O que são as Epístolas Pastorais?
As Epístolas Pastorais consistem em 1 Timóteo, 2 Timóteo e Tito. Cada uma dessas epístolas foi escrita pelo apóstolo Paulo. 1 Timóteo e 2 Timóteo foram escritos a Timóteo, e a Epístola de Tito foi escrita a Tito.
São conhecidas como Epístolas Pastorais porque tratam de muitas informações sobre o pastorado e os deveres pastorais.
1 Timóteo
Como mencionado, 1 Timóteo foi escrito por Paulo a Timóteo. Paulo se refere a Timóteo como “meu verdadeiro filho na fé” (1 Timóteo 1:2).
Timóteo era uma pessoa especial na vida de Paulo, pois Paulo confiou a ele o pastorado da igreja de Éfeso.
Timóteo viajou com Paulo em muitas de suas viagens missionárias e aprendeu em primeira mão com Paulo. A Epístola de 1 Timóteo abrange o encorajamento a Timóteo e à igreja, bem como a ordenação de ofícios para deveres pastorais.
Paulo adverte sobre falsos mestres em sua primeira Epístola a Timóteo (1 Timóteo 1:3-11). Por meio de 1 Timóteo, Paulo faz muitos avisos a Timóteo e como ele pode liderar melhor a congregação.
Paulo enfatiza nesta epístola a importância de apenas permitir que crentes do sexo masculino sejam pastores de igrejas (1 Timóteo 2:12).
Muitas pessoas interpretam mal 1 Timóteo 2:12 para dizer que uma mulher nunca pode falar na igreja, mas isso não é verdade. Esta é apenas uma das passagens que instruem os indivíduos que um pastor só pode ser homem. Não é depreciativo para as mulheres de forma alguma.
Dentro desta epístola, Paulo também diz a Timóteo sobre a forma e conduta apropriadas de adoração:
Portanto, quero que os homens em todos os lugares rezem, levantando mãos santas sem raiva ou disputa. Quero também que as mulheres se vistam modestamente, com decência e decoro, adornando-se, não com penteados elaborados, nem com ouro, nem com pérolas, nem com roupas caras, mas com boas obras, próprias das mulheres que professam adorar a Deus (1 Timóteo 2:8-10).
A partir dessas palavras, Paulo está nos dizendo que quando adoramos, precisamos adorar com pureza de coração, “sem ira ou disputa” (1 Timóteo 2:8). Paulo também encoraja as mulheres a se vestirem com modéstia e a se revestirem de boas obras em adoração ao Senhor.
O terceiro capítulo de 1 Timóteo cobre as qualificações de líderes cristãos maduros, incluindo diáconos, diaconisas e supervisores (1 Timóteo 3:1-13). Este capítulo também trata de uma doxologia de Paulo quando ele escreve:
Além de toda dúvida, é grande o mistério do qual brota a verdadeira piedade: Ele apareceu na carne, foi justificado pelo Espírito, foi visto pelos anjos, foi pregado entre as nações, foi crido no mundo, foi recebido na glória (1 Timóteo 3:16).
O quarto capítulo de 1 Timóteo detalha instruções mais importantes para Timóteo e a igreja de Éfeso. Paulo exorta Timóteo a não deixar ninguém o desprezar porque ele é jovem, mas sim dar um exemplo em sua ação de piedade (1 Timóteo 4:12).
Ele também exorta Timóteo a se dedicar à leitura das Escrituras e a ensinar aos outros a verdade da Bíblia. O quinto capítulo de 1 Timóteo cobre a importância de cuidar dos anciãos e das viúvas (1 Timóteo 5:1-25).
Semelhante a outros ensinamentos da Bíblia, Paulo exorta Timóteo a ajudar as viúvas e a colocá-las em uma lista se estiverem realmente necessitadas e atender às qualificações para uma viúva ser ajudada pela igreja. Essas instruções ainda devem se realizar dentro da igreja hoje.
O sexto capítulo de 1 Timóteo discute escravos, falsos mestres, o amor ao dinheiro e instruções para Timóteo.
Neste capítulo de 1 Timóteo, lemos a passagem popular de Paulo exortando Timóteo a fugir dos maus desejos:
“Mas tu, homem de Deus, foge de tudo isso e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a perseverança e a mansidão. Combate o bom combate da fé. Apodera-te da vida eterna para a qual foste chamado quando fizeste a tua boa confissão na presença de muitas testemunhas” (1 Timóteo 6:11-12).
2 Timóteo
Quando Paulo escreveu esta carta a Timóteo, ele estava em uma prisão romana. Paulo tinha todos os motivos para se afogar no desespero, mas ainda tinha esperança em Cristo e encorajou Timóteo nesta carta.
Esta foi, na verdade, a última carta de Paulo que ele escreveu antes de ser condenado à morte sob o governo de Nero. É sem dúvida para concluir que esta foi uma carta muito especial para o jovem Timóteo, pois foi a última carta que ele receberia de seu querido amigo.
2 Timóteo abrange tópicos que incluem lealdade dentro da igreja, instruções sobre pastoreio, inspiração do Espírito Santo, estar preparado para pregar a Palavra de Cristo, bem como a famosa passagem de combater o bom combate (2 Timóteo 4:7-8) .
As igrejas hoje precisam aderir à orientação e instrução dada por Paulo nesta epístola. Todos nós podemos ser encorajados pelas palavras queridas de Paulo quando ele exorta Timóteo a ser forte:
“Tu, então, meu filho, fortalece-te na graça que há em Cristo Jesus” (2 Timóteo 2:1).
Paulo adverte Timóteo sobre os tempos futuros nesta epístola ao dizer a Timóteo que haverá tempos sombrios no futuro, para os quais muitos se tornarão “amantes de si mesmos” (2 Timóteo 3:1-9). Paulo também exorta Timóteo a seguir o modo de vida que ele lhe ensinou.
Timóteo estava ciente das dificuldades de Paulo, perseguições e como Paulo permaneceu fiel ao Senhor e sua mensagem ao longo de sua vida (2 Timóteo 2:10-15).
A validade e confiabilidade da Bíblia estão enfatizadas nas palavras de Paulo quando ele diz a Timóteo:
Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.boa obra” (2 Timóteo 3:16-17).
A importância está colocada sobre o encargo de estar pronto para pregar o evangelho em todas as estações da vida (2 Timóteo 4:1-5).
Tito
A Epístola de Tito completa as Epístolas Pastorais, pois é a Epístola que Paulo escreveu a Tito. Paulo estabeleceu uma igreja em Creta durante suas viagens missionárias e deixou Tito encarregado de liderar a igreja (Tt 1:5).
Tito era um homem que amava o Senhor, era fiel no serviço ao Senhor e era bem conhecido entre todos os irmãos.
Paulo escreveu esta carta a Tito para encorajá-lo, bem como para dar instruções para papéis pastorais. Semelhante a 1 e 2 Timóteo, as instruções dadas a nós em Tito ainda devemos praticá-las hoje.
Paulo exorta Tito a nomear apenas presbíteros que amam o Senhor e atendem aos requisitos de ser um presbítero (Tt 1:5-9). Os requisitos para ser um ancião eram importantes porque Tito não deveria designar nenhum ancião que não se encaixasse nesses requisitos.
Ser um ancião é uma responsabilidade importante, e não deve ser simplesmente entregue a qualquer um e a todos. Em vez disso, oração fiel, consideração e julgamento de caráter devem se levar em conta.
Paulo também instruiu em sua carta Tito a ensinar os outros de acordo com a Bíblia, ensinar homens e mulheres a se comportarem de maneira digna de Cristo Jesus e encorajar os jovens a viver uma vida autocontrolada (Tito 2:1-15).
Paulo instrui Tito a lembrar a igreja de respeitar e obedecer aos governantes e autoridades como Paulo escreve: pacíficos e atenciosos, e sempre benignos para com todos” (Tt 3:1-2).
Além disso, Paulo exorta Tito e a igreja a viver vidas para trazer glória a Deus. Ele os lembra do evangelho e de como Jesus nos salvou pelo “lavamento de renascimento e renovação do Espírito Santo, que ele derramou sobre nós generosamente por Jesus Cristo, nosso Salvador, para que, justificados por sua graça, tornam-se herdeiros tendo a esperança da vida eterna” (Tt 4-7).
O que aprendemos com as Epístolas Pastorais?
Este mesmo desafio que Paulo nos dá todos os dias – ele nos exorta a viver vidas dignas do Senhor e servi-lo com toda a nossa alma.
Da mesma forma, podemos viver para a glória de Deus, lembrando-nos da obra consumada de Jesus na cruz e aplicando-a em nossas vidas diárias.
O trabalho pastoral às vezes é árduo e extenuante, mas a satisfação que traz à alma é maior do que qualquer dificuldade.
Mesmo que não estejamos em funções pastorais, ainda podemos seguir os ensinamentos de Paulo vivendo uma vida para honrar a Deus e servi-Lo em nossas vidas diárias.
Como crentes, quer sejamos pastores ou não, devemos divulgar a verdade de Jesus em nossas ações e palavras.