Posso ser teólogo sem frequentar o seminário?

Se você pode ser um teólogo sem frequentar o seminário é uma questão discutível nos círculos acadêmicos cristãos. Frequentei pessoalmente o seminário e completei meu mestrado em ministério, mas tenho uma visão diferente sobre essa questão em comparação com muitos de meus colegas. 

É na minha opinião honesta e acadêmica que um indivíduo pode ser um teólogo sem frequentar o seminário. Há muitas razões pelas quais acredito nisso, e vou destacar essas verdades hoje:

Ser um teólogo

Um teólogo é um especialista ou um mestre em teologia. Na maioria das vezes, as pessoas acreditam que é preciso ir ao seminário e obter um diploma avançado para ser chamado de teólogo. Na minha opinião, pode-se ser teólogo sem frequentar o seminário. 

Para ser um teólogo, é preciso ser um especialista em teologia. Isso significa que é preciso ser um especialista no estudo de Deus e no estudo da Bíblia. Pode-se aprender sobre Deus e a Bíblia estudando de forma independente, conversando com outros crentes e frequentando a igreja.

Tudo o que precisamos saber sobre Deus está escrito na Bíblia. Todos os sessenta e seis livros da Bíblia atestam o amor, a misericórdia e a bondade de Deus. Embora a leitura da Bíblia por si só seja suficiente para aprender sobre Deus, muitas vezes ajuda usar um comentário bíblico ou outros recursos para ajudar a entender passagens difíceis das escrituras. 

Durante a graduação e pós-graduação, usei o Comentário do Conhecimento Bíblico do Antigo Testamento e do Novo Testamento, de John Walvoord e Roy B. Zuck, para ajudar a aumentar minha compreensão e conhecimento da Bíblia. 

Não posso enfatizar o quanto este comentário ajudou não apenas na graduação e pós-graduação, mas também em minhas reflexões diárias sobre a Bíblia.

Além do Comentário do Conhecimento Bíblico do Antigo Testamento e do Novo Testamento, muitos outros livros podem ajudá-lo a se tornar um teólogo sem frequentar o seminário. 

Como dito anteriormente, é na minha opinião que se pode ser teólogo sem frequentar o seminário, porque ser teólogo não se baseia em ter um diploma ou frequentar uma universidade teológica de prestígio. 

Ser teólogo se baseia estritamente em se tornar um especialista ou habilitado no campo da teologia. O foco de ser um teólogo é baseado em seu conhecimento da Bíblia e de Deus. Não é preciso frequentar o seminário para aprender sobre o caráter de Deus e as aplicações encontradas em Sua Palavra. 

Outro livro que recomendo para ajudar a aumentar seu conhecimento de teologia é Teologia Básica, de Charles C. RyrieTeologia Básica era um livro obrigatório em Doutrina Bíblica I e Doutrina Bíblica II em minha faculdade. 

Ryrie faz um trabalho fantástico ao explicar verdades profundas e ensinamentos da Bíblia de uma forma compreensível para todos os leitores. 

Ele se abstém de usar palavras excessivamente teológicas e, quando as usa, as explica para que o leitor entenda o significado da palavra. 

A Teologia Básica cobre quase todos os tópicos da Bíblia e até inclui escatologia (um estudo do Fim dos Tempos), que é um tema sobre o qual muitos livros evitam falar devido ao conflito entre o dispensacionalismo e a teologia da aliança. 

Sempre se esforçando para aprender

Ninguém pode se tornar um teólogo da noite para o dia. Leva tempo e energia. Estudar a Bíblia e aprender mais sobre a Palavra de Deus dá muito trabalho. 

Muitas pessoas acreditam que ir para o seminário automaticamente faz de você um teólogo, mas isso não acontece. Se um indivíduo não se esforçar para aprender e estudar a Bíblia, então ele não aprenderá sobre Deus ou se tornará um especialista na área. 

É somente estudando e aprendendo a Palavra que alguém pode realmente se tornar um teólogo. 

Simplesmente ir ao seminário não garantirá que um indivíduo se torne um teólogo, assim como não frequentar o seminário não garantirá que um indivíduo não se torne um teólogo. 

Isso porque ser teólogo não tem nada a ver com frequentar uma escola especial ou frequentar um seminário especial. Tem tudo a ver com estudar e aprender sobre Deus e Sua Palavra. Você é um teólogo se está estudando a Palavra de Deus e constantemente aprendendo sobre Ele. 

Se alguém já lhe disse que você não pode ser teólogo porque não frequentou o seminário, isso não é verdade. Infelizmente, mesmo entre os cristãos, alguns desprezam outros que não possuem certos graus ou qualificações instituídos apenas pelo homem. Não deveria ser assim, mas muitos cristãos fazem os outros se sentirem inferiores se não completaram o mesmo nível de educação que eles. 

Conheci muitas pessoas ao longo da minha vida, e alguns dos teólogos mais inteligentes que conheço nunca foram para a faculdade ou seminário. Eles são os teólogos mais fortes que conheço porque têm um coração voltado para Deus. 

Muitas pessoas que estudam no seminário pensam que são “mais inteligentes” ou “superiores” por causa de seu treinamento e estendem essa atitude em suas interações com os outros. É uma grande decepção que os cristãos façam isso, pois não estão praticando o que estão estudando (e eventualmente pregando). 

Se você já foi desprezado porque não frequentou o seminário, saiba que meu coração está com você. Você é tão teólogo quanto alguém que frequentou o seminário porque tem um coração segundo Deus e deseja aprender mais sobre Ele e Sua Palavra. 

Seguindo a Cristo

Quando Jesus andou entre nós durante Seu ministério terreno, Ele nunca nos disse que precisávamos frequentar uma escola chique para ser Seus discípulos. Em vez disso, Ele simplesmente nos diz para segui-Lo (Mateus 9:9João 10:27). 

Seguir a Jesus é o que é exigido de nós. Se O seguirmos, obedecermos a Ele e aprendermos tudo o que pudermos sobre Ele através da Bíblia, seremos verdadeiramente um teólogo. 

Deus não despreza você se você nunca teve treinamento formal, e outros cristãos também não deveriam. A única qualificação que Deus exige de você para ser um verdadeiro teólogo é que você busque desesperadamente conhecer quem Ele é. 

É um privilégio participar do seminário, mas nem todos recebem esse privilégio. Pela minha própria experiência pessoal, o seminário é bastante caro e é bastante difícil de administrar enquanto se trabalha ao mesmo tempo. 

Infelizmente, até mesmo o estresse do seminário pode fazer com que percamos nosso foco em Deus. Aprendemos coisas sobre Ele, mas começamos a perder nosso desejo por Ele. 

Quando você vai para a faculdade ou seminário com o foco de aprender sobre Deus, às vezes você pode começar a associar Deus e a Bíblia com a escola, e então isso se torna uma tarefa árdua. 

Digo isso não para desanimá-lo de frequentar a faculdade ou seminário bíblico, mas sim para avisá-lo porque encontrei isso muitas vezes ao longo de meus estudos. 

Para reafirmar, na minha opinião acadêmica, uma pessoa pode ser teóloga sem frequentar o seminário. Um teólogo é alguém que é especialista em teologia, o que não significa necessariamente que você precise ter um diploma. Você pode aprender sobre Deus e a Bíblia através de sua própria leitura e estudo pessoal da Bíblia. 

Nem todos nós temos o privilégio de frequentar o seminário por causa de restrições de tempo e restrições financeiras, mas todos podemos estudar a Palavra de Deus. 

Estudar e aprender sobre a Bíblia é o que faz de você um verdadeiro teólogo. Assim, você pode ser um teólogo mesmo sem frequentar o seminário.


Autora Vivian Bricker, adaptado por Biblioteca do Pregador.

Botão Voltar ao topo