Oração: 7 Passos para você orar mais e ter uma vida abundante no Espírito

Você estava empolgado para seu momento de oração, mas de repente passa 5 minutos de joelhos e se vê sem palavras para orar? Já aconteceu com você? Pois, bem, isso acontece com todos.

Devemos assumir que nem sempre conseguimos orar por alguns alguns minutos seguidos. Tem dia que parece faltar assunto para conversar com Deus. O pastor Benny Hinn, em seu livro “Bom dia Espírito Santo” nos apresenta 7 passos que nos ajudam a demorar mais na oração.

Eu posso te dizer com toda certeza, funciona! Na verdade, ele não inventou essas etapas, mas elas são baseadas em orações na bíblia e principalmente de Jesus.

Essas etapas nos ajudam a orar corretamente conforme padrões bíblicos. Além disso, contribui para ficarmos mais tempo orando. Isso porque como são 7 etapas, se ficarmos alguns minutos em cada uma, no final das contas, passaremos horas em oração.

Aqui estão os 7 Passos para você passar mais tempo na oração:

1° Passo – Confissão

O primeiro é a confissão. Nele você não vai apenas reconhecer quem é, mas o principal, reconhecerá quem Deus é.

Abrão o chamou de “o Senhor, O Deus Altíssimo, o que possuí os céus e aterra” (Gênesis 14:22).

Comece por declarar o poder do Todo Poderoso. Elias começou sua oração no Monte Carmelo com as palavras:

Senhor, Deus de Abraão, de Isaque e de Israel.

(1 Reis18:36).

Se Você quer que o fogo caia do céu, então comece sua oração confessando quem Deus é.

2° Passo – Súplica

O nível seguinte da oração é a súplica. Simplesmente “apresente o seu pedido ao Senhor”.

Este passo é infelizmente aquele em que as pessoas costumam passar tempo demais. Toda a sua vida de oração parece concentrar-se em necessidades e desejos.

É claro que os seus problemas pessoais são dignos da atenção de Deus, mas depois de falar deles, não está na hora do “amém”. O melhor está ainda por vir.

Portanto, a súplica na oração é necessária, mas não é a única coisa que devemos fazer.

3° Passo – Adoração

O terceiro passo, aquele que mais gosto, é a adoração. Esse deve ser um período de absoluta beleza e culto ao Senhor. É o momento de Amá-lo e Adorá-Lo.

Ele pode começar com as palavras “Jesus, eu Te amo”. Repetidamente, você sente a presença do Espírito Santo e duas horas mais tarde olha no relógio e diz: Não posso acreditar que o tempo passou tão depressa!

Nessa etapa da oração, você deve se esquecer de si próprio para só pensar em Deus. Dessa forma, você perceberá que entrará em uma atmosfera totalmente espiritual de comunhão com Deus.

4° Passo – Intimidade

Quarto passo, há um tempo de intimidade. Ele é quase cheio demais de amor, de sagrado, de beleza, para ser descrito.

quando envolvido na oração, você sentirá como se alguém estivesse ao seu lado, acariciando sua testa. Parece que nesse momento, o Senhor estivesse dizendo: Obrigado, estou contente por me achar na sua companhia.

Lembre-se, o Espírito Santo jamais irá forçar Sua presença sobre você. Ele não faz exigências quanto à sua vida de oração.

Mas se você disser: Ajude-me a orar. Então, Ele está pronto para responder.

Mas a intimidade não é um ponto para começar. Nem é possível passar por cima dos primeiros passos para chegar a este. Ou seja, acontece naturalmente quando você confessa quem Deus é, depois o adora e então chega nesse momento de intimidade com Ele.

5° Passo – Intercessão

O quinto nível da oração é a intercessão. Jesus disse que o Espírito nos revelaria coisas e é isto que realmente acontece.

Quando você convida ao Espírito para ajudá-lo a orar, ele não focaliza as suas necessidades e desejos egoístas. Nada disso! O foco é externo.

Ele coloca diante de nós os nomes e fisionomias de pessoas que precisam de nossas intercessões. E então devemos interceder por elas em oração.

Mas não pense que este é um período de alegria e adoração. Justamente o contrário.

Durante esses momentos sentimos dores e angústias. Fica até difícil de colocar em palavras.

Literalmente lutamos com todas as forças ao orar por nossa família, amigos e ministros, e até por nações.

É impossível chegar ao ponto de intercessão num piscar de olhos. Ela não vem instantaneamente, por ser uma associação com Deus que requer um relacionamento profundo e intensamente pessoal.

O Espírito Santo guia a sua vida de oração, passo a passo. A escritura ensina que, se formos fiéis nas pequenas coisas, Deus nos dará mais. É isso que Ele faz. Ele é o Pai perfeito. O mestre perfeito.

O esforço vale a pena, porque quando oramos pelos outros, as bençãos de Deus vem sobre nós.

6° Passo – Agradecimento

O sexto passo na oração é o agradecimento. O apóstolo Paulo escreveu:

Graças a Deus que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo.

(1 Coríntios 15:57).

É preciso passar tempo agradecendo a Deus. Motivos não nos faltam para agradecer ao Senhor em oração.

Você pode começar pelas simples coisas. Por exemplo, agradeça por acordar de manhã e poder ver o dia, pelo café e os demais alimentos, pela família, pela casa, pela água, enfim, com certeza você terá muita coisa para agradecer.

7° Passo – Louvor

Por último, o sétimo passo na oração é o louvor. Algumas vezes você poderá cantar. Outras, falar em línguas. Mas no fundo, a atitude é de louvor total. É a forma mais pura de oração que podemos experimentar.

Conclusão sobre os passos da oração

Sou obrigado a seguir esses passos na oração para ser abençoado? Não, e nem é regra isso, mas eu creio que seguindo ou pelo menos aderindo a essas etapas, oraremos mais e melhor.

Mas, lembre-se, quem nos ajuda a orar é o Espírito Santo. Se permitir que Ele opere através de você na oração, descobrirá que não está fazendo grande parte dela, mas Ele parece estar fazendo mais.

Mesmo na intercessão, penosa como é, os braços do Espírito levantam-nos, dando alívio instantâneo ao terminar a oração.

Paulo estava certo quando disse: “Com toda oração e súplica, orando em todo o tempo no Espírito” (Ef 6:18). Parece que ele sabia haver mais que um tipo de oração.

Para você conseguir orar mais tempo, siga esses passos em sua oração:

  1. Confissão
  2. Súplica
  3. Adoração
  4. Intimidade
  5. Intercessão
  6. Agradecimento
  7. Louvor

Se você passar apenas 5 minutos em cada uma destas etapas apresentadas, no final você terá orado mais de 30 minutos em oração.

André Lourenço

Professor sempre aprendiz da Bíblia que gosta de ensinar sobre um Deus inexplicável!
Botão Voltar ao topo