Quais são os 5 tipos diferentes de salmos?

No passado, eu lia os diferentes tipos de salmos como parte do meu tempo diário de oração. Eu tentava ler e meditar um salmo por dia. 

Outras vezes, eu usava um método para mergulhar mais fundo na compreensão do salmo. 

A parte embelezadora e edificante dos salmos é como eles foram escritos para serem cantados e orados. 

Mas você sabia que existem diferentes tipos de salmos? 

Assim como as canções de adoração de hoje, os salmos foram escritos com uma gama de emoção, alegria e expressão de vitória, louvor, celebração e outras ocasiões.

Os salmos eram expressões profundas da alma. Veja o que disse João Calvino:

Costumo definir este livro como uma anatomia de todas as partes da alma, porque não há sentimento no ser humano que não esteja aí representado como num espelho. Diria que o Espírito Santo colocou ali, ao vivo, todas as dores, todas as tristezas, todos os temores, todas as dúvidas, todas as esperanças, todas as preocupações, todas as perplexidades até as emoções mais confusas que agitam habitualmente o espírito humano.

Quais são os 5 tipos diferentes de salmos?

A palavra hebraica para salmo, mizmôr, significa “melodia”. 

Você não encontrará essa palavra em nenhum outro lugar da Bíblia, apenas nos títulos dos Salmos. 

Mais tarde, quando traduziram os Salmos para o grego, a palavra psalmos foi usada para mizmôr. 

Psalmos significa originalmente “tocar cordas ou “canções para harpa”. 

O livro de Salmos é o mais longo da Bíblia, com 150 “capítulos” chamados “salmos” ou “cânticos”. 

Salmos está dividido em cinco livros:

I. Livro 1: Salmos 1-41

II. Livro 2: Salmos 42-72

III. Livro 3: Salmos 73-89

IV. Livro 4: Salmos 90-106

V. Livro 5: Salmos 107-150

Ninguém sabe por que o livro de salmos está dividido nessas cinco categorias. Algumas fontes sugerem que essa divisão se baseia nos cinco livros da Torá (Gênesis a Deuteronômio). 

Essas categorias não se baseiam em autoria nem cronologia, como alguns supõem. Eles foram escritos por vários autores diferentes, incluindo o rei Davi, Salomão, Asafe e os filhos de Coré. 

Estas belas palavras onde encontramos conforto e vitória foram escritas ao longo de um período de 1.000 anos. 

Existem cinco categorias principais de salmos com uma categoria adicional que é um “tipo misto” ou gênero menor: Ação de Graças, Louvor, Real, Lamento e Hinos.

tipos de salmos na biblia e sua divisao

O que significa cada um e quais os Tipos de Salmos?

1. Salmos de Ação de Graças: 

Um dos salmos de ação de graças mais conhecidos é o Salmo 100. 

Os versículos 4-5 proclamam: “Entrai pelas suas portas com ação de graças e pelos seus átrios com louvor; dai-lhe graças e louvai o seu nome. Pois o Senhor é bom e seu amor dura para sempre; sua fidelidade perdura por todas as gerações”.

2. Salmos para a realeza:  

O rei era frequentemente o patrono do templo, e este era o caso em Jerusalém. Esses salmos são janelas históricas de Israel antes do exílio babilônico, quando ainda havia um rei no trono. 

Esses Salmos incluem Salmos 18:50, 20, 21, 45, 72, 89, 110 e 132.

3. Salmos de Sabedoria:  

Os salmos de sabedoria nos ensinam a cultivar nossos corações e mentes que se concentram no que realmente importa, como nossa eternidade e relacionamento com Deus, em vez de viver para ganhos de curto prazo. 

Alguns desses salmos incluem os Salmos 1 , 14, 73, 112 e 119.

4. Salmos de Lamento:  

Esses salmos são apenas isso, poemas e canções que expressam as lutas humanas de angústia, depressão, desgosto e tristeza, injustiça ou queixas contra os inimigos de Deus. 

Por exemplo, Salmo 130:1, “Das profundezas clamo a ti, ó Senhor; Senhor, ouça minha voz!” Esses salmos incluem os Salmos 6, 12, 38 e 86.

5. Salmos de Louvor:  

O Salmo de Louvor é uma expressão poética de louvor e exaltação a Deus de seus autores. Alguns desses salmos incluem o Salmo 8, 42, 43, 103, 145 e 150.

Como cada tipo de salmo pode nos ajudar em diferentes situações

Agora que conhecemos um pouco de história e entendemos melhor os cinco tipos diferentes de salmos, podemos aplicá-la à nossa caminhada espiritual e à vida cotidiana. 

Na verdade, o livro de Salmos parece ser o livro favorito da Bíblia, e é fácil perceber por quê. 

Eles são um tesouro único de palavras que conectam a mente e o coração de um seguidor de Cristo de uma maneira vívida e rica. 

Esses Salmos nos ajudam a expressar cada emoção que experimentamos como crentes que vivem em um mundo cansado. 

Cada um desses salmos pode ser usado em diferentes situações de nossas vidas, assim como quando foram escritos há milhares de anos.

Use os Salmos para cultivar uma vida de oração mais profunda com Deus

Em tempos de espera ou períodos de deserto, você já orou: “Por quê?” ou “Até quando, Senhor?” 

Já houve momentos em que você estava tão cheio de raiva, tensão, emoção ou desgosto que não sabia o que orar? 

O livro de Salmos reflete os altos e baixos de nossa humanidade. Podemos usar os salmos de lamento e os salmos de sabedoria como uma forma de nos conectarmos mais profundamente com Deus. 

Ele nos permite chegar a Ele em tempos difíceis e nos ensina que podemos nos aproximar de Deus a qualquer momento. 

Somos especialmente abençoados por termos recebido o livro de Salmos porque ele revela as jornadas, lutas, emoções e triunfos de outros seguidores de Cristo que vieram antes de nós.

Use os Salmos para Contemplar Nosso Salvador

Às vezes, não há palavras para expressar quão profundamente gratos somos por nosso Salvador. Os salmos podem nos ajudar a louvar, vir a Jesus com reverência e honrá-Lo. 

Os salmos da realeza enfatizam a promessa de Deus a Davi de que ele teria um reino eterno (2 Samuel 7; 1 Crônicas 17). 

Eles também nos lembram de Sua graça salvadora e são aplicáveis ​​a outros momentos monumentais em nossas vidas, como uma canção de coroação, um casamento e orações pelo presidente e nosso poderoso Rei dos reis. 

Esses salmos enfatizam as promessas de Deus ao Seu povo e, ao lê-los, nós também somos lembrados de que Deus cumpriu Suas promessas.

Use os Salmos para Cultivar uma Vida Emocional Divina

Os salmos nos dão um roteiro para navegar na jornada de nossa vida. 

Não nos foi prometida uma vida sem problemas. Na verdade, foi-nos garantido o contrário. No entanto, os Salmos revelam as lutas que outros crentes enfrentaram e como eles se voltaram para Deus. 

A bela promessa que temos é que enquanto nos são prometidos problemas, nosso Salvador superou nossos problemas porque Ele venceu o mundo (João 16:33). 

Os Salmos mostram que compartilhar a vida com Deus envolve ir a ele em todas as circunstâncias, como gratidão e alegria, lamentar as dificuldades, celebrar todas as coisas boas, pedir que nossas necessidades sejam atendidas, pedir conforto na espera e até compartilhar nossa raiva e tristeza contra a injustiça deste mundo. 

C. John Collins colocou desta forma: “Os salmos não expressam simplesmente emoções: quando cantados com fé, eles realmente moldam as emoções dos piedosos.”

Use os Salmos para cultivar um coração agradecido

Os Salmos podem ajudar a moldar nossos corações, mentes e perspectivas. 

Podemos usar os Salmos de gratidão para celebrar as obras e a bondade de Deus. Na verdade, Deus deseja que sejamos agradecidos, a gratidão é sua vontade para nós porque liberta nossos corações de viver em um mundo cansado.

Use os Salmos como uma maneira de chorar e lamentar

É fácil se concentrar na dor ou na luta. E se não tomarmos cuidado com a forma como choramos e lamentamos, isso pode se transformar em amargura. 

Podemos nos encontrar estagnados e presos. No entanto, os Salmos de lamento nos lembram como chorar e lamentar de maneira saudável.

Os salmos estão repletos de clamores de coração puros e honestos de pessoas que se encontraram em todos os tipos de circunstâncias. 

Desde aqueles que se tornaram reis até aqueles que enfrentaram perseguição. A grande maioria dos Salmos veio derramando de corações dilacerados com dor e turbulência. 

Estas são as canções do povo de Deus lamentando-se a ele em meio a perdas, provações e mágoas. Mas esses cânticos são um belo refúgio quando a vida fica difícil porque os salmos nos lembram do poder encontrado no louvor, independentemente de estarmos adorando em circunstâncias boas ou ruins. 

Os salmos de lamento nos apontam para encontrar consolo e conforto na presença de Deus. Eles também nos lembram que o luto dura a noite, mas a alegria vem pela manhã por causa de quão fiel é o nosso poderoso Deus.

Se você nunca pensou em usar os salmos como uma forma de orar, louvar ou lamentar, eu o encorajo a olhar para ele como se este livro fosse um belo tesouro destinado a acalmar, edificar e restaurar seu espírito. 

Experimente usar o Salmo 100 para iniciar seu momento de gratidão na oração a Deus.

Aclamai com alegria ao Senhor, toda a terra!
Adore o Senhor com alegria,
venha diante dele cantando com alegria.
Reconheça que o Senhor é Deus!
Ele nos fez, e nós somos Dele.

Somos o Seu povo, as ovelhas do Seu pasto.
Entre em Suas portas com ações de graças;
ir aos seus átrios com louvor.
Dê graças a Ele e louve o Seu nome.
Pois o Senhor é bom. Seu amor infalível continua para sempre,
e Sua fidelidade continua a cada geração.

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
WhatsApp