Cobiça na Bíblia: 14 Exemplos que Não devem ser Imitados

Cobiça, segundo o dicionário bíblico Tyndale, é o desejo de ter para si algo que pertence a outro, anseio ou desejo apaixonado. Ou seja, trata-se de um desejo desenfreado por possuir coisas, capaz de corromper até o nosso caráter.

Cobiça na Bíblia

Três palavras hebraicas são traduzidas como “cobiçar” no Antigo Testamento.

  1. Em Deuteronômio 5:21, na narrativa dos Dez Mandamentos, o texto diz: “Não cobiçarás a mulher do teu próximo”. A mesma palavra hebraica aparece em Provérbios 21.26: “O cobiçoso cobiça o dia todo, mas o justo dá, e nada retém”.
  2. Em Habacuque 2:9, a palavra implica ganho desonesto: “Ai daquele que, para a sua casa, ajunta cobiçosamente bens mal adquiridos, para pôr o seu ninho no alto, a fim de se livrar do poder do mal!”
  3. Na lista dos Dez Mandamentos em Êxodo, uma terceira palavra é usada para o desejo pela mulher do próximo (Ex 20.17). A mesma palavra é usada em relação à cobiça de Acã pelos espólios de Ai (Js 7.21; cf. Mq 2.2).

O Significado de Cobiça na Bíblia

Cobiçar é desejar desordenadamente, colocar o objeto do desejo adiante do amor e da devoção a Deus. Essa ideia é comunicada no Novo Testamento por uma palavra grega que significa literalmente “desejo desordenado de ter mais”.

Uma atitude mundana

O apóstolo Paulo listou esse tipo de cobiça entre as atitudes mundanas das quais os cristãos devem se livrar: “Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, a afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria.” (Colossenses 3:5).

Um pecado sério

A cobiça é retratada como um pecado sério, que leva a vários outros pecados. O amor ao dinheiro é a raiz de todos os males (1 Timóteo 6.9,10). Ele foi o pecado de Ananias e Safira (At 5.1-3).

Jesus advertiu sobre esse pecado

Jesus advertiu: “E disse-lhes: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza; porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui.” (Lucas 12:15).

Então, depois de entender um pouco mais e refletir sobre o perigo da cobiça, veremos a seguir alguns exemplos desse pecado que não devem ser imitados.

Aqui estão os 14 Exemplos de Cobiça na Bíblia que Não devem ser Seguidos

Esse pecado da cobiça, aparece na Bíblia toda. Tanto no Antigo, quanto no Novo Testamento. Vejamos, então:

Exemplos de cobiça no Antigo Testamento

1. Eva

E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela. Gênesis 3:6

2. Ló

E levantou Ló os seus olhos, e viu toda a campina do Jordão, que era toda bem regada, antes do SENHOR ter destruído Sodoma e Gomorra, e era como o jardim do SENHOR, como a terra do Egito, quando se entra em Zoar. Então Ló escolheu para si toda a campina do Jordão, e partiu Ló para o oriente, e apartaram-se um do outro. Habitou Abrão na terra de Canaã e Ló habitou nas cidades da campina, e armou as suas tendas até Sodoma. Ora, eram maus os homens de Sodoma, e grandes pecadores contra o SENHOR.

Gênesis 13:10-13

3. Jacó

Então disse Jacó: Vende-me hoje a tua primogenitura.

Gênesis 25:31

4. Acã

Quando vi entre os despojos uma boa capa babilônica, e duzentos siclos de prata, e uma cunha de ouro, do peso de cinquenta siclos, cobicei-os e tomei-os; e eis que estão escondidos na terra, no meio da minha tenda, e a prata por baixo dela.

Josué 7:21

5. Acabe

Então Acabe falou a Nabote, dizendo: Dá-me a tua vinha, para que me sirva de horta, pois está vizinha ao lado da minha casa; e te darei por ela outra vinha melhor: ou, se for do teu agrado, dar-te-ei o seu valor em dinheiro.

1 reis 21:2

6. Geazi

Então Geazi, servo de Eliseu, homem de Deus, disse: Eis que meu senhor poupou a este sírio Naamã, não recebendo da sua mão alguma coisa do que trazia; porém, vive o SENHOR que hei de correr atrás dele, e receber dele alguma coisa.

2 Reis 5:20

7. Davi

E aconteceu que numa tarde Davi se levantou do seu leito, e andava passeando no terraço da casa real, e viu do terraço a uma mulher que se estava lavando... era esta mulher mui formosa à vista. E mandou Davi indagar quem era aquela mulher; e disseram: Porventura não é esta Bate-Seba, filha de Eliã, mulher de Urias, o heteu? Então enviou Davi mensageiros, e mandou trazê-la; e ela veio, e ele se deitou com ela (pois já estava purificada da sua imundícia); então voltou ela para sua casa.

2 Samuel 11:2-4

Exemplos de cobiça no Novo Testamento

8. Demas

Porque Demas me desamparou, amando o presente século, e foi para Tessalônica, Crescente para Galácia, Tito para Dalmácia.

2 Timóteo 4:10

9. Festo

Esperando ao mesmo tempo que Paulo lhe desse dinheiro, para que o soltasse; pelo que também muitas vezes o mandava chamar, e falava com ele.

Atos 24:26

10. Simão Mago

E Simão, vendo que pela imposição das mãos dos apóstolos era dado o Espírito Santo, lhes ofereceu dinheiro, Dizendo: Dai-me também a mim esse poder, para que aquele sobre quem eu puser as mãos receba o Espírito Santo. Mas disse-lhe Pedro: O teu dinheiro seja contigo para perdição, pois cuidaste que o dom de Deus se alcança por dinheiro. Tu não tens parte nem sorte nesta palavra, porque o teu coração não é reto diante de Deus. Arrepende-te, pois, dessa tua iniquidade, e ora a Deus, para que porventura te seja perdoado o pensamento do teu coração; Pois vejo que estás em fel de amargura, e em laço de iniquidade.

Atos 8:18-23

11. Judas

E disse: Que me quereis dar, e eu vo-lo entregarei? E eles lhe pesaram trinta moedas de prata, E desde então buscava oportunidade para o entregar.

Mateus 26:15-16

12. O rico da parábola

E ele arrazoava consigo mesmo, dizendo: Que farei? Não tenho onde recolher os meus frutos. E disse: Farei isto: Derrubarei os meus celeiros, e edificarei outros maiores, e ali recolherei todas as minhas novidades e os meus bens;

Lucas 12:17

13. Os fariseus, Lc 16.14

E os fariseus, que eram avarentos, ouviam todas estas coisas, e zombavam dele.

Lucas 16:14

14. A mãe dos filhos de Zebedeu

Então se aproximou dele a mãe dos filhos de Zebedeu, com seus filhos, adorando-o, e fazendo-lhe um pedido. E ele diz-lhe: Que queres? Ela respondeu: Dize que estes meus dois filhos se assentem, um à tua direita e outro à tua esquerda, no teu reino. Jesus, porém, respondendo, disse: Não sabeis o que pedis. Podeis vós beber o cálice que eu hei de beber, e ser batizados com o batismo com que eu sou batizado? Dizem-lhe eles: Podemos.

Mateus 20:20-22

Cuidado com esse pecado!

Talvez você saiba da gravidade desse pecado, mas sempre é bom relembrar. Esses são, portanto, os 14 Exemplos de Cobiça na Bíblia que não devem ser imitados, em hipótese alguma. Cuidado com esse pecado!

André Lourenço

Professor sempre aprendiz da Bíblia que gosta de ensinar sobre um Deus inexplicável!
Botão Voltar ao topo