Quem foi Azarias na Bíblia? Quantos Azarias tinha?

Você sabia que existem muitas pessoas com o mesmo nome na Bíblia; por isso, confunde as histórias? Afinal, como saber quem foi Azarias na Bíblia, se existem tantas pessoas com o mesmo nome?

Isso acontece porque alguns nomes, na antiguidade bíblica, correspondem, por exemplo, ao nosso João e Maria, existem milhares de brasileiros com esse nome. 

E se alguma vez você teve a curiosidade de saber de quem a história estava falando, que tal começar descobrindo a quem pertence um dos nomes que mais aparecem na Bíblia.

Significado do nome Azarias

az-a-ri’-a `azaryahu e `azaryah, (“Yahweh ajudou”)

A quem Jeová ajuda.

Nome comum em hebraico, e especialmente nas famílias dos sacerdotes da linhagem de Eleazar, cujo nome tem precisamente o mesmo significado de Azarias. 

Quem foi Azarias na Bíblia e quantas pessoas tem esse mesmo nome?

Antes de tudo, é importante entender que só conseguimos confirmar quantos Azarias tem na Bíblia, se conhecermos o nome de seus pais e o período bíblico em que eles aparecem.

Para diminuir essa dificuldade os separamos por livros, Confira:

Em primeira as Crônicas 

Capítulo 2: 8, o nome, Azarias aparece se referindo ao filho de Etã, um dos descendentes de Judá.

E o filho de Etã foi Azarias.

1 Crônicas 2:8

Ainda neste mesmo livro, ele se repete entre os descendentes de Levi, este era filho de Aimaás, que gerou Joanã e que gerou Azarias.

9 E Aimaás gerou a Azarias, e Azarias gerou a Joanã, 10 E Joanã gerou a Azarias; e este é o que exerceu o sacerdócio na casa que Salomão tinha edificado em Jerusalém.

1 Crônicas 6:9-10

A Bíblia diz que “este é o que serviu de sacerdote na casa que Salomão edificou em Jerusalém”.

 E estes eram os príncipes que tinha: Azarias, filho de Zadoque, sacerdote;

1 Reis 4:2

Além destes, encontramos ainda neste livro, o mesmo nome pertencendo a um dos cantores levitas.

Filho de Elcana, filho de Joel, filho de Azarias, filho de Sofonias.

1 Crônicas 6:36

E no capítulo 9:11, este mesmo nome está entre a relação dos habitantes de Jerusalém depois do cativeiro.

E Azarias, filho de Hilquias, filho de Mesulão, filho de Zadoque, filho de Meraiote, filho de Aitube, maioral da casa de Deus;

1 Crônicas 9:11

Em II Crônicas 

No cap. 15: 1, este era filho de Odede e profeta nos dias do rei Asa.

ENTÃO veio o Espírito de Deus sobre Azarias, filho de Odede.

2 Crônicas 15:1

E no capítulo 22:2 esse era o nome do filho de Josafá, rei de Judá.

Era da idade de quarenta e dois anos, quando começou a reinar, e reinou um ano em Jerusalém; e era o nome de sua mãe Atalia, filha de Onri.

2 Crônicas 22:2

Temos ainda o filho de Jeroão, e um dos capitães de Judá, no tempo de Atalia (2 Cr 23:1). 

PORÉM no sétimo ano Joiada se animou, e tomou consigo em aliança os chefes de cem, a Azarias, filho de Jeroão, a Ismael, filho de Joanã, a Azarias, filho de Obede, a Maaséias, filho de Adaías, e a Elisafate, filho de Zicri.

2 Crônicas 23:1

Esse nome aparece também aparece em 26: 17-20, este era o Sumo Sacerdote no reinado de Uzias. Esse Azarias, era contemporâneo de Isaías, Amós e Joel.

17 Porém o sacerdote Azarias entrou após ele, e com ele oitenta sacerdotes do SENHOR, homens valentes. 18 E resistiram ao rei Uzias, e lhe disseram: A ti, Uzias, não compete queimar incenso perante o SENHOR, mas aos sacerdotes, filhos de Arão, que são consagrados para queimar incenso; sai do santuário, porque transgrediste; e não será isto para honra tua da parte do SENHOR Deus. 19 Então Uzias se indignou; e tinha o incensário na sua mão para queimar incenso. Indignando-se ele, pois, contra os sacerdotes, a lepra lhe saiu à testa perante os sacerdotes, na casa do SENHOR, junto ao altar do incenso. 20 Então o sumo sacerdote Azarias olhou para ele, como também todos os sacerdotes, e eis que já estava leproso na sua testa, e apressuradamente o lançaram fora; e até ele mesmo se deu pressa a sair, visto que o SENHOR o ferira.

2 Crônicas 26:17-20

Um dos capitães de Efraim no reinado de Acaz – mandou voltar ao seu lugar os cativos e o despojo, presos na invasão de Judá (2 Cr 28:12).

Então se levantaram alguns homens dentre os cabeças dos filhos de Efraim, a saber, Azarias, filho de Joanã, Berequias, filho de Mesilemote, Jeizquias, filho de Salum, e Amasa, filho de Hadlai, contra os que voltavam da batalha.

2 Crônicas 28:12

Além desses tem o sacerdote do Rei Ezequias da casa de Zadoque. (2 Cr 31:10 a 13)

10 E Azarias, o sumo sacerdote da casa de Zadoque, lhe respondeu, dizendo: Desde que se começou a trazer estas ofertas à casa do SENHOR, temos comido e temos fartado, e ainda sobejou em abundância; porque o SENHOR abençoou ao seu povo, e sobejou esta abastança. 11 Então ordenou Ezequias que se preparassem câmaras na casa do SENHOR, e as prepararam. 12 Ali recolheram fielmente as ofertas, e os dízimos, e as coisas consagradas; e tinham cargo disto Conanias, o levita principal, e Simei, seu irmão, o segundo. 13 E Jeiel, Azarias, Naate, Asael, Jerimote, Jozabade, Eliel, Ismaquias, Maate, e Benaia, eram superintendentes sob a direção de Conanias e Simei, seu irmão, por mandado do rei Ezequias, e de Azarias, líder da casa de Deus.

2 Crônicas 31:10-13

Em I Reis 

Esse era o nome de um dos príncipes de Salomão, filho de Natã, talvez neto de Davi (1 Rs 4:5)

E Azarias, filho de Natã, sobre os provedores; e Zabude, filho de Natã, oficial-mor, amigo do rei;

1 Reis 4:5

No livro de Esdras

No capítulo 7, o nome, Azarias aparece na relação de nomes que mostra que o profeta pertencia à linhagem sacerdotal de Arão

Encontramos esse nome no versículo 1, como filho de Seraías e no 3, como filho de Amarias.  

1 E PASSADAS estas coisas no reinado de Artaxerxes, rei da Pérsia, Esdras, filho de Seraías, filho de Azarias, filho de Hilquias, 2 Filho de Salum, filho de Zadoque, filho de Aitube, 3 Filho de Amarias, filho de Azarias, filho de Meraiote,

Esdras 7:1-3

 Quem foi Azarias também aparece no livro de Neemias 

Neste livro, no capítulo 3:23,24, encontramos alguém com este nome entre os que trabalharam na reedificação dos muros. Este era filho de Joanã.

23 Depois reparou Benjamim e Hasube, defronte da sua casa; depois dele reparou Azarias, filho de Maaséias, o filho de Ananias, junto à sua casa. 24 Depois dele reparou Binui, filho de Henadade, outra porção, desde a casa de Azarias até à esquina, e até ao canto.

Neemias 3:23-24

No capítulo 12:33, Neemias colocou metade dos príncipes de Judá, Azarias, Esdras, Mesulão para ordenar o trabalho na construção dos muros.

32 E após ele ia Hosaías, e a metade dos príncipes de Judá. 33 E Azarias, Esdras e Mesulão,

Neemias 12:32-33

Um dos maiores dos filhos da província, que veio de Babilônia com Zorobabel (Ne 7:7). Em outro texto bíblico o seu nome é Seraías (Ed 2:2).

Os quais vieram com Zorobabel, Jesuá, Neemias, Azarias, Raamias, Naamani, Mordecai, Bilsã, Misperete, Bigvai, Neum, e Baana; este é o número dos homens do povo de Israel.

Neemias 7:7

Levita que ajudou Esdras na instrução do povo com respeito ao conhecimento da lei (Ne 8:7). 

E Jesuá, Bani, Serebias, Jamim, Acube, Sabetai, Hodias, Maaséias, Quelita, Azarias, Jozabade, Hanã, Pelaías, e os levitas ensinavam o povo na lei; e o povo estava no seu lugar.

Neemias 8:7

Um dos sacerdotes que selaram o pacto com Neemias (Ne 10:2), sendo, provavelmente, aquele mesmo Azarias que prestou o seu auxílio na dedicação do muro da cidade (Ne 12:33). 

Nesse contexto, encontrar quem foi Azarias depende de um estudo profundo, pois tirando o filho de Joanã, e o levita, os outros não têm como afirmar se são as mesmas pessoas.

Por isso, consideramos apenas duas pessoas diferentes com o mesmo nome.

Em Daniel 

Conferimos ainda que este era o nome original de Abede-Nego. (Dn 1:6,7,11)

6 E entre eles se achavam, dos filhos de Judá, Daniel, Hananias, Misael e Azarias; 7 E o chefe dos eunucos lhes pôs outros nomes, a saber: a Daniel pôs o de Beltessazar, e a Hananias o de Sadraque, e a Misael o de Mesaque, e a Azarias o de Abednego. […] 11 Então disse Daniel ao despenseiro a quem o chefe dos eunucos havia constituído sobre Daniel, Hananias, Misael e Azarias:

Daniel 1:6-7,11

Apesar dessa enorme apresentação, para saber se são as mesmas pessoas, é preciso verificar as datas em que elas existiram.

Por exemplo, as histórias narradas nos livros de Crônicas dos três primeiros reis de Israel, aconteceram entre 1050 a.C a 930 a.C. Isso significa um período de 120 anos. 

Analisando dessa maneira, encontramos um pouco mais de catorze pessoas diferentes utilizando o mesmo nome. 

Agora, queremos te desafiar a conferir esses números, você aceita? Então deixe nos comentários os seus resultados, ficaremos felizes em ver o seu interesse em estudar a bíblia.

Se gostou deste estudo sobre Azarias, então veja mais personagens bíblicos:

Josiane Silva

Olá, eu sou a Josiane Silva, mãe, avó e procuro servir a Deus. Amo estudar a bíblia para compreender o comportamento humano. Afinal podemos aprender muito com as histórias dos outros, não é mesmo? Como gosto muito de ler e de escrever, também trabalho como redatora freelancer.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você precisa desativar o Adblock para continuar navegando em nosso site!