Quem foi Acsa na Bíblia: História e Lições da filha de Calebe

Você sabe quem foi Acsa na Bíblia? Conhece a história da moça que foi oferecida pelo pai como prêmio de guerra?

Embora muitos personagens bíblicos sejam amplamente conhecidos, a história de Acsa é frequentemente esquecida. No entanto, essa mulher corajosa e determinada tem muito a nos ensinar sobre a luta por direitos. 

Ela viveu em uma época em que as mulheres tinham pouca voz na sociedade, ainda assim, não teve medo de pedir o que queria a seu pai, mesmo depois de casada. 

Para conhecer um pouco mais essa personagem, continue lendo e descubra quem foi Acsa na Bíblia.

Quem foi Acsa na Bíblia: o que podemos aprender com a sua história

Não sabemos muito sobre essa personagem, pois ela aparece na bíblia no livro de Josué, capítulo 15, versículos 16 a 19, e também em Juízes, capítulo 1, versículos 12 e 13. 

Tudo o que a bíblia mostra é que ela era a filha de Calebe, um líder da tribo de Judá que participou da conquista de Canaã

Na verdade, ele era um dos doze espias que Moisés enviou para explorar a terra antes da conquista dos israelitas. (Nm 13: 6)

A história dela começa quando Calebe, seu pai, a oferece em casamento ao guerreiro que conquistou a cidade de Quiriate-Sefer. Este guerreiro, era seu primo Otniel, sobrinho de Calebe. Ele aceita o desafio e vence a batalha, recebendo Acsa como esposa e como recompensa.  (Js 15:16,17)

Por que saber quem foi Acsa na bíblia, pode nos ensinar alguma lição?

A história dessa mulher, passaria despercebida se não fosse a petição que fez ao seu pai, depois do casamento. 

Acontece que seu pai deu a ela terras, e lá não tinha água. Daí, pelo que está escrito na bíblia, ela pediu ao marido que pedisse ao pai dela um presente. 

E pelo jeito, ele não pediu, porque ela precisou tomar a decisão de fazê-lo: 

“Ela apeou o jumento; então, Calebe lhe perguntou: Que desejas? Respondeu ela: Dá-me um presente; deste-me terra seca, dá-me também fonte de água.” 

E seu pai, concedeu o seu pedido, dando a ela fontes superiores e inferiores. (Jz 1:14,15)

Exemplo de ousadia e coragem

A história de Acsa é frequentemente citada como um exemplo de coragem e determinação. Ela não teve medo de pedir o que queria e fez questão de reivindicar o direito de possuir terras que possuíam valor por ter fontes de água.

Essa atitude, em uma época em que as mulheres tinham pouca voz na sociedade,  merecia um destaque na bíblia.

Para compreender melhor a importância dessa história, precisamos lembrar que as mulheres israelitas da época não passavam de propriedades. 

Outro ponto que observamos é que, seu marido não quis ou teve coragem de falar com o sogro, no entanto, ela desafia as regras e não sai sem pedir o que desejava. 

Como era o relacionamento dos pais com as filhas naquela época?

Podemos pensar que a história de Acsa na bíblia é um tanto sem cabimento, afinal, ela estava falando com o seu pai.

Mas devemos lembrar que os pais tinham um forte senso de proteção e controle. As filhas não passavam de propriedade do pai e a ele cabia a responsabilidade de escolher o marido adequado para elas. 

Inclusive, eram eles que negociavam casamentos para suas filhas, que muitas vezes não tinham voz ou poder de decisão sobre a escolha de seus cônjuges. 

Além disso, os futuros genros deviam pagar um dote para cobrir as despesas que tiveram com a criação das filhas e garantir que eles teriam condições de mantê-las.

Como podemos ver, pedir terras não era papel das mulheres, a bíblia não conta os detalhes dessa história. Mas para a atitude desta mulher estar registrada, certamente, é porque causou algum espanto naquele lugar.

Nós podemos aprender com essa história, que as pessoas podem até decidir algumas coisas por nós, mas não podem impor a maneira como vivenciaremos aquela imposição.

Muitas vezes, precisamos aceitar as condições do ambiente em que vivemos, no entanto, nada nos impede de impor limites.

Apesar das poucas informações sobre quem foi Acsa na bíblia, aprendemos que não devemos temer em reivindicar direitos como amor, compreensão, respeito e dignidade. 

Gostou da história, então conheça a providência divina na vida de Ester.

Josiane Silva

Olá, eu sou a Josiane Silva, mãe, avó e procuro servir a Deus. Amo estudar a bíblia para compreender o comportamento humano. Afinal podemos aprender muito com as histórias dos outros, não é mesmo? Como gosto muito de ler e de escrever, também trabalho como redatora freelancer.

Artigos relacionados

3 Comentários

  1. Me ajudou muito essa manhã essa palavra me trouxe uma versão de tudo que precisava ouvir. Sobre reivindica. Falou muito nessa areia comigo casamento tá vendo o negócio sem vida mais não tão nen aí. E nos mulheres sempre correndo atrás nas orações em clamor .

  2. Olá Josiane!!
    Foi maravilhoso conhecer sobre Acsa através da sua descrição! Levarei comigo a essência da revelação que vc teve sobre essa mulher que com coragem e determinação se posicionou para enfrentar e conquistar aquilo que parecia impossível para uma mulher da época!
    Obrigada pelo ensinamento !!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você precisa desativar o Adblock para continuar navegando em nosso site!