Por que o Evangelho de Tomé não está na Bíblia?

Hoje em dia, não temos o evangelho de Tomé no Novo Testamento. Ele foi excluído do cânon do Novo Testamento.

O que é o Evangelho de Tomé?

Em 1945 foi encontrada, no Egito por pastores beduínos, uma coleção de textos que logo despertaria interesse a comunidade acadêmica.

Além de outras obras valiosas, entre estes papiros estava o Evangelho de Tomé, uma coletânea de sentenças de Jesus compiladas, segundo a primeira frase deste Evangelho, por Judas Tomé, O Gêmeo.

Antes desta descoberta, os estudiosos dos evangelhos já tinham algumas referências dos pais da Igreja referentes a um documento denominado Evangelho de Tomé (ou de Tomás). Porém, o conteúdo deste documento ponha dúvidas alguns posicionamentos dogmáticos da Igreja.

evangelho de tomé apócrifo

Veja 3 Motivos por que o Evangelho de Tomé foi excluído do cânon do Novo Testamento:

1. Falhou no teste da autoridade apostólica.

Não foi escrito pelo apóstolo.

Tomé (apesar de seu nome) e, provavelmente, não foi escrito até o ano 140 d.C.

2. Nenhum dos pais da igreja cristã, desde Clemente até Irineu, fez citações do evangelho de Tomé.

3. O evangelho de Tomé não está em total concordância com os ensinamentos cristãos aceitos.

Ele professa conter 114 “declarações secretas” de Jesus. No entanto, algumas dessas declarações são irrealistas ao extremo. Uma delas afirma que as mulheres não podem receber salvação a menos que se tornem homens.

Alguns textos do Evangelho

(97) Jesus disse: “O Reino do Pai é como uma certa mulher que estava carregando um cântaro cheio de farinha. Enquanto estava caminhando pela estrada, ainda distante de casa, a alça do cântaro partiu-se e a farinha foi caindo pelo caminho atrás dela. Ela não se deu conta, pois não tinha percebido o acidente. Quando chegou em casa, colocou o cântaro no chão e percebeu que ele estava vazio.”

(98) Jesus disse: “O Reino do Pai é como um certo homem que queria matar um homem poderoso. Em sua própria casa ele desembainhou a espada e enfiou-a na parede para saber se sua mão poderia realizar a tarefa. Então ele matou o homem poderoso.”

(103) Jesus disse: “Feliz do homem que sabe por onde os ladrões vão entrar, porque dessa forma [ele] pode se levantar, passar em revista seu domínio e armar-se antes deles invadirem.”

(104) Eles disseram a Jesus: “Vem, oremos e jejuemos hoje.”

Jesus disse: “Qual foi o pecado que cometi ou em que fui vencido? Porém, quando o noivo deixar a câmara nupcial, então que eles jejuem e orem.”

(105) Jesus disse: “Quem conhece o pai e a mãe será chamado filho de prostituta.”

Botão Voltar ao topo