Quem eram os moabitas na Bíblia? Eles eram realmente maus?

O povo moabita aparece na Bíblia 38 vezes. Eles não tinham fama de pessoas piedosas. Em muitos casos em que se faz menção deles são de forma negativa e uma advertência ao povo de Deus. Ser moabita não era necessariamente uma coisa boa. 

No entanto, vemos a graciosa soberania do Senhor usando os moabitas para cumprir Seus propósitos. Hoje, vamos responder à pergunta: os moabitas eram realmente tão ruins assim?

Quem eram os moabitas na Bíblia?

A origem obscura dessas pessoas se encontra em Gênesis 19. Depois que Ló e suas duas filhas escaparam da destruição divina de Sodoma e Gomorra… Ambas as filhas conceberam filhos de seu pai deixando-o bêbado.

O filho da filha mais nova chamava-se Amom, pai dos amonitas. O filho da filha mais velha chamava-se Moabe, pai dos moabitas. Esses dois meios-irmãos se tornariam duas nações poderosas.

Os moabitas viviam na terra chamada Moabe, localizada entre o Mar Morto e o deserto da Arábia. Uma das histórias mais conhecidas da Bíblia que inclui Moabe é quando Balaão disse ao rei Balaque para fazer o povo de Deus pecar com imoralidade sexual e comida dada à adoração de ídolos. 

Infelizmente, os israelitas morderam a isca e pecaram. Eles receberão como punição uma praga mortal por causa de suas escolhas (Números 31). Por causa disso, os moabitas não foram autorizados a entrar na assembleia do Senhor.

Mesmo com sua cultura ímpia e más decisões, Deus ainda honrou Sua promessa a Ló em ter a terra de Moabe como sua posse (Dt 2:9). Isso nos mostra como o Senhor é sempre fiel a nós, mesmo quando falhamos com Ele, Sua Palavra é sempre verdadeira. 

Deuteronômio 23:5 diz:

No entanto, o Senhor seu Deus não deu ouvidos a Balaão, mas transformou a maldição em uma bênção para você, porque o Senhor seu Deus o ama”. 

Os israelitas foram então advertidos a não se aliar a Moabe.

Mesmo depois de todas as decisões pecaminosas dos moabitas, Deus ainda teve grande misericórdia. O próprio Jesus veio de uma família ligada a um moabita. Rute estava na genealogia de Cristo.

O reverendo Kyle Norman, da Crosswalk , compartilha:

“Moabe adorava um Deus diferente dos israelitas. Enquanto Israel adorava Yahweh, a divindade de Moabe era conhecida como Quemós. Isso significa que Rute era uma mulher estrangeira e não fazia parte do povo da aliança de Deus. Apesar disso, é por meio de Rute que a promessa da aliança de Deus se cumpre. Vemos este tema constantemente nas Escrituras. Deus escolhe “os loucos e os fracos” para abençoar o povo de Deus e estabelecer as promessas de Deus (1 Coríntios 1:27). Rute é um excelente exemplo disso.”

Rute era uma mulher moabita que escolheu dedicar sua vida ao Deus de Israel e seguir sua sogra após a morte de seu marido. Elas se mudaram para Belém e Deus orquestrou para Rute conhecer e se casar com Boaz, um descendente de Salmon e Raabe. 

Boaz provavelmente testemunhou uma grande misericórdia vinda de uma casa com uma mãe que era uma ex-prostituta. Ele então estendeu tão grande misericórdia tornando-se o parente redentor do legado do ex-marido de Rute.

Toda esta história aponta para Jesus, nosso parente redentor. Ele nos levou de forasteiros em pecado para Sua família. 

Não somos melhores que os moabitas. Todos nós pecamos e estamos destituídos da glória de Deus. No entanto, Ele escolheu vir e morrer por nossos pecados e quando aceitamos esse presente, entramos em um relacionamento com Ele.

Moabe era conhecido por seu orgulho e idolatria. A última vez que lemos sobre Moabe é em Isaías 16:14 que diz: 

“Mas agora o Senhor diz: Dentro de três anos, como um servo vinculado por contrato os contaria, o esplendor de Moabe e todo o seu povo serão desprezados, e seus sobreviventes serão muito poucos e fracos.” 

Quem os moabitas adoravam?

Quem os moabitas adoravam

1 Reis 11:33 compartilha que os moabitas adoravam o deus chamado Quemos. O Dicionário de Ferramentas de Estudo da Bíblia compartilha: “Quemós era o principal deus nacional dos moabitas e amonitas. 

Os moabitas são chamados de “povo de Quemós” na passagem das Escrituras que detalha as viagens dos israelitas por Edom, Moabe e Amom (Nm 21:21-32). 

Durante o reinado de Salomão, a adoração de Quemós, junto com a de outros deuses pagãos, foi estabelecida e promovida na cidade de Jerusalém.”

Quais foram algumas pessoas proeminentes de Moabe na Bíblia?

A pessoa mais proeminente de Moabe foi Rute. Salomão casou-se com uma princesa moabita (1 Reis 11:1-8). Além disso, Balaque era o rei de Moabe em Números 22. Não há muitos outros indivíduos listados nas Escrituras, mas mais da discussão dos moabitas como um grupo de pessoas inteiras.

Fatos interessantes sobre Moabe e os moabitas

Moisés morreu em Moabe e viu a terra prometida do monte Nebo e do cume do Pisga.

Nas Planícies de Moabe, em frente a Jericó (Números 22:1; 26:63; Josué 13:32), os filhos de Israel tiveram seu último acampamento antes de entrar na terra de Canaã. 

Estava naquela época na posse dos amorreus (Nm 21:22). “Moisés subiu das planícies de Moabe ao monte de Nebo, ao cume de Pisga”, e “morreu ali na terra de Moabe, segundo a palavra do Senhor” (Deuteronômio 34:5-6). 

O rei Davi derrotou os moabitas: Em 2 Samuel 8, os moabitas perdem na batalha, e dois terços foram mortos e um terço ficou sujeito ao rei Davi.

Salomão casou-se com mulheres moabitas: Muitas vezes os israelitas foram avisados ​​para não se casarem com os moabitas. Apesar de ser o homem mais sábio da terra, Salomão não conseguiu vencer seu pecado de poligamia. Ele se casou com mulheres que adoravam deuses estrangeiros e desobedeceram ao Senhor (1 Reis 11:1).

Os israelitas derrotaram Moabe várias vezes: o rei Davi derrotou Moabe, os israelitas invadiram sua terra e conquistaram a vitória em 1 Reis 3. Diz-se que os invasores moabitas vinham toda primavera (2 Reis 13:20). Sua batalha com o povo de Deus estava em andamento. Um rei piedoso bem conhecido chamado Josafá teve vitória sobre o povo de Moabe e Amom quando eles vieram para guerrear contra ele (2 Crônicas 20).

O povo de Deus não deveria se casar com moabitas: Assim como Jesus compartilhou no Novo Testamento não ser unido em jugo desigual em casamento com incrédulos, os israelitas receberam o mesmo comando (2 Coríntios 6:14). Esdras orou em favor do povo, incluindo os sacerdotes levíticos que se casaram com moabitas e outros ímpios.

Acredito que os moabitas eram pecadores que tomaram decisões horríveis. Eles desobedeceram a Deus e seguiram a adoração de ídolos. Eles vieram atrás e lutaram contra o povo do Senhor por ódio. E eles escolheram ser sexualmente imorais. 

No entanto, vemos a grande imagem da misericórdia e da graça através do caráter de Rute. Vemos uma mulher que se afastou da cultura em que cresceu para seguir o único Deus verdadeiro. Ela foi abundantemente abençoada por sua fidelidade em seguir o Senhor. Ela estava entre aqueles da linhagem familiar de Jesus listados em Mateus 1. 

Podemos aprender com Moabe que ninguém está preso em seu pecado. Mesmo que vivamos em uma cultura idólatra e contrária a Deus, como Rute, podemos dar um passo à frente e confiar em Jesus. 

Nós como os moabitas também somos pecadores merecedores de castigo, porém, por meio de Jesus, temos a esperança da redenção.

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
WhatsApp