Quando você sente que todos, estão se casando, menos você!

Muitos amigos solteiros abandonaram as redes sociais ou, pelo menos, deram um passo para trás. Suas razões? Porque todos os outros posts tinham fotos de casamento ou noivado. Quando eles rolavam por eles, eles sentiram uma sensação avassaladora de perda. Que eles foram esquecidos. Que seus colegas vissem que ainda não haviam encontrado um cônjuge piedoso e os banissem. E, infelizmente, às vezes isso acontece.

Então, amigos solteiros, o que acontece quando parecemos ser bombardeados por postagens de conhecidos se casando? Sabemos que devemos nos sentir felizes por eles, e muitos de nós sentimos, mas como podemos combater o sentimento de que Deus de alguma forma nos deixou de fora? 

Embora essas chamadas “soluções” possam não se aplicar perfeitamente à sua situação, aqui está o que a perseverança em oração me leva a clicar no botão curtir, escrever “parabéns” e continuar a confiar que Deus tem os melhores planos para mim.

Aqui estão 4 lembretes, para você não se desperar, quando sentir que todos estão se casando, menos você.

1. Lembre-se que os relacionamentos não são uma corrida

Mesmo se eles fossem uma corrida, no sentido de que a vida é uma só (Hebreus 12:1-3), eu adoraria transmitir um pouco de sabedoria que meu treinador de cross-country me deu no ensino médio.

“Você corre para derrotar seu melhor tempo pessoal. Não preste atenção às outras garotas no percurso. Faça seu objetivo final bater o tempo mais rápido que você correu nos 5k.”

Da mesma forma, não tentamos competir com os outros casais. Nós não tentamos nos engatar o mais rápido possível para que possamos marcar uma caixa de seleção na lista. 

Muitos crentes sentem a pressa de se casar que se casam com a pessoa errada. Eles saem e se apegam a alguém que não ama o Senhor de todo o coração, alguém que abusa, ou alguém que tem um caráter imaturo ou corrompido. Daí por que as taxas de divórcio cristão tendem a se igualar às do mundo.

Saiba que cada cristão tem uma “raça” diferente. O seu pode estar em uma montanha, enquanto seu amigo, que acabou de ficar noivo, pode ter um curso mais estabilizado. Portanto, continue perseverando, continue correndo e esperando.

2. Saiba que todo mundo publica suas melhores vidas nas mídias sociais

Você pode ver esses casais perfeitos e se sentir perturbado com sua própria vida amorosa. Mas os casais não mencionam as brigas, o relacionamento por um fio, os encontros horríveis que tiveram, antes de encontrar este, os inúmeros aplicativos de namoro e pequenos grupos que experimentaram. Ninguém gosta de postar seus momentos negativos nas redes sociais.

A mídia social mostra a perfeição. 

Então, quando testemunhamos os noivados perfeitos, os casamentos perfeitos, a prole perfeita produzida por esses casais, não temos em mente que eles provavelmente tiraram 40 fotos para encontrar a foto com a iluminação certa. Que eles conseguiram registrar seus filhos sorrindo para a câmera, pouco antes de terem um desentendimento.

Tudo isso, para dizer que todos lutam com uma problema diferente. O casamento não resolve nada. Na verdade, na maioria das vezes, agrava problemas pré-existentes. Isso me leva ao meu próximo ponto…

3. Lembre-se de que o contentamento continua desde a solteirice até o casamento

Sim, toda pessoa casada diz aos solteiros: “Ah, seja feliz agora. Caso contrário, você nunca será feliz no casamento.”

Mas ouça-me, uma pessoa solteira, dizer que existe alguma verdade nisso (Filipenses 4:11-13). 

Vou usar um exemplo do mundo editorial. Eu pensei que minha vida seria consertada assim que eu tivesse um contrato de publicação. Então, depois de anos e anos de labuta, finalmente adquiri um de uma editora tradicional. Isso me deixou completamente contente? Isso resolveu todas as minhas inseguranças e problemas?

Absolutamente não, porque recebi meu primeiro cheque de royalties (e vamos apenas dizer que os números não elevaram meu ânimo). E eu disse: “Ugh, eu gostaria de ter sido contratado por uma empresa maior para poder ganhar mais dinheiro com livros”. E o que aconteceu? Exatamente isso. Isso resolveu meus problemas?

Claro que não.

Você entendeu. É o dilema “Se você der um biscoito a um rato”. Depois de adquirir uma coisa, você precisará de outra. Nos relacionamentos, pode acontecer assim:

Bom, se eu tivesse um parceiro de namoro piedoso, eu ficaria realmente feliz.

Bem, se eu me casasse com essa pessoa, eu ficaria realmente contente.

Bom, se minha esposa me mostrasse mais carinho, eu ficaria feliz.

Bem, se tivéssemos filhos nos daria uma razão para trabalharmos mais juntos e seríamos realmente felizes…

E assim por diante. 

Precisamos exercitar o contentamento em nossas situações atuais para sempre experimentar a felicidade nas futuras. Isso não significa dar um sorriso falso e dizer falsamente: “Adoro ser solteira”. 

Sejamos honestos. Para aqueles de nós projetados para um relacionamento romântico, provavelmente não podemos dizer honestamente essas palavras. Mas podemos agradecer a Deus pelas bênçãos que ele já trouxe para nossas vidas. Podemos perceber os benefícios do estado de solteiro e expressar gratidão por eles.

4. Não se esqueça da Maioria Silenciosa

Não, nem todos os seus amigos se casaram. Pode parecer assim. Mas muitos cristãos solteiros que lutam com sua solteirice, permanecem em silêncio.

Satanás tem uma maneira de fazer isso com os cristãos. Ficar em silêncio ao sentir-se sozinho, excluído.

Embora eu esteja com alguns dos cristãos solteiros mais vocais em questões de afastamento na igreja e como eles lidam com ministérios de solteiros, a maioria dos solteiros se sente total e completamente sozinho. Saiba que isso está longe de ser o caso. Muitas pessoas sentem o que você sente e podem usar a oração tanto quanto você anseia por ela.

Podemos combater isso tornando-nos mais vocais sobre nossa solidão. Podemos pedir oração nas redes sociais e pedir aos nossos companheiros cristãos casado,s ​​que não nos deixem de fora da igreja e das atividades da vida.

Pense no profeta Elias. Ele pensou que tinha que exercer essa função de profeta, sozinho. Que ninguém mais em Israel estava com o Senhor (1 Reis 19). Ele quer literalmente morrer por causa de sua solidão. Contudo, o Senhor o alimenta, lhe dá descanso e lhe assegura que não está sozinho. 

“No entanto, reservo sete mil em Israel, todos cujos joelhos não se dobraram a Baal e cujas bocas não o beijaram”. (1Reis 19:18)

Você não luta esta batalha sozinho. Encontre uma rede de cristãos solteiros, ore uns pelos outros, encoraje uns aos outros e confie no Senhor. Lembrando sempre, que há um tempo determinado por Deus, para todas as coisas.

“TUDO tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.” (Eclesiastes 3:1)


Autora: Hope Bolinger

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo