Os mortos podem nos ouvir no céu quando falamos com eles?

Pergunta: Minha mãe faleceu há alguns meses. Ela pode me ouvir no céu quando eu falo com ela?

Resposta: Ninguém pode responder à sua pergunta com qualquer grau de certeza. Até onde eu sei, a Bíblia nunca dá uma resposta definitiva. No entanto, a Bíblia dá alguma visão sobre o assunto. 

O que a Bíblia nos diz sobre os mortos nos ouvir no céu

Em Apocalipse 6:9-11, um grupo de mártires cristãos está no céu observando os golpes da morte cair sobre os cristãos que estão vivos na terra durante a Grande Tribulação. Essas pessoas obviamente estão cientes dos eventos na terra e estão implorando para que Deus se vingue dos culpados da perseguição.

Atos 7 registra o apedrejamento de Estêvão pelo “crime” de pregar o Evangelho. Ele foi o primeiro mártir cristão. Pouco antes de morrer, ele viu Jesus do céu olhando para ele com compaixão e preocupação:

“Ouvindo isso, ficaram furiosos e rangeram os dentes contra ele. Mas Estêvão, cheio do Espírito Santo, olhou para o céu e viu a glória de Deus, e Jesus de pé à direita de Deus. Veja, disse ele, vejo o céu aberto e o Filho do Homem à direita de Deus. Com isso taparam os ouvidos e, gritando a plenos pulmões, todos correram contra ele, arrastaram-no para fora da cidade e começaram a apedrejá-lo” (Atos 7:54-58).

Alguns veem Hebreus 12:1-2 como evidência de que os cristãos no céu podem observar as atividades que ocorrem na terra. 

Os Heróis da Fé são retratados em Hebreus 11 em pé em um grande estádio enquanto torcem pelos cristãos que estão correndo a “corrida que lhes está proposta”. 

Eu particularmente não concordo com essa interpretação. Acho que o escritor aos Hebreus estava simplesmente usando-os como exemplos encorajadores para nós de que nossa fé também pode resultar em uma vida vitoriosa!

Por outro lado, Julie e eu ouvimos com muita atenção uma de nossas amigas missionárias do Oriente Médio descrever a batida em sua família pela polícia secreta de uma nação que frequentemente perseguia os cristãos. Seu crânio foi aberto por um machado. Seu marido foi espancado sem piedade. Deus milagrosamente protegeu seus filhos. Ela foi evacuada por via aérea para Viena e milagrosamente sobreviveu com todas as suas habilidades mentais e motoras intactas! Seu marido se recuperou totalmente. Ela chorou ao descrever o horror do ataque. No entanto, momentos depois, seus lábios se abriram em um sorriso suave enquanto ela contava a visão que teve durante o ataque dos santos de Hebreus 11 animando-a em sua dor.

Embora esses exemplos possam sugerir que sua mãe pode ouvir (e ver) você na Terra, eles certamente não são definitivos. 

Minha opinião é que, eu simplesmente não sei a resposta. Mas, talvez a história a seguir possa colocar as coisas em perspectiva.

Não importa o que, Deus ouve

Quando nossa filhinha, Jessie, morreu em nossos braços, Julie e eu dissemos: “Adeus”, e depois nos ajoelhamos para orar. Lembro-me de pedir a Deus para dizer a Jessie que éramos sua mamãe e papai e que a amávamos mais do que as palavras poderiam dizer. Pedi a Deus que relatasse a ela como estávamos felizes por ela finalmente ter um corpo funcional com o qual desfrutar das delícias do Céu. Orei para que Deus lhe dissesse que estávamos ansiosos para vê-la novamente em breve!

Em seu funeral, orei para que Jesus dissesse a Jessie que realmente desejávamos que ela ainda estivesse aqui na terra, mas que não a invejasse nem um pouco pelo grande momento que ela estava passando no céu.

Ainda hoje me pego fazendo essas orações em silêncio, 38 anos depois. Não sei se Jessie pode observar ou ouvir diretamente de mim. Por outro lado, sei que Deus pode, e isso me deixa confiante de que Jessie também sabe. 

Peça a Deus em oração para dizer à sua mãe o que você quer dizer a ela. Pode ser que Deus passe a mensagem adiante.

Botão Voltar ao topo