Quem foi Abinadabe? A Arca ficou na casa dele por muitos anos?

Quem foi Abinadabe? Você sabia que a Bíblia menciona diversas pessoas que tiveram um papel importante na história de Israel, mas que muitas vezes são esquecidas? 

Uma dessas pessoas é Abinadabe. Apesar de não ser tão conhecido quanto outros personagens bíblicos, ele teve um papel fundamental na história da Arca da Aliança, um dos objetos sagrados mais importantes do povo de Israel. 

Se você está curioso para saber mais sobre quem foi Abinadabe e como sua atuação nos fortalece para continuar trabalhando em prol da palavra de Deus, continue lendo!

Quem foi Abinadabe? A Arca ficou na casa dele por muitos anos?

Este homem morava em Quiriate-Jearim e abrigou a Arca da Aliança em sua casa por um período de cerca de 20 anos, conforme descrito em 1 Samuel 7:1,2; cf. 2 Samuel 6:1-19.

A bíblia diz que seu filho, Eleazar, foi consagrado para guardar a arca. Nada mais aparece com o seu nome. No entanto, pelo tempo que a arca ficou em sua casa,  podemos compreender que era alguém que garantiu a segurança dela. 

A arca da aliança foi parar em sua residência, após os filisteus a capturarem durante uma batalha contra os israelitas. No entanto, eles sofreram uma série de pragas, por isso, decidiram devolvê-la. (I Sm 6: 19-21)

Posteriormente, o rei Davi ordenou que ela fosse levada de volta para Jerusalém, onde ele construiu um tabernáculo para obrigá-la.

Qual a importância da Arca da Aliança para os israelitas?

Esse objeto tinha um significado muito importante para os israelitas, pois representava a presença de Deus entre o povo e simbolizava a aliança entre Deus e Israel. 

Ela era uma caixa feita de madeira de acácia coberta de ouro, com duas asas de ouro que representavam os querubins, e continha as tábuas da lei dadas a Moisés no Monte Sinai, um pote de maná e a vara de Arão que floresceu. (Êx 25: 10-22)

Devido ser um objeto consagrado ao Senhor, os levitas seguiam um certo ritual para transportá-la. Além disso, era proibido olhar dentro da arca ou tocar nela se estivesse impuro.

Durante a peregrinação pelo deserto e mais tarde na jornada para a Terra Prometida, eles cuidavam para que seu transporte fosse feito segundo as ordenanças de Moisés. (I Cr 15:14,15)

Como eles acreditam que a presença da Arca lhes dariam vantagens divinas, procuravam mantê-la por perto, mantendo-a em um lugar sagrado do Tabernáculo e depois no Templo de Jerusalém.

Por que escolheram a casa de Abinadabe?

Como a Bíblia não dá muitos detalhes sobre por que a casa desse personagem, alguns estudiosos especulam que ele era um homem virtuoso e piedoso, o que poderia ter sido um fator na escolha de sua casa como um local sagrado para a Arca. 

Além disso, Quiriate-Jearim era uma cidade levítica e isso também contou na hora de escolher um local para guardar um objeto tão importante e sagrado.

Independentemente dos motivos exatos, ele e seu filho guardaram a Arca da Aliança até que o rei Davi a levou para Jerusalém, conforme descrito na Bíblia.

O que podemos aprender com a história desse personagem?

Entender quem foi Abinadabe, nos leva a refletir sobre algumas funções na casa de Deus como a limpeza, a pregação do evangelho e a administração.

Nem sempre esses trabalhadores ganham destaque no meio da obra, porém eles exercem papéis fundamentais para manter o sistema funcionando.

Quando lemos que a Arca ficou na casa deste servo de Deus por vinte anos, percebemos que ele fez um grande serviço na obra. Porque guardar a Arca da Aliança, não significava deixá-la em um cantinho da casa esperando alguém buscar.

Na verdade, era um objeto que exigia um serviço de dedicação, cultos e ofertas a Deus. O papel dele era ajudar a manter a presença de Deus sempre viva no coração do povo.

Nesse sentido, podemos glorificar a Deus quando exercemos algum trabalho em prol do nome dele, pois mesmo nas pequenas obras, estamos contribuindo para preservar o seu nome na história da humanidade.

Além disso, esse personagem desconhecido nos ensina que precisamos estar dispostos a guardar o concerto que fizemos para a salvação das nossas almas.

Se este artigo faz sentido para você, leia servir a Deus uma atitude de amor.

Josiane Silva

Olá, eu sou a Josiane Silva, mãe, avó e procuro servir a Deus. Amo estudar a bíblia para compreender o comportamento humano. Afinal podemos aprender muito com as histórias dos outros, não é mesmo? Como gosto muito de ler e de escrever, também trabalho como redatora freelancer.

Artigos relacionados

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você precisa desativar o Adblock para continuar navegando em nosso site!