O que a Bíblia diz sobre beleza?
A beleza vem de Deus e é resultado da mão criativa de Deus. A beleza é boa quando não é corrompida pela natureza pecaminosa. A humanidade, no entanto, está obcecada com a noção de beleza. Desejamos ser bonitos e queremos que as coisas que possuímos sejam bonitas.
As pessoas pagam dinheiro, fazem cirurgias, renovam, reabilitam e afins, tudo para alcançar mais beleza ou atender aos padrões culturais de beleza. A idolatria da beleza está ao nosso redor e, portanto, pode ser confusa, desanimadora e nos distrair de Deus se não entendermos a beleza em alinhamento com seu Criador.
“Ele fez tudo bonito em seu tempo” (Eclesiastes 3:11).
Para encontrar uma perspectiva sábia e uma boa compreensão da beleza, podemos buscar orientação nas Escrituras. Deus faz as coisas bonitas. A beleza pode se entender em termos de beleza humana e beleza natural, dada por Deus. A Bíblia distingue os dois e, portanto, nos ajuda a navegar pela beleza sem ser vítima dos esquemas do inimigo que tenta usar a beleza como uma forma de nos distrair de colocar Deus em primeiro lugar.
Deus fez todas as coisas belas em seu tempo. Ele é o autor da beleza e é a designação de Deus que torna algo belo. Na verdade, a beleza é mais do que a aparência externa ou algo agradável de se olhar. A beleza natural é muito mais profunda do que isso.
O que a Bíblia diz sobre beleza?
A Bíblia tem muito a dizer sobre a beleza, e fica claro que há uma diferença entre a beleza natural e divina e a beleza humana. O que Deus fez bonito pode não ser o que a sociedade ou a cultura consideram bonito. Quando tentamos acompanhar os padrões humanos de beleza, surgem problemas.
“Mas o Senhor disse a Samuel: Não considere sua aparência nem sua altura, pois eu o rejeitei. O Senhor não olha para as coisas que as pessoas olham. As pessoas olham para a aparência, mas o Senhor olha para o coração” (1 Samuel 16:7).
A beleza humana é julgada apenas pela aparência externa. Alguém tem beleza se parecer de uma certa maneira ou se encaixar em roupas de determinado tamanho. Coisas grandes e caras são o que a humanidade considera belas. Mas Deus adverte contra olhar para fora como a medida da beleza.
A verdadeira beleza é medida pela condição do coração, e isso é o que entendemos como beleza natural, dada por Deus. Não é o cabelo, a cor da pele ou a cintura que tornam uma pessoa bonita; o que torna uma pessoa cheia de beleza é um coração bondoso, justo e santo.
Quando colocamos Deus em primeiro lugar e vivemos como Jesus, então somos verdadeiramente belos. A beleza exterior desaparecerá com o tempo, mas a beleza natural, dada por Deus, tem um impacto eterno.
Versículos bíblicos sobre beleza
A Bíblia inclui passagens explícitas e implícitas sobre beleza e, quando entrelaçadas, nos ensinam que a beleza é de Deus e criada por Ele. Considere quanta beleza há para ser vista em toda a criação e na humanidade. Certamente, há muita beleza a ser encontrada no mundo ao nosso redor que nos leva de volta ao nosso Senhor. Aqui estão alguns versículos que mencionam a beleza.
“Seu coração ficou orgulhoso por causa de sua beleza, e você corrompeu sua sabedoria por causa de seu esplendor. Então eu te joguei na terra; Eu fiz de você um espetáculo diante dos reis” (Ezequiel 28:17).
“Os céus declaram a glória de Deus; os céus anunciam a obra das suas mãos” (Salmo 19:1).
“Eu te louvo porque fui feito de forma espantosa e maravilhosa; as tuas obras são maravilhosas, disso eu sei muito bem” (Salmo 139:14).
“Não cobice em seu coração a beleza dela, nem deixe que ela o seduza com seus olhos” (Provérbios 6:25).
“O charme engana e a beleza é passageira; mas a mulher que teme ao Senhor deve ser louvada” (Provérbios 31:30).
“Portanto, não desanimamos. Embora exteriormente estejamos definhando, interiormente estamos sendo renovados dia a dia” (2 Coríntios 4:16).
“O objetivo do nosso encargo é o amor que procede de um coração puro, de uma boa consciência e de uma fé sincera” (1 Timóteo 1:5).
Esses versículos nos ajudam a apreciar melhor a beleza real e advertem os crentes a não perderem o que é a verdadeira beleza. Cada um de nós é belo quando refletimos Cristo dentro de nós. Deus é lindo. Sua criação é linda. Somos belos porque somos feitos à imagem de Deus.
O que torna algo bonito, de acordo com a Bíblia?
O próprio Senhor é cheio de esplendor e magnificência. Certamente, tudo o que Ele criou declara Sua glória. A Escritura afirma que o próprio Deus é belo e a beleza é algo que vem de estar em sintonia com Deus.
“Uma coisa peço ao Senhor, só a procuro: que eu possa morar na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do Senhor e buscá-lo em seu templo” (Salmos 27:4).
Que presente que este mundo, criado por Deus, está cheio de tanta beleza que nos remete ao nosso gracioso e amoroso Criador. A Bíblia ensina que a beleza é menos sobre as aparências externas e mais sobre refletir a beleza de Deus.
“Aqueles que olham para ele estão radiantes, e seus rostos nunca serão envergonhados” (Sl 34:5).
“Sua beleza não deve vir de adornos externos, como penteados elaborados e uso de jóias de ouro ou roupas finas. Antes, deve ser o do seu eu interior, a beleza imperecível de um espírito manso e quieto, que é de grande valor aos olhos de Deus” (1 Pedro 3:3-4).
Falar, agir e pensar de acordo com a Bíblia e a vida de Jesus é o que nos torna radiantes e belos. Pode ser perigoso idolatrar o padrão cultural de beleza e buscá-la, em vez de procurar ser mais como Jesus e promover Seu reino.
É pecado querer ser bonito(a)?
Quando nossa busca pela beleza é produzir o fruto do Espírito e nos tornarmos mais semelhantes a Cristo e justos, não há pecado em desejar ser belo. Certamente, os crentes devem esperar ser belos diante do Senhor porque são puros, santos e agradáveis aos Seus olhos.
“Você é completamente linda, minha querida; não há defeito em ti” (Cânticos de Salomão 4:7).
Como este versículo em Cantares de Salomão transmite, a beleza é boa quando está de acordo com a visão de Deus sobre a beleza. Deus deseja olhar para Seus filhos e ver Sua beleza brilhando em nós e através de nós. Quando amamos, quando servimos e quando cuidamos do menor deles, somos lindos. Quando oramos, quando adoramos e quando colocamos Deus em primeiro lugar, somos lindos …Quando somos mansos, humildes e bondosos, produzindo o fruto do Espírito, somos belos.
O pecado de querer ser bonito é quando estamos preocupados com nossa aparência externa. Devemos cuidar de nosso corpo, mas se passarmos mais tempo trabalhando na condição de nossa pele e cabelo do que em nosso coração, estamos perdendo muito a marca da justiça.
Quando passamos mais tempo cuidando do que os outros pensam ou colocando uma fachada em vez de ser uma luz para Jesus, estamos caindo na armadilha do orgulho e da desonestidade. A busca da beleza mundana pode ter um grande custo para nossas almas e nos afastar de Deus. Quando algo se torna um ídolo sobre Deus em nossos corações e vidas, é pecado.
Uma oração para ver a beleza ao nosso redor
Deus misericordioso e amoroso,
Obrigado por ser o autor e criador da beleza. Ajude-me a fazer uma pausa e passar o tempo pensando em sua beleza e em tudo o que é bom, nobre e puro. Ajude-me a ver toda a bondade e beleza ao meu redor por causa de Ti. Senhor, dê-me uma perspectiva correta quando se trata de entender a beleza natural, dada por Deus, e me ajude a não me preocupar em buscar a beleza humana. Abra meus olhos para sua beleza no mundo ao meu redor. Ajude-me a ver o que você vê é bonito. Corrija qualquer entendimento errado que eu tenha da beleza em meu coração e mente. Que minha vida seja bela aos seus olhos e para aqueles que encontro. Obrigado, Senhor, pelo dom da beleza,
Em nome de Jesus, amém!
A Bíblia tem muito a dizer sobre beleza, o que é incrivelmente útil e relevante em um mundo tão focado na beleza. Embora a sociedade tente influenciar o que achamos bonito, podemos recorrer às Escrituras para obter ajuda para compreender verdadeiramente o que é a verdadeira beleza.
Encontramos na palavra de Deus a advertência contra definir a beleza pelas aparências externas e, em vez disso, aprendemos o que a beleza realmente significa. A condição de nossos corações é o que determina nossa beleza. Quando estamos cheios de bondade e vivemos em retidão, então somos belos.
Leia também: 16 Versículos da Bíblia para elevar seu Autoestima.