Quem foi Acã: Significado e Reflexão sobre seu Pecado
Acã é um personagem bíblico do Antigo Testamento que ficou conhecido por ter desobedecido a uma ordem direta de Deus e, por isso, trouxe juízo sobre si mesmo e sobre o povo de Israel.
É sobre isso que iremos conversar neste estudo, hoje, vamos conhecer as consequências da desobediência para o indivíduo e para a nação.
Antes de tudo, vale a pena lembrar que o livro de Josué é muito importante para quem deseja ter uma segunda chance. Isso porque a narrativa dele leva a um reconhecimento da graça e misericórdia divina.
O contexto desse livro mostra que apesar da falha dos israelitas, Deus lhes deu outra oportunidade. Por outro lado, ele mostra o perigo e as consequências do pecado e da desobediência como aconteceu com Acã e toda a sua família.
Quem foi Acã e qual foi o seu pecado?
“E prevaricaram os filhos de Israel no anátema; porque Acã, filho de Carmi, filho de Zabdi, filho de Zerá, da tribo de Judá, tomou do anátema, e a ira do Senhor se acendeu contra os filhos de Israel.“
Josué 7:1
A história de Acã é encontrada em Josué capítulo 7. Quando os israelitas conquistaram a cidade de Jericó, Deus ordenou que tudo o que fosse achado lá fosse consagrado a Ele e ninguém deveria se apropriar de nada (Josué 6:17-19).
Contudo, Acã desobedeceu, pegando uma capa babilônica, prata e ouro, e escondeu em sua tenda (Josué 7:20-21). Como consequência:
- Israel foi derrotado na batalha contra a cidade de Ai.
- O povo ficou confuso e amedrontado.
- Deus revelou a Josué que havia pecado no meio do povo.
- Acã foi identificado por sorteio, confessou o pecado e foi executado com sua família no vale de Acor, que significa “vale da desgraça”.
Seu nome ganhou destaque devido à sua desobediência a Deus, quando tomou para si coisas referentes à destruição de Jericó.
Segundo o relato bíblico, Deus ordenou que o povo destruísse toda a cidade e tudo o que havia nela, mas que preservasse a casa de uma prostituta chamada Raabe e tudo o que ela possuía, como recompensa por ajudar os espias de Israel.
No entanto, ele desobedeceu a essa ordem e pegou para si um manto babilônico, duzentos siclos de prata e uma barra de ouro que estavam entre os despojos de guerra.
“Quando vi entre os despojos uma boa capa babilônica, e duzentos siclos de prata e, uma cunha de ouro do peso de cinquenta siclos, cobicei-os e tomei-os; e eis que estão escondidos na terra, no meio da minha tenda, e a prata, debaixo dela.”
Josué 7:21
Por isso, a maldição que recaiu sobre ele e sua família foi severa, pois devido a sua desobediência Israel sofreu uma grande derrota quando foi lutar contra a cidade de Ai. (Josué 7:5)
Significado de Acã
O nome Acã (em hebraico: עָכָן – Akan
) significa: “Perturbador” ou “trazedor de desgraça”
Alguns estudiosos também associam o nome à raiz hebraica relacionada a “transtorno” ou “aflição”.
As consequências do pecado é a morte
Naquele tempo, uma nação não tinha essa ideia de individualismo que temos hoje, por isso, o erro de um refletia sobre todos. Isso porque a violação das instruções rompia a confiança entre Deus e Israel.
Assim, para que houvesse a benção de Deus, era necessário lidar com o pecado e com o pecador para, assim, mal sair do meio do povo.
Como Deus revelou a Josué que o pecado estava no acampamento, ele, então, convocou todas as tribos de Israel para se apresentarem diante de Deus, tribo por tribo, e o problema estava na tribo de Judá.
Daí, quando essa tribo se apresentou diante de Josué, Acã confessou sua desobediência a Deus e mostrou onde havia escondido os despojos de guerra em sua tenda. Ele e toda a sua família foram então apedrejados até a morte, e seus corpos foram queimados e cobertos de pedras.
O local ficou conhecido como “o vale de Acor”, que significa “vale de perturbação”, em referência à perturbação que o pecado dele causou ao povo de Israel.
Reflexão sobre o pecado de Acã
Primeiramente, precisamos refletir sobre a importância da obediência a Deus. Esse homem não apenas desobedeceu a Deus, mas também prejudicou toda a nação de Israel com seu pecado.
Nossas ações têm consequências não apenas sobre as nossas vidas, por isso, devemos sempre buscar a vontade de Deus em tudo o que fazemos.
Além disso, devemos lembrar que o pecado não deve ser ignorado ou encoberto. Josué, por exemplo, teve que lidar com o pecado e tomar medidas drásticas para purificar o acampamento de Israel.
Da mesma forma, devemos estar dispostos a confessar nossos pecados e lidar com as consequências de nossas ações.
Quando Deus revelou a Josué que havia pecado no acampamento, ele convocou todas as tribos de Israel para se apresentarem diante de Deus.
Isso mostra que o pecado dele não era apenas um problema pessoal, mas afetava toda a nação de Israel. Daí, a importância de buscar ajuda e apoio da comunidade cristã quando enfrentamos dificuldades e tentações.
Embora a maldição que recaiu sobre ele e sua família possa parecer severa, Deus é justo e santo. O pecado é uma ofensa contra Deus, e a justiça de Deus exige que o pecado seja punido.
Por fim, essa história nos ajuda a entender quem foi Acã e as consequências de deixar o pecado tomar conta das nossas ações.
“Não podereis subsistir diante dos vossos inimigos, enquanto não eliminardes o anátema do meio de vós.” — Josué 7:13
Acã simboliza o pecado oculto e as suas consequências coletivas e pessoais. Sua história mostra como a desobediência individual pode afetar toda a comunidade, e como Deus leva a sério a santidade do Seu povo.