Quem foi Maria de Betânia na Bíblia? História e lições da irmã de Marta e de Lázaro

Jesus amava o lar de Maria de Betânia e de seus irmãos, Marta e Lázaro. Sempre que ia a Jerusalém gostava de se hospedar na casa de Seus amigos, pois ali Ele encontrava sempre um afetuoso acolhimento.

Essa personagem bíblica chamada Maria, se destacava neste lar por sua adoração sincera. Maria, pois escolhia a boa parte, da qual ninguém podia tirar dela.

Neste estudo bíblico sobre Maria de Betânia, vamos descobrir quem foi ela, suas principais características, o resumo de sua história e as lições valiosas que podemos aprender com essa mulher adoradora.

Quem foi Maria de Betânia, na Bíblia?

Maria de Betânia foi uma mulher humilde e amorosa, que valorizou muito a presença de Jesus. Ela era irmã de Lázaro e Marta, e tinha um relacionamento próximo com Jesus, o qual apreciava sua hospitalidade e amizade.

A Bíblia registra a história de Maria de Betânia em vários momentos, sempre destacando sua fé e devoção a Jesus.

Resumo da história de Maria de Betânia

história de Maria de Betânia

Maria de Betânia se destaca com um exemplo para todo discípulo dedicado de Cristo. Aparentemente, ela era solteira e vivia com sua irmã Marta, e seu irmão, Lázaro. Sua casa era um refúgio agrádavel para o Senhor.

Maria de Betânia, é exclusivamente lembrada no Novo Testamento por sentar-se aos pés de Jesus. Um verdadeiro testemunho de sua fome e sede pela presença de Jesus e de seus ensinamentos. (Lucas 10:39; João 11:32; 12:3). No entanto, Maria não apenas assentou-se aos pés de Jesus, mas também ungiu os pés de Jesus com um bálsamo caríssimo. Sem intenção nenhuma de se aparecer, mas como um ato de adoração e gratidão.

Neste estudo bíblico sobre Maria de Betânia, vemos que ela primeiramente ouviu Jesus, e mais tarde, entregou aquilo que ela tinha de melhor e mais valioso. Essa atitude de Maria irmã de Marta, foi um ato premeditado de adoração, pois ela já estaria preparando o corpo de Jesus, para o seu sepultamento.

Maria era observadora e sensível, porém de pouca conversa. Vemos isso quando Lázaro morreu, ela expressou seu sentimento derramando lágrimas e com poucas palavras, no entanto, Jesus a entendeu e chorou juntamente com ela (João 11:35).

Essa seguidora comprometida de Jesus, entrou para a história como uma das heroínas da fé, sendo elogiada por Cristo (Mateus 26:13). Caracterizada sobretudo, por sua visão espiritual e prontidão para agir em nome da fé.

Maria de Betânia e Maria Madalena são a mesma pessoa?

Não, Maria de Betânia e Maria Madalena não são a mesma pessoa de acordo com a Bíblia.

Maria de Betânia é mencionada em três passagens do Novo Testamento: Lucas 10:38-42, João 11:1-44 e João 12:1-3. Ela é descrita como a irmã de Marta e de Lázaro, e é conhecida por sua devoção a Jesus.

Em Lucas 10:38-42, Maria de Betânia é vista assentada aos pés de Jesus, ouvindo seus ensinamentos, enquanto sua irmã Marta preparava o jantar. Em João 11:1-44, Maria e Marta pedem a ajuda de Jesus para curar seu irmão Lázaro, que estava doente. E em João 12:1-3, Maria unge os pés de Jesus com um perfume caro.

Por outro lado, Maria Madalena é mencionada em várias passagens do Novo Testamento (Lucas 8:2; Mateus 27:56; Marcos 15:40-41). Descrita como uma das mulheres que acompanhavam Jesus e que ajudavam a sustentá-lo financeiramente. Sendo mencionada como a primeira mulher a testemunhar a ressurreição de Jesus em Mateus 28:1-10 e João 20:1-18.

Apesar de algumas tradições cristãs terem confundido Maria de Betânia com Maria Madalena, a Bíblia é clara ao apresentá-las como pessoas distintas.

Veja o estudo completo: Quem foi Maria Madalena? História da mulher liberta por Jesus

Maria de Betânia na Bíblia?

Existem diversos versículos bíblicos que mencionam Maria de Betânia, mas aqui estão alguns exemplos:

  • Lucas 10:38-42
  • João 11:1-44
  • João 12:1-8

Qual o significado espiritual de Betânia?

A palavra “Betânia” vem do hebraico “beit-haniah”, que significa “casa dos figos” ou “casa dos pobres”. É o nome de uma aldeia mencionada na Bíblia como o lar de Marta, Maria e Lázaro, e também é o lugar onde Jesus realizou um milagre notável, ressuscitando Lázaro dos mortos. “Betânia” tem um significado espiritual simbólico de esperança, fé e renovação, associada a um lugar onde as pessoas pobres encontram conforto e apoio.

Características de Maria de Betânia

caracteristica de maria de Betânia

1. Maria tinha sede pela presença de Jesus

Maria é conhecida por sentar aos pés de Jesus e ouvir-lo falar. Ela escolheu fazer isso em vez de ajudar sua irmã Marta com as tarefas domésticas.

Isso comprovou sua sede espiritual e a consciência de sua necessidade de Jesus. Maria conhecia que Jesus tinha as respostas para as perguntas que ela nem sabia que precisava fazer.

Essa é uma característica importante para todos nós, pois precisamos ter um coração sedento e disposto a buscar a presença de Jesus.

2: Maria de Betânia tinha um coração grato

Maria expressou sua gratidão por Jesus quando o ungiu com um perfume precioso e lavou seus pés com suas lágrimas. Enquanto outros a criticavam por desperdiçar um perfume tão valioso, Jesus a defendeu e disse que ela havia feito algo importante por ele.

Maria sabia que seus pecados eram grandes, mas ela também sabia que Jesus havia perdoado todos eles. Sua gratidão a levou a adorar a Jesus abertamente. Essa é característica serve para todos nós, pois devemos expressar a todo momento nossa gratidão por tudo que Ela já fez e ainda fará por nós.

3: Maria de Betânia era corajosa

Maria demonstrou tamanha coragem ao secar os pés de Jesus com seus cabelos. Naquela época, as mulheres judias nunca saíam de casa com os cabelos expostos, e um ato como esse teria sido severamente punido.

Maria de Betânia não se importou com as regras, mas sim com seu amor por Jesus e sua gratidão a Ele.

Sua coragem a levou a fazer o que era certo, independentemente das consequências.

Que possamos ter essa característica tão bela, de mulher corajosa. Independemente das consequências se necessário for quebrar os protocolos, por amor de Jesus.

4: Maria irmã de Lázaro era uma mulher de fé

Quando Lázaro, irmão de Maria e Marta, morreu, Maria ficou profundamente triste. No entanto, ela acreditava no poder de Jesus para curar os enfermos e ressuscitar os mortos.

Quando Jesus chegou ao local quatro dias depois da morte de Lázaro, Maria expressou sua fé em Jesus, dizendo: “Senhor, se você estivesse aqui, meu irmão não teria morrido.” A fé de Maria estava prestes a ser recompensada quando Jesus ressuscitou Lázaro dos mortos.

Essa característica deve nos seguir sempre, pois nossa fé deve ser firmada somente em Deus e acreditarmos que Ele fará o impossível.

Lições que podemos aprender com Maria de Betânia

lições de maria de Betânia

Maria de Betânia, tem muitas lições a nos ensinar. Essa mulher priorizou a presença de Jesus, quebrou protocolos e adorou verdadeiramente à Jesus de Nazaré.

À seguir vamos ver algumas lições que podemos aprender com Maria de betânia, irmã de Marta e Lázaro.

1. Priorizar a presença de Jesus

Maria de Betânia mostrou que a presença de Jesus é a coisa mais importante na vida. Ela escolheu sentar-se aos pés de Jesus e ouvir o que ele tinha a dizer, em vez de se preocupar com as tarefas rotineiras da casa.

Ela nos ensina que devemos sempre priorizar a presença de Jesus em nossa vida e buscar conhecê-lo melhor por meio da leitura da Bíblia, oração e adoração.

2. Adoração sincera

Maria de Betânia também nos ensina sobre a importância da adoração sincera. Ela ungiu os pés de Jesus com um perfume caro, simbolizando sua adoração e gratidão a ele. Esse ato de amor e temperamento mostrou sua humildade e amor genuíno por Jesus.

Devemos seguir o exemplo de Maria e adorar a Deus de forma sincera e verdadeira.

3. Entrega total

Maria de Betânia comprovou sua entrega total a Jesus quando quebrou o vaso de perfume e ungiu os pés dele. Esse ato pode ter sido visto como um desperdício pelos outros, mas Maria não se importava, pois queria demonstrar seu amor e devoção a Jesus.

Essa lição nos ensina que devemos nos entregar completamente a Jesus e não nos importarmos com o que os outros pensam ou dizem.

4. Oração perseverante

Quando seu irmão Lázaro ficou doente e morreu, Maria de Betânia não perdeu a fé. Ela continua orando a Jesus, mesmo quando todos pensavam que era tarde demais para fazer algo. Porém a sua fé e perseverança foram recompensadas. quando Jesus ressuscitou Lázaro.

Isso nos ensina sobre a importância da oração perseverante e da fé em Deus, mesmo nas situações mais difíceis.

5. Obediência

Maria de Betânia foi obediente ao chamar Jesus para ressuscitar seu irmão Lázaro, mesmo sabendo que Jesus corria risco de vida. Ela confiava plenamente em Jesus e sabia que ele poderia fazer o impossível.

Maria de Betânia nos ensina sobre a importância de obedecer a Deus, mesmo que isso signifique ir contra o que as pessoas ao nosso redor podem pensar ou fazer.

Conclusão

Para concluirmos, vemos que na concepção de Maria não havia coisa mais importante do que estar ao lado de Jesus. Maria só queria ficar ouvindo os ensinamentos de Jesus, apreciando aquela presença tão maravilhosa.

Isso não quer dizer jamais que Maria fosse relaxada, preguiçosa ou indiferente às necessidades de Jesus, porém a alegria que ela sentia de Jesus estar ali, visitando a sua casa e seus irmãos, não deixava ela fazer outra coisa.

Enfim, que o exemplo dessa mulher possa tocar profundamente nossos corações, e que o barulho deste mundo não venha roubar a alegria de ter Jesus em nosso lar e em nossas vidas.

Artigos relacionados:

Quem foi Marta de Betânia na Bíblia? História e lições da irmã de Lázaro

Quem foi Lázaro na Bíblia? Lições da história do amigo de Jesus

5 lições que as mulheres podem aprender com Marta e Maria

Indiara Lourenço

Com mais de 20 anos atuando na Pregação e Ensino, Indiara possui experiência em ministério infantil, jovem e feminino. Estudante de Teologia e ministra aulas na EBD. Mãe, esposa e serva que ama fazer a obra de Deus. Contagia a todos com sua alegria e inspira com palavras motivadoras, deixando um impacto positivo por onde passa.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo