Quem foi Maquir, filho de Amiel e qual seu papel na história de Mefibosete?

Na Bíblia, encontramos histórias e ações que nos deixaram ótimos exemplos que impactam a nossa visão de mundo, deixaram um impacto duradouro. Por isso, vamos contar neste artigo quem foi Maquir, filho de Amiel.

Como a sua história se entrelaça com a de Mefibosete, um homem marcado pela adversidade desde cedo. Vamos entender como Deus, naquele tempo, cuidava de pessoas com algum tipo de deficiência.

Vamos entender quem foi Maquir, e seu papel na vida de Mefibosete. Qual o contexto da Bíblia ele aparece. Além disso, quais lições podemos aplicar em nossas próprias vidas?

Quem foi Maquir, filho de Amiel?

Este era um homem poderoso e influente, filho de Amiel e pertencia à tribo de Manassés e habitava na cidade de Lo-Debar (2 Sm 9:4,5). Sua família possuía recursos consideráveis e, devido a sua generosidade, e se tornou um aliado fiel do rei Davi. (2Sm 17.27-29)

O papel de Maquir na história de Mefibosete

A história de Mefibosete é marcada por tragédia e redenção. Ele era filho de Jônatas e neto de Saul, sendo, portanto, herdeiro legítimo ao trono de Israel. No entanto, quando Mefibosete tinha apenas cinco anos de idade, seu pai e avô foram mortos em batalha, e ele mesmo ficou paralítico após um acidente (2 Samuel 4:4).

Após se tornar rei, Davi desejava mostrar bondade à casa de Saul por causa de sua amizade com Jônatas. Foi então que o filho de Amiel, entrou em cena. Ele foi o responsável por cuidar de Mefibosete, levando-o para Lo-Debar e provendo a ele sustento e proteção (2 Samuel 9:4).

Qual o contexto bíblico que esses personagens viveram?

Os eventos que envolvem Maquir e Mefibosete ocorreram durante o reinado de Davi. Após a morte de Saul, Davi se tornou rei de Israel, e enfrentou muitos desafios e oposições. Apesar disso, não deixou de demonstrar profunda reverência a Deus e um coração compassivo.

Nesse tempo, Mefibosete, apesar de suas limitações, foi um homem de fé e coragem. Ele vivia em humildade e obscuridade, longe dos privilégios e riquezas que sua família poderia ter desfrutado. Uma vez que representava a última esperança da linhagem de Saul e, portanto, possuía um direito legítimo ao trono de Israel. 

Anteriormente, Jônatas e Davi fizeram um pacto de amizade e paz que deveria estender-se a seus descendentes eternamente. (I Sm 20:14–17, 42) 

Mediante esse concerto, ele mostrou bondade a Mefibosete, restaurando-lhe a propriedade de Saul e permitiu que ele se sentasse à sua mesa, compartilhando da riqueza e da comunhão real (2 Sm 9:7) 

Assim, Davi demonstrou o amor de Deus por meio de seu ato de graça, mostrando que a bondade e a justiça podem se sobrepor à posição social e às aparências externas.

Quem foi Maquir e seu papel na história de Mefibosete?

Em primeiro lugar, a presença desse personagem foi fundamental para proteger e prover o Mefibosete. Ele demonstrou generosidade, cuidado e solidariedade, além de apoio mútuo dentro da comunidade. 

O mais importante da sua atitude é a capacidade de reconhecer o valor de Mefibosete como pessoa, mesmo com sua deficiência, o acolheu em sua casa, oferecendo-lhe proteção e provisão.

Em segundo lugar, aprendemos que devemos ter compaixão e bondade, assim como Deus nos estende a sua graça e perdão, independentemente de nossas circunstâncias ou falhas. Portanto, devemos estar dispostos a olhar além das aparências e tratar os outros com amor e dignidade.

Em terceiro lugar, a história nos ensina sobre a importância de cuidar dos vulneráveis e marginalizados. 

Maquir desempenhou um papel vital na vida de Mefibosete, demonstrando o valor do apoio e da provisão para aqueles que precisam. Devemos buscar oportunidades de ajudar e fortalecer aqueles que enfrentam desafios e dificuldades em suas vidas.

Por fim, essa história nos lembra que Deus pode usar pessoas com deficiências ou limitações físicas para cumprir seus propósitos. 

Mefibosete, por exemplo, apesar de sua paralisia, desempenhou um papel significativo na história de Israel. Sua história nos encoraja a confiar na soberania de Deus e em sua capacidade de usar até mesmo nossas fraquezas para cumprir seus planos.

Leia também: maneiras como as igrejas podem apoiar famílias com necessidades especiais.

Josiane Silva

Olá, eu sou a Josiane Silva, mãe, avó e procuro servir a Deus. Amo estudar a bíblia para compreender o comportamento humano. Afinal podemos aprender muito com as histórias dos outros, não é mesmo? Como gosto muito de ler e de escrever, também trabalho como redatora freelancer.

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você precisa desativar o Adblock para continuar navegando em nosso site!