4 Lições Da Parábola Do Tesouro Escondido
As parábolas de Jesus são belas lições para os cristãos, mas às vezes seu significado pode ser difícil de entender. Um exemplo é a Parábola do Tesouro Escondido.
Qual é o significado de tesouro escondido?
A Parábola do Tesouro Escondido tem apenas duas frases, mas está repleta de significado e lições.
Também o reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido num campo, que um homem achou e escondeu; e, pelo gozo dele, vai, vende tudo quanto tem, e compra aquele campo
Mateus 13:44
Explicação do Contexto de Mateus 13:44
Mateus combina muitas parábolas de Jesus em seu Evangelho. No capítulo 13 de Mateus, encontramos oito parábolas. Elas começam com uma história sobre um semeador e terminam com uma história sobre uma rede de pescador. No meio de todas essas parábolas, Jesus lança algumas parábolas com temas semelhantes, o valor.
O homem da parábola de alguma forma tropeçou em um tesouro. Ele não era dono do campo onde o encontrou, então talvez estivesse trabalhando para alguém. Ele pode ter plantado ou construído algum tipo de edifício. O que quer que ele estivesse fazendo, deve ter sido uma surpresa maravilhosa encontrar um tesouro.
O tesouro pode ter sido uma jarra de barro cheia de dinheiro. As pessoas às vezes escondiam seu dinheiro dessa maneira para mantê-lo a salvo de ladrões. Se a pessoa morresse sem contar a ninguém onde o dinheiro foi enterrado, quem saberia? Esse pode ter sido o tipo de tesouro que o homem da parábola encontrou.
Não havia dúvida na mente desse homem de que o tesouro que ele encontrou valia tudo o que ele possuía. A Bíblia diz que ele vendeu com alegria tudo o que tinha para poder comprar o campo. Quando realmente percebermos o valor de nossa salvação, alegremente desistiremos de tudo para servir a Deus. Qualquer coisa que desistirmos não será nada em comparação com o tesouro de Deus.
Versões de Mateus 13:44
ACF (Almeida Corrigida Fiel) – Mateus 13:44
Também o reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido num campo, que um homem achou e escondeu; e, pelo gozo dele, vai, vende tudo quanto tem, e compra aquele campo.
NAA (Nova Almeida Atualizada) – Mateus 13:44
O Reino dos Céus é semelhante a um tesouro escondido no campo, que um homem achou e escondeu. Então, transbordante de alegria, vai, vende tudo o que tem e compra aquele campo.
NTLH (Nova Tradução Linguagem de Hoje) – Mateus 13:44
O Reino do Céu é como um tesouro escondido num campo, que certo homem acha e esconde de novo. Fica tão feliz, que vende tudo o que tem, e depois volta, e compra o campo.
Significado da Parábola do Tesouro Escondido
Como a história indica, Jesus está dizendo que o reino dos céus é extremamente valioso. Sempre que alguém descobre o reino de Deus e percebe o tesouro que encontrou, vende tudo o que tem para obtê-lo.
Este significado é semelhante à explicação de Jesus sobre o Custo do Discipulado. Jesus dá o exemplo da construção de uma torre, dizendo: “Pois qual de vós, querendo construir uma torre, não se senta primeiro e calcula o custo, para ver se tem o bastante para completá-la? fundamento e não puder terminar, todos os que o virem começarão a zombar dele”. (Lucas 14:28-29)
Jesus está essencialmente dizendo que aqueles que percebem o valor do reino de Deus desistirão de qualquer coisa necessária para isso, enquanto em outro lugar ele adverte que o custo é alto.
4 lições da parábola do tesouro escondido
Assim como em outras parábolas que Jesus contou, podemos extrair preciosas lições na parábola do tesouro escondido. Aqui estão algumas:
1. O tesouro “escondido”
O tesouro estava escondido, o que significava que precisava ser procurado. Estava fora de vista, então não poderia ser tropeçado e não seria encontrado sem olhar. É o mesmo para Deus.
Deus está sempre presente em nossas vidas, mas a menos que estejamos procurando por Ele, nunca perceberemos que Ele está lá. Ele nos pede para buscá-lo, o que significa que espera que o procuremos. Ele se esconde à vista de todos e quando abrimos nossos olhos e o buscamos, nós o encontramos perto.
Na parábola, assim que o homem encontrou o tesouro, ele imediatamente soube o valor e ficou cheio de alegria. Da mesma forma, quando encontramos Deus ao buscá-lo, reconhecemos imediatamente o valor da grandiosidade de Deus. Não há alegria que se compare à magnitude de conhecer a Deus e ser acolhido em seu reino.
2. O Reino de Deus é mais valioso do que qualquer outra coisa
Assim que o homem descobriu o tesouro, percebeu que seu valor valia mais do que qualquer outra coisa. A alegria que isso lhe trouxe foi imensa. Assim também é o reino de Deus.
Imagine abrir um presente para descobrir o presente terreno mais elaborado, caro ou único dentro dele. Qualquer que seja a extravagância que você possa imaginar, ainda seria insignificante em comparação com abrir a porta para o reino de Deus. Qualquer coisa que possamos imaginar na Terra não é nada quando a comparamos com o reino de Deus.
3. Devemos estar dispostos a desistir de tudo
O homem vendeu tudo o que tinha para comprar o campo. Da mesma forma, quando buscamos a Deus, percebemos que não há riqueza terrena que valha nosso lugar em Seu reino. Quando encontramos nosso lugar com Deus, sacrificamos de bom grado tudo o que temos, até mesmo a vida, para garantir nosso lugar com Ele por toda a eternidade.
4. O tesouro veio de graça com o campo
O homem pagou tudo o que tinha para comprar o campo, mas o tesouro veio de graça.
Quando buscamos Jesus, Ele nos pede para dar tudo a Ele e quando escolhemos Jesus, escolhemos a Sua vontade sobre a nossa, entregando tudo a Ele. Ele nos dá Sua graça, amor e perdão gratuitamente, embora o custo de segui-Lo possa ser alto.
Resumo da Parábola do Tesouro Escondido
O Reino de Deus é um tesouro escondido. Quando o buscamos e o seguimos, Ele se revela a nós e a maravilha da vida eterna supera qualquer valor terreno e vale tudo o que temos. A vida eterna exige que os crentes desistam de seus próprios desejos e vontades, mas os benefícios superam qualquer coisa que possamos imaginar.
Como aplicamos a parábola do tesouro escondido em nossa vida hoje?
Quando encontramos um tesouro como o reino de Deus, o custo para segui-lo torna-se insignificante. Isso significa que renunciamos todo prazer que este mundo oferece a fim de servir a Deus.
Se gostou, então confira mais estudos sobre as parábolas de Jesus:
- Parábola do Semeador: Significado, Explicação e 4 Lições
- A Parábola do Bom Samaritano: 5 Lições Poderosas
- Parábola das dez Virgens: Significado, Explicação e 5 Lições
- A parábola dos dois filhos: 4 Lições sobre fazer a vontade de Deus