O que sabemos sobre Agague na Bíblia, o rei poupado por Saul?
O que sabemos sobre Agague, o rei poupado por Saul? Esse é um daqueles nomes curiosos que aparecem do nada na Bíblia, e ficamos sem saber exatamente quem é, e o que significa.
Como poucas pessoas sabem a origem e o significado desse nome intrigante, neste artigo, vamos mostrar quem foi Agague, suas origens e descendências e qual a sua importância histórica a partir de sua menção na Bíblia.
O que sabemos sobre Agague na Bíblia?
Antes de tudo, precisamos entender que o nome Agague pode ser um título, ou o nome de uma tribo dos amalequitas. Esses, por sua vez, eram um povo nômade e muito feroz, eles viviam de pilhar outras tribos e muitas vezes matavam pelo simples prazer de matar.
É possível encontrar a descrição das características desse povo em Êxodo 17:8-16; Deuteronômio 25:17-18; Juízes 15:1-8. Além disso, sabemos que eles eram descendentes de Esaú, a bíblia menciona que Amaleque era seu neto, 1 Cr 1:36, daí a origem do nome “amalequitas”.
Podemos encontrar uma menção sobre o nome Agague quando Balaão abençoou o povo dizendo:
“Água fluirá de seus baldes, e a sua semente será como muitas águas. Ele elevará o seu rei, e se exaltará mais do que Agague, e seu reino será exaltado.”
Números 24:7
Talvez, possamos interpretar este versículo como uma referência ao rei dos amalequitas como um líder poderoso e orgulhoso que se exaltou acima dos outros.
Encontramos ainda, no livro de Ester 3:1-10 e 8:3-5, o termo agagita referindo-se a Hamã e ao seu pai, Hamedata. Portanto, ele era descendente de Agague, antigo rei amalequita.
Assim, tudo o que sabemos sobre Agague na Bíblia, é que ele era um rei de Amaleque. E que a luta de Israel contra eles começou durante a sua jornada no deserto, com Moisés orando enquanto Josué liderava o exército israelita (Êxodo 17:9-13).
9 Por isso disse Moisés a Josué: Escolhe-nos homens, e sai, peleja contra Amaleque; amanhã eu estarei sobre o cume do outeiro, e a vara de Deus estará na minha mão. 10 E fez Josué como Moisés lhe dissera, pelejando contra Amaleque; mas Moisés, Arão, e Hur subiram ao cume do outeiro. 11 E acontecia que, quando Moisés levantava a sua mão, Israel prevalecia; mas quando ele abaixava a sua mão, Amaleque prevalecia. 12 Porém as mãos de Moisés eram pesadas, por isso tomaram uma pedra, e a puseram debaixo dele, para assentar-se sobre ela; e Arão e Hur sustentaram as suas mãos, um de um lado e o outro do outro; assim ficaram as suas mãos firmes até que o sol se pôs. 13 E assim Josué desfez a Amaleque e a seu povo, ao fio da espada.
Êxodo 17:9-13
Diante da agressividade e covardia deles, em Êxodo 17: 14, Deus promete que riscaria totalmente a história dos amalequitas de debaixo do céu. E essa palavra se cumpriu totalmente durante o reinado de Ezequias (1 Cr 4: 41-43)
Então disse o SENHOR a Moisés: Escreve isto para memória num livro, e relata-o aos ouvidos de Josué; que eu totalmente hei de riscar a memória de Amaleque de debaixo dos céus.
Êxodo 17:14
41 Estes, pois, que estão descritos por seus nomes, vieram nos dias de Ezequias, rei de Judá, e derrubaram as tendas e habitações dos que se acharam ali, e as destruíram totalmente até o dia de hoje, e habitaram em seu lugar; porque ali havia pasto para os seus rebanhos. 42 Também deles, dos filhos de Simeão, quinhentos homens foram às montanhas de Seír; levaram por cabeças a Pelatias, e a Nearias, e a Refaías, e a Uziel, filhos de Isi. 43 E feriram o restante dos que escaparam dos amalequitas, e habitaram ali até o dia de hoje.
1 Crônicas 4:41-43
O que sabemos sobre Agague tem relação com a queda do rei Saul
No livro de 1 Samuel, capítulo 15, Deus ordena a Saul, o primeiro rei de Israel, que destruísse completamente os amalequitas e todo o seu povo. A ordem era expressa e não deveria poupar ninguém e nada que pertencesse a eles.
Isso porque esse povo era muito violento, sem compaixão e terrorista, seus métodos de guerra e saque eram brutais. Devido a isso, o Senhor determinou em Êxodo 17:14 que os tais seriam banidos da terra.
O extermínio desse povo, visava puni-los pelos males que causaram aos israelitas, bem como proporcionar que Israel pudesse viver em paz, E isso não seria possível, se sobrasse qualquer indivíduo daquela nação.
No entanto, Saul liderou seu exército na batalha contra os amalequitas, poupou a vida do rei Agague e tomou parte do gado e dos despojos da guerra para si.
Isso desagradou a Deus, que enviou o profeta Samuel para repreender Saul por não cumprir completamente a ordem divina. Samuel confrontou Saul e disse que, ao desobedecer à ordem de Deus, ele havia perdido seu direito de reinar sobre Israel (I Sm 15: 23).
Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniqüidade e idolatria. Porquanto tu rejeitaste a palavra do SENHOR, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei.
1 Samuel 15:23
Saul tentou se justificar, mas Samuel reiterou que a desobediência era tão grave que Deus havia rejeitado Saul como rei. Samuel então executou Agague com suas próprias mãos.
O que podemos aprender meditando sobre a história de Agague?
A lição mais importante sobre a história de Agague na bíblia é que o mal pode estar enraizado em uma nação, de tal maneira, que ela deve deixar de existir.
Isso porque a maldade de um homem ou de uma nação, sempre vai prejudicar os que o cercam.
Aprendemos também que o mal, deve ser exterminado dos nossos corações. Porém, nenhum de nós conseguiremos vencer esse desafio, senão pelo sangue de Jesus Cristo. (2 Co 7:1)
Daí, diante desse relato, podemos compreender a importância de entregar diariamente a nossa vida, alma e sentimentos nas mãos de Deus. (Mc 7: 20-23)
Podemos aprender ainda que precisamos nos arrepender para que a palavra de maldição não se cumpra em nossa vida (Ezequiel 18:21-32)
Isso é o que sabemos sobre Agague na bíblia, agora conheça: quem foi Sansão.