Qual é o significado do arco-íris na Bíblia?

Um tipo de evento notável é o aparecimento de um arco-íris no céu e ele possui um significado bíblico espiritual e importante para os cristãos.

Os versículos do arco-íris na Bíblia Gênesis 9:13-17

13 O meu arco tenho posto nas nuvens; este será por sinal da aliança entre mim e a terra. 14 E acontecerá que, quando eu trouxer nuvens sobre a terra, aparecerá o arco nas nuvens. 15 Então me lembrarei da minha aliança, que está entre mim e vós, e entre toda a alma vivente de toda a carne; e as águas não se tornarão mais em dilúvio para destruir toda a carne. 16 E estará o arco nas nuvens, e eu o verei, para me lembrar da aliança eterna entre Deus e toda a alma vivente de toda a carne, que está sobre a terra. 17 E disse Deus a Noé: Este é o sinal da aliança que tenho estabelecido entre mim e entre toda a carne, que está sobre a terra.

A visão do mundo sobre o arco-íris

Por mais bonito e único que seja um arco-íris, existe uma explicação simples e não milagrosa para esse fenômeno. Os cientistas sabem há muito tempo que os arco-íris aparecem quando as gotas de chuva agem como “pequenos prismas”.

A luz branca do sol brilha em um lado de uma gota de água, refletida do outro lado da gota e então sai para o outro lado do céu como um arco circular ou arco de cor refratado ou quebrado em o espectro de cores.

O arco-íris contém uma sequência de cerca de 1 milhão de cores indistinguíveis aos olhos humanos. Em vez disso, podemos ver apenas sete tons de cores: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, índigo e violeta.

Na verdade, um arco-íris nada mais é que do que uma “ilusão de ótica” que só aparece quando o observador está olhando apenas no ângulo certo em relação à fonte de luz.

No entanto, a beleza e a aparência mística do arco-íris fizeram com que ele fizesse parte de diferentes mitos entre muitas culturas ao redor do mundo. Por exemplo, os nórdicos o viam como uma “ponte” de Bifrost para os deuses atravessarem da terra para sua casa chamada Asgard.

Da mesma forma, os antigos japoneses acreditavam que o arco-íris permitia que seus ancestrais falecidos voltassem à terra. Já os navajos acreditavam que era o caminho para os espíritos sagrados. 

Ainda hoje, há uma velha lenda irlandesa comumente contada de que há um pote de ouro no final de cada arco-íris guardado por um duende astuto.

Porque o diabo é o “pai da mentira” (João 8:44), todos os mitos sobre o arco-íris são mentiras que nos distraem de descobrir o verdadeiro significado simbólico por trás dele.

Na verdade, uma das distrações sutis e que teve um maior alcance em nossa cultura contemporânea aconteceu em 1978, quando um artista sequestrou o arco-íris para desenhar uma bandeira para representar a comunidade LGBT e celebrar um estilo de vida que é pecaminoso, antinatural e destrutivo.

O verdadeiro significado do arco-íris

Então, qual é o verdadeiro significado do arco-íris? Para responder a essa pergunta, devemos olhar somente para o que a Bíblia Sagrada nos diz. Pois ela é a única fonte inspirada, infalível e inerrante palavra de Deus.

O arco-íris aparece pela primeira vez nas Escrituras no final da história do dilúvio mundial, no livro de Gênesis.

Quando pela maldade e desobediência do povo, Deus disse para Noé construir uma arca, pois a terra seria inundada pelas águas do dilúvio. O povo não acreditava nas palavras de Noé, e continuavam no mesmo erro. Quando veio o dilúvio e engoliu a todos, escapando somente Noé sua família e os animais.

Depois desses acontecimentos, o julgamento de Deus foi “contido” e a chuva parou (Gênesis 8:2), resultando em um arco-íris que apareceu no céu.

Esta foi a primeira aparição de um arco-íris na história da humanidade, até porque não chovia naquele tempo. No entanto, a Bíblia é muito clara sobre o que o arco-íris simboliza.

Depois que as águas baixaram e Noé pôde sair do barco para a terra seca, ele construiu um altar e ofereceu um holocausto a Deus. Em resposta, Deus declarou esta promessa a Noé e sua família:

E falou Deus a Noé e a seus filhos, dizendo: E eu, eis que estabeleço a minha aliança convosco e com a vossa descendência depois de vós. […] E disse Deus: Este é o sinal da aliança que ponho entre mim e vós, e entre toda a alma vivente, que está convosco, por gerações eternas. O meu arco tenho posto nas nuvens; este será por sinal da aliança entre mim e a terra. […] Então me lembrarei da minha aliança, que está entre mim e vós, e entre toda a alma vivente de toda a carne; e as águas não se tornarão mais em dilúvio para destruir toda a carne. […] E disse Deus a Noé: Este é o sinal da aliança que tenho estabelecido entre mim e entre toda a carne, que está sobre a terra.” (Gênesis 9:8-16)

Portanto, considerando esta passagem, Deus atribuiu um significado especial ao arco-íris para que, toda vez que o virmos, possamos nos lembrar da aliança que Deus fez, de nunca mais destruir tudo e todos na terra com um dilúvio.

Claro, existem alguns outros detalhes que podemos observar nessa história, como o poder de Deus sobre os elementos, bem como a constância das estações, rotações da terra e mudanças de temperatura na terra (Gênesis 8:22).

Por mais fantástico que possa parecer, esse evento mundial de inundação realmente aconteceu. E embora certamente não seja um mito ou mesmo uma história alegórica, ainda existem lições que devemos aprender para nossas vidas hoje.

É intrigante que tantos mitos expliquem o arco-íris como uma espécie de “ponte” sobrenatural. Contudo, o tema mais importante que o arco-íris ilustra para nós é o gracioso propósito de redenção de Deus, especialmente à luz de sua justiça e santo julgamento. Não apenas para poupar Noé e sua família, mas também para dar à humanidade uma chance de começar de novo.

Esta foi uma boa notícia para Noé porque, apesar da justiça de Noé que de certa forma, era um novo “protótipo” para a humanidade, o coração da humanidade ainda era “mau desde a sua juventude” (Gênesis 8:21).

De fato, embora Noé tenha construído um altar para adorar a Deus imediatamente ao sair da arca, não demorou muito até que sua embriaguez resultou em novas maldições sobre alguns de seus descendentes (Gênesis 9).

O arco-íris nos lembra do Evangelho

Esta é uma ótima notícia para nós também, porque nos aponta clara e lindamente para o que Deus fez por nós. Enviando seu próprio Filho, Jesus, para morrer em uma cruz e ao terceiro dia ressuscitar. Para assim, nos dar uma incrível oportunidade de escaparmos do julgamento eterno. (Colossenses 3:3; 1 Pedro 3:20-22; 2 Pedro 2:9).

E por causa do evangelho, podemos responder à graça de Deus com entrega fiel e sermos salvos. Como Paulo nos deixou registrado:

“A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.” (Romanos 10:9-10)

arco-íris bíblia versículo

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.
Botão Voltar ao topo