Qual o significado de Edom? E quem eram os Edomitas?
Aprendemos no livro de Gênesis que o pai dos edomitas era Esaú, o mesmo Esaú irmão de Jacó. Esta é a conexão familiar entre os edomitas e os israelitas. O reconhecimento desse vínculo familiar não se perdeu ao passar dos anos e das gerações, isto é o que veremos a seguir.
Quando estudamos o livro de Gênesis vemos que Esaú está referido como Edom de onde obtemos o nome Edomitas.
Ele também era conhecido como o pai dos edomitas.
“Esaú tomou suas esposas, filhos e filhas e todos os membros de sua casa, bem como seu gado e todos os seus outros animais e todos os bens que havia adquirido em Canaã, e mudou-se para uma terra distante de seu irmão Jacó. os bens eram grandes demais para eles ficarem juntos; a terra onde eles estavam não podia sustentar a ambos por causa de seu gado. Então Esaú (isto é, Edom) estabeleceu-se na região montanhosa de Seir. Este é o relato da linhagem familiar de Esaú, pai dos edomitas, na região montanhosa de Seir”. (Gênesis 36:6-9)
O que significa Edom?
A palavra Edom significa vermelho ou avermelhado. Esta foi uma descrição apropriada do lugar de Edom, mas também uma descrição apropriada para Esaú. Na vida de Esaú, ele estava ligado às coisas vermelhas.
Aparência avermelhada: “O primeiro a sair era ruivo, e todo o seu corpo era como uma roupa peluda; por isso lhe deram o nome de Esaú.” (Gênesis 25:25)
Ensopado vermelho: “E Jacó cozera um guisado; e veio Esaú do campo, e estava ele cansado; E disse Esaú a Jacó: Deixa-me, peço-te, comer desse guisado vermelho, porque estou cansado. Por isso se chamou Edom.” (Gênesis 25:29-30)
País Vermelho: “E enviou Jacó mensageiros adiante de si a Esaú, seu irmão, à terra de Seir, território de Edom.” (Gênesis 32:3)
Os estudiosos diriam que uma das razões pelas quais o país recebeu o nome de Edom é por causa do arenito avermelhado que existia no país. O homem de pele vermelha vivia em uma terra conhecida por sua areia avermelhada. Estes são complementos perfeitos um do outro.
O que devemos saber sobre os edomitas na Bíblia e sua história?
Considere a jornada que os israelitas fizeram enquanto vagavam pelo deserto.
“Depois voltamos e partimos em direção ao deserto ao longo da rota para o Mar Vermelho, como o Senhor havia me orientado. Por muito tempo, contornamos a região montanhosa de Seir.” (Deuteronômio 2:1)
De imediato, espero que você faça a conexão com a região montanhosa de Seir, porque quem se estabeleceu na região montanhosa de Seir? Esaú e os edomitas.
“Então o SENHOR me falou, dizendo: Tendes rodeado bastante esta montanha; virai-vos para o norte. E dá ordem ao povo, dizendo: Passareis pelos termos de vossos irmãos, os filhos de Esaú, que habitam em Seir; e eles terão medo de vós; porém guardai-vos bem.” (Deuteronômio 2:2-4)
Só para esclarecer, a pessoa com quem Deus estava falando sobre isso era Moisés. Isso foi centenas de anos depois da morte de Esaú, e Deus ainda se referia a eles como família.
“Não abominarás o edomeu, pois é teu irmão” (Deuteronômio 23:7)
Há uma outra passagem que aponta para os edomitas como parentes e dá uma visão maior sobre a possível relação tênue entre os edomitas e os israelitas.
Em Números 20, Moisés pede ao Rei que lhes dê passagem por Edom, porém o rei se recusa. Quando Moisés enviou os mensageiros ao rei, percebeu como ele se referia ao povo de Israel.
Deixa-nos, pois, passar pela tua terra; não passaremos pelo campo, nem pelas vinhas, nem beberemos a água dos poços; iremos pela estrada real; não nos desviaremos para a direita nem para a esquerda, até que passemos pelos teus termos.
“Porém Edom lhe disse: Não passarás por mim, para que eu não saia com a espada ao teu encontro. Então os filhos de Israel lhe disseram: Subiremos pelo caminho aplanado, e se eu e o meu gado bebermos das tuas águas, darei o preço delas; não desejo alguma outra coisa, senão passar a pé. Porém ele disse: Não passarás. E saiu-lhe Edom ao encontro com muita gente, e com mão forte. Assim recusou Edom deixar passar a Israel pelo seu termo; por isso Israel se desviou dele.” (Números 20: 17-21)
A terra dos edomitas foi dada a eles por Deus
Outra coisa importante a saber sobre os edomitas é que a terra de Edom não apenas pertencia a eles, mas também receberam do Senhor.
“Não vos envolvais com eles, porque não vos darei da sua terra nem ainda a pisada da planta de um pé; porquanto a Esaú tenho dado o monte Seir por herança.” (Deuteronômio 2:5)
“Outrora os horeus também habitaram em Seir; porém os filhos de Esaú os lançaram fora, e os destruíram de diante de si, e habitaram no seu lugar, assim como Israel fez à terra da sua herança, que o SENHOR lhes tinha dado” (Deuteronômio 2:12)
De família a inimigo
Depois de Deuteronômio, na próxima vez que vemos os edomitas, eles não são familiares, mas inimigos.
Aqui estão alguns exemplos:
“Depois que Saul assumiu o governo de Israel, ele lutou contra seus inimigos por todos os lados: Moabe, os amonitas, Edom, os reis de Zobá e os filisteus. Para onde quer que ele se voltasse, infligia-lhes punição.” (1 Reis 14:47)
“Então o Senhor levantou contra Salomão um adversário, Hadade, o edomita, da linhagem real de Edom. Anteriormente, quando Davi estava lutando contra Edom, Joabe, o comandante do exército, que havia subido para sepultar os mortos, matou todos os homens em Edom. Joabe e todos os israelitas ficaram lá por seis meses, até que destruíram todos os homens em Edom.” (1 Reis 11:14-16)
“Os quais Davi também consagrou ao SENHOR, juntamente com a prata e ouro que trouxera de todas as demais nações: dos edomeus, e dos moabitas, e dos filhos de Amom, e dos filisteus, e dos amalequitas. Também Abisai, filho de Zeruia, feriu a dezoito mil edomeus no Vale do Sal. E pôs guarnições em Edom, e todos os edomeus ficaram por servos de Davi; e o SENHOR guardava a Davi, por onde quer que ia.” (1 Crônicas 18:11-13)
A Bíblia não nos dá uma indicação clara de quando eles passaram de família a inimigos, mas claramente eram inimigos de Israel.
O Fim de Edom
Ao passo que vamos estudando o Antigo Testamento, vamos vendo as previsões sobre o fim de Edom. Os profetas, seis deles, predizem a destruição de Edom e o julgamento de Deus sendo derramado sobre eles.
“Esta palavra do Senhor veio a mim: ‘Filho do homem, vire o rosto contra o monte Seir; profetize contra ele e diga: ‘Assim diz o Soberano Senhor: Estou contra você, monte Seir, e vou estender minha mão contra vocês e os farei um deserto desolado. Transformarei suas cidades em ruínas e vocês ficarão desolados. Então vocês saberão que eu sou o Senhor.'” (Ezequiel 35: 1-4)
Este é um exemplo das várias profecias ditas e cumpridas contra Edom. Um estudioso até disse que Edom foi tão completamente destruída e que alguns historiadores não acreditavam que Edom ainda existisse. Apenas um pequeno lembrete da verdade das proclamações que Deus faz.
Se eu tivesse que resumir os edomitas, usaria esses termos: De família a inimigo, ao fim.
A certa altura, os edomitas eram um povo abençoado, ao qual pensavam estar seguros em sua região montanhosa. Sinceramente, eles eram até que Deus se voltou contra eles e retirou a sua benção.
Uma vez destruídos, nunca mais se ouviu falar deles.
Quem são os edomitas nos dias de hoje?
Existem diversas teorias sobre o que aconteceu com os edomitas após o fim de seu reino. Alguns acreditam que eles se assimilaram a outros povos da região, como os nabateus ou os árabes. Outros acreditam que se converteram ao judaísmo ou ao cristianismo e perderam sua identidade cultural. Há ainda quem acredite que os edomitas migraram para outras regiões, como a Europa ou a África.
Embora não exista um consenso definitivo sobre o destino dos edomitas, é possível que seus descendentes ainda existam hoje em dia, misturados com outros povos. Provavelmente foram assimilados por outros grupos étnicos que habitam a região do Oriente Médio hoje em dia.