Como amar seu cônjuge extrovertido

Somos criados à imagem de Deus, únicos e diferentes. No casamento, as diferenças podem causar desafios e amar um cônjuge que é extrovertido, sendo você um introvertido, é um desafio e tanto. 

Nossos cônjuges não pensam como nós e nem sempre tomam as decisões que tomaríamos. 

Embora isso possa ser frustrante, também é um ponto forte. Igualmente, quando você pega dois indivíduos diferentes e funde seus pontos fortes, eles podem se tornar uma força e tanto.

Muito foi descoberto na última década sobre introvertidos e extrovertidos. Tanto os introvertidos quanto os extrovertidos têm seu próprio conjunto de características. 

Todavia, nenhum é melhor nem pior, apenas diferente. Aprender a apreciar os dois é um objetivo que vale a pena. 

Conheço muitos casamentos que contêm tanto um introvertido quanto um extrovertido, incluindo o meu. Sou introvertida e meu marido é extrovertido.

Aprender a apreciar as diferenças de seu cônjuge faz parte da jornada do casamento. Este artigo analisará como amar seu cônjuge extrovertido.

O que é um extrovertido?

O dicionário de Merriam Webster afirma que um extrovertido é uma “pessoa tipicamente gregária e sem reservas que gosta e procura interação social”. Extrovertidos são extrovertidos e prosperam em situações sociais.

Vivemos em um mundo extrovertido, onde os mesmos, parecem obter um zumbido extra da busca e na realização de seus objetivos. 

Isso, portanto, pode motivá-los a trabalhar duro, jogar duro e arriscar. Os extrovertidos normalmente podem lidar, por exemplo, com mais estímulos externos, tomar decisões rápidas e estão mais abertos a correr riscos.

Os extrovertidos ficam energizados pela interação social, enquanto os introvertidos geralmente ficam esgotados. 

Por exemplo, se meu marido Jonathan e eu saímos para uma reunião, quando voltamos para casa, ele assiste à televisão para descomprimir. 

Jonathan fica revigorado por conversas e conhecer novas pessoas. Ele precisa de tempo para descer. 

Eu, por outro lado, vou direto para a cama. Eu aprecio o tempo social, mas é hora de recarregar. Os introvertidos podem desfrutar de reuniões sociais tanto quanto os extrovertidos, mas recarregam sozinhos.

Compromisso: Para amar seu cônjuge extrovertido

O casamento é tudo sobre compromisso, dar e receber. Quando se trata de agendar seu tempo livre, isso também se torna um compromisso. 

Seu cônjuge extrovertido pode querer sair todas as noites da semana ou fim de semana; pois para ele, quanto mais tempo social, melhor. Isso não vai funcionar para um introvertido; eles precisam de tempo de inatividade. 

Para apoiar meu extrovertido marido, aprendi a aceitar e abraçar os eventos sociais que ele planeja para nós. A comunicação é fundamental. 

Eu sempre aprecio saber que tenho eventos chegando para que eu possa recarregar antes do evento. Também é importante que o introvertido no relacionamento fale sobre seus limites.

Respeito a necessidade do meu marido de estar perto dos outros. Ele provavelmente poderia ficar até o amargo fim em um evento, envolvido em uma conversa profunda. 

Por outro lado,eu gosto de me aposentar cedo. Claro que tento respeitá-lo e ficar o máximo que posso, e ele me respeita quando digo que preciso ir. 

Eu tento ultrapassar meus limites, se possível, para que ele possa maximizar seu tempo social.

Conversem sobre como gostariam de passar seu tempo livre e tentem atender às necessidades um do outro. Aprenda seus limites e os desejos de seu cônjuge, então pratique colocar suas necessidades em primeiro lugar.

O casamento não é uma oportunidade de servir um ao outro? Esta é uma maneira que podemos mostrar o amor de Deus. 

Porém, não significa que fazemos apenas o que eles querem; significa reconhecer que você está ciente dos desejos de seu cônjuge e está disposto a ajudar a atender às necessidades dele.

Amar a Deus

Quanto mais nos aproximarmos de Deus e aprendermos sobre Ele por meio da oração e da Bíblia, mais Ele abrirá nossos corações para nosso cônjuge. Só o Senhor pode mudar corações.

“Eu amo os que me amam, e os que me procuram me encontram”. (Provérbios 8:17)

Portanto, leve suas frustrações e preocupações ao Senhor e deixe que Ele as resolva. Muitas vezes, algo esteve em meu coração, e eu o levei ao Senhor em oração. 

Imagine minha surpresa e alegria quando, dias ou semanas depois, meu marido vem e fala comigo exatamente sobre esse assunto. 

Contudo, Deus tem uma maneira de colocar algo no coração de alguém se ele estiver aberto para ouvir.

Quando um fariseu pergunta a Jesus qual é o maior mandamento da Lei, Ele responde:

“Ame o Senhor seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento. Este é o primeiro e maior mandamento”. (Mateus 22:37)

Do mesmo modo, quando fazemos isso, Deus nos ajuda a alinhar nossa vida. Pois, é fácil se desviar e se concentrar nas coisas erradas. 

Mas contudo é também, simples deixar que os contrastes de seu cônjuge o dividam. Quando você busca a Deus, Ele tem uma maneira de trazê-lo de volta.

Suas diferenças podem causar momentos em que é difícil entender o outro. Ou seja, são também suas diferenças e pontos fortes únicos, que fazem de você um par forte. 

Deus equipou você como uma equipe, uma unidade com um conjunto único de dons e habilidades. 

Quando você pode apreciar as habilidades e estilos de personalidade um do outro, você está mais bem equipado para lidar com os desafios da vida juntos.

Valorizar e amar os pontos fortes do seu cônjuge extrovertido

O ruído constante pode ser esmagador para um introvertido. Na maioria das noites, você só quer se aconchegar com um bom livro e relaxar. 

No entanto, o extrovertido tem muitos pontos fortes para oferecer ao introvertido. Eles formam um bom par. 

Esforce-se para entender e apreciar seus pontos fortes. 

Pontos Fortes do cônjuge extrovertido

Você pode sair ao lado deles em um evento social e não ter que manter a conversa. Apenas por estar com eles, você imediatamente faz parte da conversa sem ter que descobrir o que dizer em seguida. 

Você pode ficar com eles até encontrar um indivíduo com quem gostaria de ter uma conversa profunda.

O extrovertido manterá seu calendário social cheio. Se o calendário social estivesse apenas em minhas mãos, pareceria escasso. Agendar eventos sociais no fim de semana não está no topo da minha lista. Meu marido tem o crédito por me manter fora de casa, conhecer novas pessoas e tentar coisas novas.

Meu marido extrovertido adora receber, e a hospitalidade se tornou parte dos valores de nossa família. Conhecer vizinhos, amigos e membros da igreja é importante para nós, por isso recebemos pessoas com frequência. 

Sim, isso significa mais trabalho para mim, mas enche o balde do meu marido, e eu gosto de conversas íntimas. Além disso, não preciso sair de casa, uma vitória para uma pessoa caseira como eu. 

Extrovertidos conhecem pessoas interessantes e fazem conexões surpreendentes. Meu marido nos colocou em muitas aventuras familiares diferentes apenas por meio de conversas. 

Eles também são ótimos para liderar a conversa na mesa de jantar. Depois de um longo dia, estou praticamente sem energia e sem palavras. 

Um extrovertido, por exemplo, pode facilmente continuar a discussão.

Deus nos fez criaturas diferentes

Enfim, o Senhor nos fez todos diferentes. Mais é fácil ficar frustrado com nossos cônjuges, só porque eles veem as coisas de outro ângulo; e como é difícil apreciar suas diferenças. 

Contudo, continue aprendendo sobre seu cônjuge e como você pode ajudar a atender às necessidades dele. 

Servi-los exige esforço e intencionalidade. 

Amar as diferenças de seu marido ou esposa é uma decisão. Concentre-se em como essas diferenças e habilidades trabalham juntas para tornar sua casa melhor. 

Deus fez vocês dois à Sua imagem e semelhença. 

Por fim, confie em Sua soberania e sabedoria. Busque-o. E sendo assim, o amigo Espírito Santo vai lhes ajudar.

Publicado por Crosswalk
Adaptado por Biblioteca do Pregador

Botão Voltar ao topo