O que é anátema: Significado na Bíblia e na história da Igreja
“Se alguém não ama ao Senhor Jesus Cristo, seja anátema. Maranata!” (1 Coríntios 16:22)
“Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema.” Gálatas 1:8.
Conceito de Anátema na Bíblia
1. Alguém ou algo intensamente detestado, geralmente usado como predicativo nominativo; ou que é amaldiçoado pela autoridade eclesiástica.
2. Proibição ou maldição solenemente pronunciada pela autoridade eclesiástica e acompanhada de excomunhão; a denúncia de algo como amaldiçoado.
Anathema, como usado no Novo Testamento, vem do grego ana’thema, que significa “uma pessoa ou coisa amaldiçoada ou condenada à condenação ou destruição”.
Usada apenas seis vezes na Bíblia Sagrada, a palavra anátema se traduz como “amaldiçoado”, “condenado” ou “eternamente condenado” nas traduções mais modernas.
Significado cristão de anátema na Bíblia
A palavra grega “anathema” consiste em duas palavras: “ana“, que é uma preposição que indica movimento para cima, e “thema“, que significa uma parte separada de algo.
Na terminologia militar, “thema” significava um destacamento; no governo civil, “tema” significava uma província. Atualmente, usamos a palavra “tema“, derivada de “thema“, para significar um tópico específico de uma obra escrita ou intelectual.
“Anátema” significa literalmente a elevação de algo separado. No Antigo Testamento, esta frase se usava tanto em relação ao alienado devido à pecaminosidade como adicionalmente ao dedicado a Deus.
No Novo Testamento, nos escritos do Apóstolo Paulo, aparece uma vez em conexão com “Maranatha“, significando a vinda do Senhor.
A combinação dessas palavras significa separação até a vinda do Senhor; em outras palavras, sendo entregue a Ele (1Co 16:22).
O Apóstolo João em Apocalipse 22:3 diz que na Nova Jerusalém não haverá anátema. Isso pode se entender de duas maneiras, dando à palavra anátema ambos os significados:
1) não haverá nenhuma elevação ao julgamento de Deus, pois este julgamento já foi realizado;
2) não haverá nenhuma dedicação especial a Deus, pois todas as coisas serão as coisas santas de Deus, assim como a luz de Deus ilumina tudo (Ap 21:23).
Exemplos de anátema no cristianismo
Desde o tempo dos apóstolos, o termo ‘anátema’ passou a significar uma forma de sanção religiosa extrema, conhecida como ex-comunhão. A primeira instância registrada da forma está no Concílio de Elvira (c. 306), e depois disso tornou-se o método comum de eliminar os hereges; por exemplo, o Sínodo de Gangra (c. 340) declarou que o maniqueísmo era um anátema.
Cirilo de Alexandria emitiu doze anátemas contra Nestório em 431. No século V, uma distinção formal entre anátema e ex-comunicação “menor” evoluiu, pois a excomunhão “menor” implicava cortar uma pessoa ou grupo do rito da Eucaristia e comparecimento ao culto, enquanto anátema significava uma separação completa do assunto da Igreja.
A Igreja Ortodoxa distingue entre epitemia (penitências) impostas a uma pessoa, uma das quais é “separação da comunhão da Igreja” (ex-comunhão) e anátema. Enquanto sofre epitemia, a pessoa permanece cristã ortodoxa, embora sua participação na vida mística da igreja seja restrita; mas aqueles entregues ao anátema são considerados completamente arrancados da Igreja até que se arrependam.
Nos cânones formais de todos os concílios ecumênicos aceitos pela Igreja Católica , a palavra “anátema” implica exclusão da sociedade dos fiéis por causa de heresia.
Registros dos séculos IX e XII identificam anátema de excomunhão, uma diferença posteriormente esclarecida usando o termo “excomunhão maior” para exclusão da comunidade dos fiéis, e “excomunhão menor” para excomunhão ordinária ou exclusão de recepção dos sacramentos.
Significado de anátema no contexto bíblico
De acordo com as Ferramentas de Estudo da Bíblia, “No Novo Testamento, esta palavra sempre implica execração. Em alguns casos, um indivíduo denuncia um anátema sobre si mesmo, a menos que certas condições sejam cumpridas (Atos 23:12-14-21).
“Chamar Jesus amaldiçoado” [anátema] (1 Coríntios 12:3) é pronunciá-lo execrado ou amaldiçoado.
Se alguém pregou outro evangelho, o apóstolo diz: “seja amaldiçoado” (Gálatas 1:8-9); ou seja,que sua conduta ao fazê-lo seja considerada amaldiçoada.
Em Romanos 9:3, a expressão “amaldiçoado” (anátema) de Cristo, isto é, excluído da comunhão ou aliança com Cristo, tem ocasionado muita dificuldade.
O apóstolo aqui não fala de seu desejo como uma coisa possível. É simplesmente uma expressão veemente de sentimento, mostrando quão forte era seu desejo pela salvação de seu povo.
O anátema em 1 Coríntios 16:22 denota simplesmente que aqueles que não amam o Senhor são justamente objetos de aversão e execração a todos os seres santos. São culpados de um crime que merece a mais severa condenação; eles são expostos à justa sentença de “destruição eterna da presença do Senhor”.
Versículos da Bíblia sobre anátemas e falsos mestres
1. Atos 23:14 YLT
“Que, tendo chegado perto dos principais sacerdotes e dos anciãos, disse: ‘Com um anátema nos anatematizamos – para não provar nada até matarmos Paulo;”
2. Romanos 9:3 AA
“Porque eu mesmo gostaria de ser anátema de Cristo por causa de meus irmãos, meus parentes segundo a carne:”
3. 1 Coríntios 12:3 AA
“Por isso vos faço saber que ninguém, falando no Espírito de Deus, diz: Jesus é anátema; e nenhum homem pode dizer, Jesus é o Senhor, senão no Espírito Santo.”
4. 1 Coríntios 16:22 KJV
“Se alguém não ama o Senhor Jesus Cristo, seja Anathema Maranata.”
5. Gálatas 1:7
“Não que haja outro, mas há alguns que te incomodam e querem distorcer o evangelho de Cristo.”
6. Gálatas 1:8 AA
“Mas ainda que nós ou um anjo do céu vos pregasse outro evangelho além do que vos pregamos, seja anátema.”
7. Gálatas 1:9 AA
“Como já dissemos, assim digo agora outra vez: se alguém vos pregar outro evangelho além do que recebestes, seja anátema.”
8. 2 Pedro 2:1-3
“Mas também falsos profetas se levantaram entre o povo, assim como haverá entre vós falsos mestres, os quais introduzirão secretamente heresias destruidoras, negando até o Mestre que os resgatou, trazendo sobre si uma rápida destruição. E muitos seguirão sua sensualidade, e por causa deles o caminho da verdade será blasfemado. E em sua ganância eles vão explorá-lo com palavras falsas. Sua condenação de outrora não é ociosa, e sua destruição não está adormecida.”
9. 1 João 4:1
“Amados, não creiais a todo espírito, mas provai se os espíritos são de Deus; porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo.”
10. 2 Coríntios 11:4
“Pois, se alguém vier e anunciar outro Jesus além do que anunciamos, ou se você receber um espírito diferente do que recebeu, ou se aceitar um evangelho diferente daquele que você aceitou, você o suporta prontamente o suficiente.”
11. 2 João 1:10
“Se alguém vier ter convosco e não trouxer este ensinamento, não o recebais em vossa casa, nem o cumprimenteis.”