Quem foi Abner na Bíblia? General de Saul ou de Davi?

Vamos te mostrar neste estudo, quem foi Abner na bíblia, a sua descendência e como o erro de um líder pode prejudicar a vida de toda a sua família.

A bíblia nos conta a trajetória de Deus com a humanidade. Ela retrata o comportamento humano diante de sua evolução. Por isso, apesar de muitas histórias trágicas, podemos perceber que ainda temos os mesmos problemas na sociedade, como:

  • Injustiças;
  • Abuso de poder;
  • Ambição e ganância, entre outros.

Por outro lado, o desejo de Deus de mostrar ao mundo a maneira correta de servi-lo, continua sendo a sua prioridade.

Para entender quem foi Abner e o que podemos aprender com sua história, continue lendo este conteúdo.

Quem foi Abner na Bíblia?

No primeiro livro de Samuel, capítulo 14:50-51, conhecemos que Abner foi o comandante do exército de Israel, que serviu o rei Saul, ele era filho de Ner, que era irmão de Quis, pai de Saul, portanto, primo deste. 

50 E o nome da mulher de Saul, Ainoã, filha de Aimaás; e o nome do capitão do exército, Abner, filho de Ner, tio de Saul. 51 E Quis, pai de Saul, e Ner, pai de Abner, eram filhos de Abiel.

1 Samuel 14:50-51

É interessante conhecer a linhagem dele para compreendermos os acontecimentos da época e como tudo isso interferiu na sua vida.

Você já deve ter notado que quando alguém de uma família recebe um cargo no governo, os familiares mais próximos são beneficiados de alguma maneira. Ainda mais se esta posição for a de um rei. 

No caso, Abner, como primo do rei, se tornou general e um importante militar no reino de Saul.

É claro que ele era alguém hábil e de confiança, porque ele deveria estar sempre próximo às necessidades do rei e do seu reinado. 

Qual foi o fim Abner na bíblia?

Na época em que Davi venceu o gigante Golias, foi a Abner que o rei perguntou quem era o moço, apesar de tempos antes Davi tê-lo servido como músico (I Sm 17:55-58).

Acontece que após a morte de Saul, Abner, como general, apoiou o que considerava o herdeiro do trono, Is-Bosete, filho de Saul, para ser rei sobre a tribo de Benjamim, enquanto Davi foi ungido rei sobre as outras tribos de Israel (2 Samuel 2:8-10).

8 Porém Abner, filho de Ner, capitão do exército de Saul, tomou a Is-Bosete, filho de Saul, e o fez passar a Maanaim, 9 E o constituiu rei sobre Gileade, e sobre os assuritas, e sobre Jizreel, e sobre Efraim, e sobre Benjamim, e sobre todo o Israel. 10 Da idade de quarenta anos era Is-Bosete, filho de Saul, quando começou a reinar sobre Israel, e reinou dois anos; mas os da casa de Judá seguiam a Davi.

2 Samuel 2:8-10

Porém, Abner se desentendeu com Is-Bosete e iniciou negociações secretas com Davi. Isso irritou Is-Bosete, que acusou Abner de traição e o assassinou. Davi lamentou a morte de Abner e o honrou em seu funeral (2 Samuel 3:33-34).

33 E o rei, pranteando Abner, disse: Havia de morrer Abner como morre o vilão? 34 As tuas mãos não estavam atadas, nem os teus pés carregados de grilhões, mas caíste como os que caem diante dos filhos da maldade! Então todo o povo chorou muito mais por ele.

2 Samuel 3:33-34

Por que a atitude de Saul interferiu na vida de Abner?

Saul foi o primeiro rei de Israel, ele pertencia à tribo de Benjamim que era menor das doze tribos de Jacó. (I Sm 10:1)

Ele recebeu o Espírito do Senhor, conforme está escrito em I Sm 10:6, e as orientações de Samuel sobre como deveria proceder para reinar sobre o povo. Venceu muitas guerras, porém, durante a guerra entre os israelitas e os filisteus, ele começou a cometer erros graves diante de Deus.

O primeiro deles, foi não esperar Samuel chegar para oferecer o holocausto, segundo ele, fez isso forçado pelas circunstâncias, I Sm. 13:12. Diante disso, ele perdeu a promessa de que sua descendência reinaria em Israel para sempre. (I Sm 13: 13-14).

O capítulo 15 de primeiro Samuel, conta como ele foi definitivamente rejeitado quando preservou o melhor do gado e o rei amalequita

Dessa maneira, o rei Saul desqualifica-se e a toda a sua descendência de subir ao trono de Israel. 

Por que Joabe cometeu o assassinato de Abner?

Quando Abner optou por se retirar da contenda, Asael, o ágil irmão mais jovem de Joabe, empreendeu a perseguição do veterano general. Abner advertiu o ambicioso Asael para interromper o seu avanço, porém este recusou. À medida que Asael se aproximava, Abner, com sua maior experiência, empalou-o com a ponta de sua lança, resultando na morte imediata do jovem (2 Samuel 2:18-23).

As ações de Abner desencadearam um conflito interno, com Abner, os seguidores da casa de Saul e os exércitos de Israel entrando em conflito com Davi, seus valentes guerreiros e a tribo de Judá.

À medida que o conflito se intensificava, o relato bíblico nos informa que “Abner se fortaleceu na casa de Saul” (2 Samuel 3:6). O significado exato não sabemos. Contudo, é relatado que Abner tomou Rispa, uma concubina do rei Saul, como sua própria (2 Samuel 3:7).

Alguns interpretaram isso como um movimento para consolidar poder sobre o legado de Saul. Embora as motivações possam não ser claras, Is-Bosete viu as ações de Abner como uma tentativa de usurpar o trono e acusou Abner de traição (2 Samuel 3:7).

Independentemente da interpretação, a acusação de Is-Bosete enfureceu Abner, que ficou indignado com a falta de gratidão e reconhecimento do rei por tê-lo colocado em uma posição de destaque.

Abner então se comprometeu a entregar o reino a Davi. Essa decisão também poderia ter motivação por cálculos políticos, visando ganhar o apoio daqueles que ele achava que sairiam vitoriosos. A declaração de seu apoio convenceu as demais tribos de Israel a apoiarem Davi em vez de Is-Bosete.

Pouco depois de Abner ter se reunido em um encontro de paz com Davi, Joabe secretamente convocou o comandante mais velho de volta a Hebrom e o assassinou como forma de vingança pela morte de Asael (2 Samuel 3:26-30).

O que podemos aprender com essa história?

Abner como general de Saul, foi fiel, guerreiro e um excelente estrategista, os reis o temiam, pois era um comandante muito influente. 

A bíblia mostra que ao tomar por mulher uma das concubinas do rei e isso indicava traição e demonstração de interesse em tomar o reino. (I Sm 3:6-10)

E foi nesse contexto, que Abner fez aliança com Davi,” ajudando a transferir o reino da casa de Saul e estabelecendo o reino de Davi sobre Israel e sobre Judá”. (I Sm 3: 9-11)

A história de Abner só aparece na bíblia como alguém importante, devido à ascensão de seu primo à condição de primeiro rei de Israel. Deus esperava que os representantes dessa pequena tribo, considerasse a honra que lhes foi dada.

Assim, aprendemos com essa história que existe oportunidade para todos, apesar dos erros dos antepassados. Porém, é necessário conduzir as nossas ações respeitando as Leis de Deus em nossas vidas.

Gostou deste estudo sobre Abner? Então veja mais temas aqui:

Josiane Silva

Olá, eu sou a Josiane Silva, mãe, avó e procuro servir a Deus. Amo estudar a bíblia para compreender o comportamento humano. Afinal podemos aprender muito com as histórias dos outros, não é mesmo? Como gosto muito de ler e de escrever, também trabalho como redatora freelancer.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
WhatsApp