Nazaré: Significado Bíblico da Cidade que Moldou a Infância de Jesus

O que sabemos sobre a cidade de Nazaré na Bíblia? Qual a importância dela na história da vida de Jesus Cristo?

Neste artigo, vamos explorar o significado bíblico dessa cidade, em quais contextos ela aparece, as promessas e o que podemos aprender com essas passagens.

Onde ficava a cidade de Nazaré e qual a sua importância na vida de Jesus

O Novo Testamento descreve essa cidade como uma aldeia. A sua localização era entre as montanhas da baixa Galileia, aproximadamente a 157 quilômetros ao norte de Jerusalém, próximo da divisa com a Síria e o Líbano.

Não era uma cidade de grande importância política ou rica. Na verdade, em João 1:46, lemos: “Pode alguma coisa boa vir de Nazaré?” 

Essa frase nos revela o desprezo que algumas pessoas tinham pelo local. No entanto, Deus a escolheu como palco para executar os seus planos. Uma vez que foi ali que Jesus passou grande parte da sua infância e adolescência.

No livro de Lucas, capítulo 2: 39 e 40, lemos: “Quando terminaram tudo o que a Lei do Senhor ordenava, voltaram para a Galiléia, para a sua própria cidade de Nazaré. 

O menino crescia e se fortalecia; estava cheio de sabedoria e a graça de Deus estava sobre ele.”

Essa passagem nos mostra que Jesus cresceu neste local e experimentou um desenvolvimento saudável tanto físico quanto espiritual.

Os habitantes de Nazaré rejeitam Jesus

É interessante lembrar que nesta mesma cidade os moradores não aceitam Jesus.

Em Lucas 4:16-30, por exemplo, encontramos o relato de que ele volta para essa cidade após iniciar seu ministério público.

Na sinagoga, Ele lê uma profecia de Isaías que fala sobre o Messias. Essa passagem demonstra que os habitantes da cidade o rejeitaram, pois não acreditavam que Ele fosse o cumprimento das Escrituras. 

Assim, ele utiliza essa ocasião para ensinar que os profetas não terão honra nem em sua própria terra, mostrando a importância da fé e abertura de coração para receber a mensagem de Deus.

Além disso, em Mateus 2:23, aprendemos que o chamarem de “nazareno”, faz referência à sua ligação com a cidade de Nazaré. 

Cidade da Infância de Jesus

Por que os pais de Jesus foram morar nesta cidade?

A Bíblia nos conta que após o nascimento de Jesus, houve uma matança de meninos abaixo de dois anos. Isso se deu, quando o rei Herodes se sentiu ludibriado pelos magos que não voltaram para avisar onde estava o menino. (Mt 2:16-18)

O que motivou esse absurdo, foi o medo de perder a sua posição devido à promessa que o povo aguardava.

“ E tu, Belém-Efrata, pequena demais para figurar como grupo de milhares de Judá, de ti me sairá o que há de reinar em Israel, e cujas origens são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade.” (Mq 5:2)

Para proteger o filho da morte, o Senhor orientou José a fugir para o Egito. (Mt 2:13-15)

Depois de um tempo, Herodes morreu; e José teve um sonho que poderia voltar, mas por medo, foi para a região da Galiléia, e ficou morando em Nazaré.

Logo, eles escolheram o lugar tanto pelo medo de alguma perseguição pelo filho de Herodes, quanto pelo cumprimento da palavra de Deus que disse: “Ele será chamado Nazareno.” (Mt 2: 23)

Apesar dessa última fala não possuir referência no antigo testamento, Mateus a utiliza demonstrando que em tudo Deus cumpriu a sua palavra. Isso porque naquele tempo, todos que moravam em qualquer outro lugar da Galileia eram vistos como cidadãos de segunda categoria.

Dessa maneira, o autor nos mostra que até nesse detalhe Deus cumpriu a sua palavra, pois está escrito que o Santo de Deus sofreria desprezo, desrespeito – preconceito.

Como essa cidade ajudou a moldar a infância de Jesus?

Morar naquele lugar, significava conviver com as dores mais profundas de um grupo social, já que era uma região mal vista pelo restante de Israel.

Historiadores afirmam que na época de Jesus, o local era um povoado com casas simples escavadas em grutas. Ela já era uma região de fronteira, então, era uma rota de comércio local, portanto, sem força e expressividade.

Com essas informações percebemos que morar em um local simples e com várias dificuldades, foi fundamental para conectar sua essência e ajudar os menos favorecidos.

Conhecendo melhor essa cidade, percebemos que Deus age nos mínimos detalhes para criar oportunidade para cumprir os seus propósitos.

Deixe seu comentário, gostaríamos muito de conhecer a sua opinião.

Se gostou deste estudo sobre Nazaré, então veja também:

Josiane Silva

Olá, eu sou a Josiane Silva, mãe, avó e procuro servir a Deus. Amo estudar a bíblia para compreender o comportamento humano. Afinal podemos aprender muito com as histórias dos outros, não é mesmo? Como gosto muito de ler e de escrever, também trabalho como redatora freelancer.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
WhatsApp