Por que a pomba é um símbolo do Espírito Santo?

Um dos símbolos que a Bíblia usa para o Espírito Santo é o de uma pomba.

Quando João Batista batizou Jesus, as escrituras nos dizem que assim que Ele saiu da água, “o céu se abriu e ele viu o Espírito de Deus descendo como pomba e pousando sobre ele” (Mateus 3:16). O que é intrigante é que as escrituras não dizem que o Espírito de Deus veio como um pombo. Os pombos são frequentemente confundidos com pombas, mas são muito diferentes em caráter. 

Qualidades únicas das pombas semelhantes ao Espírito Santo

Fiz uma pequena pesquisa e descobri algumas qualidades únicas sobre as pombas:

  • As pombas não lutam, enquanto os pombos são conhecidos por lutar.
  • As pombas não gostam de barulhos altos, enquanto os pombos não gostam de barulho.
  • As pombas não são territoriais, enquanto os pombos são muito territoriais.
  • As pombas acasalam por toda a vida, enquanto os pombos podem ter vários parceiros.(1)

O que tudo isso tem a ver conosco? Bastante.

3 Implicações da pomba ser um símbolo do Espírito Santo

O Espírito de Deus nos chama à paz. 

Quando pensamos na pomba como símbolo do Espírito Santo, nos lembramos de nosso chamado à paz. O apóstolo Paulo escreveu: “Que a paz de Cristo reine em seus corações, pois, como membros de um corpo, vocês foram chamados para a paz” (Colossenses 3:15). 

A paz é uma quietude interior que vem do Espírito Santo nos assegurando que tudo ficará bem. Com um interior de paz, podemos deixar de lado a ansiedade e o estresse e simplesmente descansar na bondade de Deus. 

Julian de Norwich viveu durante a Idade Média. Ela viveu a Peste Negra. Ela teve uma série de visões enquanto estava muito doente e dessas visões veio sua profunda escrita, Revelações do Amor Divino. 

Enquanto confinada em reclusão em uma cela, Julian foi capaz de escrever: “Tudo ficará bem, e tudo ficará bem, e todo tipo de coisa ficará bem.” (2) É o Espírito Santo que nos fornece essa profundidade de Paz. 

O Espírito de Deus não é territorial. 

Ao pensar em quão polarizado nosso mundo está agora, a pomba é um bom lembrete de que Deus não nos chamou a ser pombos, lutando e marcando nosso território. Mas Deus nos chama para sermos pacificadores. 

Orquestre a paz sempre que puder. O apóstolo Paulo escreveu: “No que depender de vocês, vivam em paz com todos” (Romanos 12:18). 

Particularmente com seus irmãos crentes, não deixe que diferenças em suas opiniões rompam o vínculo que você tem em Cristo. Não fale depreciativamente dos outros. 

É sempre surpreendente para mim que uma das últimas coisas na mente de Cristo antes de ir para a cruz foi a unidade da igreja. Tiago 3:17 nos ensina que quando o Espírito Santo reina em nossas vidas, nossa sabedoria será pacífica e gentil. Esta é a evidência de que a sabedoria vem de Deus e não de nossa própria arrogância. 

O Espírito de Deus nos lembra que estamos casados ​​com Cristo, nosso cônjuge para toda a vida. 

Quando o Espírito Santo nos enche, Ele nos lembra que nossa lealdade é para com Cristo. Ele nos lembra de permanecer centrados em nosso primeiro amor, Jesus Cristo. Em vez de correr atrás de cada novo pensamento ou teologia, mantenha seu foco em Cristo. Ele é a nossa “Única Coisa”. 

À medida que as notícias enchem nossas casas com todos os tipos de questões e opiniões, mantenha seu foco em Cristo. Passe algum tempo em oração e lendo a Palavra. Peça ao Espírito Santo para encher sua mente com pensamentos de Cristo ao longo do dia. Busque conhecer a presença de Cristo em seu dia a dia. 

Conclusão sobre a pomba como símbolo do Espírito Santo

Amigo, lembre-se, o Espírito Santo é como uma pomba. Ele é amante da paz, não territorial e acasala-se com o crente por toda a vida. Embora Ele habite em nós e nunca nos deixe nem nos abandone, Seu poder pode ser apagado em nossas vidas quando nos esquecemos de que Ele vem como uma pomba. 

Não adote uma “teologia do pombo”. Em vez disso, viva e ande pelo Espírito.

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo