QUEDA DO HOMEM – Significado

QUEDA DO HOMEM – Uma transição crucial da condição de inocência moral e favor divino para uma condição de declarações à morte. Esse evento marcante na história da humanidade ocorreu quando Adão comeu o fruto proibido.

Evidência bíblica:

A narrativa da criação em Gênesis 1 e 2 estabelece a distinção entre a natureza e a responsabilidade do homem. Ele foi criado à imagem de Deus com o propósito de desfrutar de comunhão com Deus e de governar a Terra, usando seus recursos para a glória de Deus.

Além do mandato cultural, Deus deu uma ordem específica: o homem poderia comer da vegetação do jardim do Éden, mas estava limitado ao comércio do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal. Essa ordem tinha o objetivo de introduzir a noção de diferença entre o bem e o mal na consciência humana e confirmar a adesão do homem ao Criador.

O homem, diferentemente dos animais, tinha a capacidade de fazer a diferença entre o bem e o mal, e sua vida deveria ser uma resposta consciente a Deus. Satanás aproveitou essa ordem para tentar o homem a se rebelar contra Deus, levando-o a acreditar que poderia determinar o que era certo e errado por si mesmo.

A queda aconteceu quando Adão e Eva desobedeceram a Deus e comeram o fruto proibido. Isso representou um ato de rebelião, incredulidade e deslealdade, resultando em uma separação entre o homem e Deus.

Efeitos da queda:

Os efeitos imediatos da queda incluem a perda da coragem e da alegria na presença de Deus, o surgimento do medo e da vergonha, e a alienação do homem em relação a Deus. Adão e Eva foram expulsos do Jardim do Éden, que era o lugar de comunhão com Deus.

As consequências da queda se estenderam a toda a humanidade, resultando na imputação do pecado de Adão a todos os seus descendentes, a obrigação de morrer e uma natureza corrompida.

Os resultados da queda também afetaram o mundo físico, tornando o trabalho árduo e perigoso necessário para a subsistência.

No entanto, Deus, em Sua misericórdia, prometeu um Salvador (Gênesis 3.15) e continua a revelar Seu plano de redenção para a humanidade.

Apesar da Bíblia mencionada acima a queda após Gênesis 3, esse evento é fundamental para compreender os acontecimentos subsequentes, à medida que a narrativa bíblica avançada em direção ao futuro, explorando os amplos efeitos do pecado e a revelação do remédio de Deus.

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você precisa desativar o Adblock para continuar navegando em nosso site!