Eles estariam espalhados por toda parte. Seus discípulos aumentariam muito. Se ele estava sempre “com eles”, ele era Deus; pois nenhuma criatura finita poderia estar presente com muitas pessoas espalhadas em diferentes partes do mundo.

Até o fim do mundo. A palavra traduzida como “mundo”, aqui, às vezes significa “idade ou estado” e, por alguns, deveria significar, estarei com você até o final desta “era” ou durante o continuidade do estado judeu, para a destruição de Jerusalém. Mas como a presença de Cristo não era menos necessária depois disso do que antes, parece não haver propriedade em limitar a promessa à sua própria idade. Portanto, pode ser considerado uma garantia graciosa de que ele ajudaria, fortaleceria, guiaria e defenderia todos os seus discípulos, mas mais especialmente seus ministros, até o fim dos tempos.

Comentário e estudo de Matthew Poole

Ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos ordenei. Há um ensinamento que deve preceder o batismo de pessoas; e esta era a prática constante dos apóstolos. É adequado que os homens ajam como criaturas racionais, entendendo o que fazem. E há um ensinamento que deve seguir o batismo; pois o batismo sem obediência e o viver de acordo com a aliança em que estamos engajados não salvará nenhuma alma, mas a colocará sob uma condenação maior. Os apóstolos não podiam ensinar nada além do que Cristo lhes havia ordenado, e eles eram obrigados a ensinar tudo o que Cristo lhes havia ordenado.

E eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo. Estou e estarei convosco, e aqueles que vos sucederem na obra do ministério, sendo chamados por mim para isso. Estarei com você, protegendo-o e mantendo essa ordenança, e abençoando você e todos os meus fiéis ministros que trabalham para tornar a mim e ao meu evangelho conhecidos com sucesso. 

Até o fim do mundo. Não somente desta era, mas do mundo: meu ministério iniciado em você não falhará, nem a adição de almas ao número daqueles que serão salvos (como um sinal de minha graciosa presença com você) falhará, até que o mundo será determinado, e os novos céus e a nova terra aparecerão. 

Visão geral de especialistas de Mateus Cap. 14-28

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo