10 razões para ir à igreja (mesmo quando você não está com vontade)

Que motivos temos para ir à igreja? Aqui estão 10 razões para ir para a igreja mesmo quando você não está com vontade de ir.

1. Ouvir a Pregação da Palavra

Se a palavra de Deus é rápida, poderosa e mais afiada que uma espada (Hebreus 4:12), então ouvir a pregação das Escrituras é vital para o seu bem-estar espiritual. 

Assistir a pregadores na TV é muitas vezes como as pessoas justificam desistir de frequentar a igreja. Elas podem estar ouvindo uma boa pregação, mas sem viver em comunhão íntima com pessoas reais, nunca se pode realmente experimentar a ajuda e a esperança que Cristo oferece a Sua noiva através do envolvimento fiel em uma igreja local. 

Hoje em dia as pessoas estão mais acostumadas a obter suas informações através do entretenimento, então, infelizmente, mais e mais pregadores estão substituindo a pregação por drama, enquetes, vídeos, etc.

Enquanto nossa cultura anseia por entretenimento, Deus nunca instruiu Seus ministros a entreter as multidões. Em vez disso, Ele ordenou que pregassem a Verdade com urgência. É através da pregação da sã doutrina que a Palavra de Deus:

  • Penetra corações e transforma vidas
  • Chama os pecadores ao arrependimento 
  • Incentiva os oprimidos 
  • Inspira os servos do Senhor a amar e servir a Cristo
  • Acende o caminho que Deus quer que você vá

Diante da morte certa, o apóstolo Paulo revelou a importância da pregação com esta instrução final a Timóteo: Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina. (2 Timóteo 4:2).

Por favor, note que se você for fisicamente incapaz de ir à igreja, assistir na televisão ou online é um recurso maravilhoso. Especialmente se a igreja onde você é membro transmite seus sermões semanalmente. 

Isso permite que você permaneça em comunhão com sua família da igreja, aprendendo o que eles estão aprendendo e crescendo à medida que crescem.

pessoas na igreja

2. Para participar do culto corporativo

Adorar somente a Deus é maravilhoso, mas nada pode substituir a beleza de se reunir corporativamente para adorá-Lo com outros que também têm Seu Espírito neles por meio da obra redentora da salvação

Jesus disse que aqueles que adoram devem adorar em Espírito e em Verdade (João 4:24). A fim de adorar verdadeiramente a Deus da maneira que Ele exige, é necessário um exame de consciência. Com demasiada frequência, as pessoas pensam que a adoração está enraizada em sentir como se estivessem com Deus. 

Então eles se reúnem em igrejas que os ajudam a reunir esses sentimentos. Infelizmente, se a igreja não continuar a criar um ambiente que mexe com suas emoções, muitos vão em busca de outra igreja, ou pior ainda, param de frequentar completamente. 

Perceba que adorar a Deus vem como uma resposta à nossa humilde gratidão por Seu amor por nós. Conhecer a Deus e Seu caráter como revelado nas Escrituras despertará em Seus filhos um coração de gratidão que é expresso na adoração que Lhe traz glória, em vez de uma experiência emocional egoísta. 

O Espírito faz com que os verdadeiros adoradores desejem se reunir com outros crentes para honrar a Cristo. Se o Espírito de Deus não desperta em você o desejo de adorar a Deus tanto privada quanto corporativamente, é hora de pedir a Ele que lhe mostre o porquê. 

o ferro afia o ferro - versículo sobre comunhão na igreja

3. Porque o ferro afia o ferro

Isso é o que Provérbios 27:17 nos diz. Reunir-se regularmente com outros crentes é uma fonte de encorajamento e força. Mas saiba disso: quando o ferro esfrega contra o ferro, ele não apenas se torna mais afiado, como também causa faíscas! É apenas parte do processo.

Jesus disse: “Da abundância do coração fala a boca” (Mateus 12:34). Quando você vive em comunidade com outros cristãos, você será esbarrado. E o que sai de você é o que está em seu coração. Deus usa nossas interações com os outros para nos mostrar as áreas em que Ele quer que nos arrependamos e nos voltemos para refletir mais a imagem de Seu Filho. 

Trabalhar ao lado de cristãos na comunhão da igreja é uma maneira maravilhosa de aumentar seu amor por Deus e pelos outros. E é também a maneira de Deus mostrar a você as áreas em que Ele quer amadurecer sua caminhada com Cristo.

Se você parou de frequentar a igreja porque as pessoas o machucaram, não corresponderam às suas expectativas ou são hipócritas, saiba que o inimigo tem você exatamente onde ele quer. A tática de Satanás é dividir e conquistar. 

Se ele puder tirá-lo do rebanho, você estará vulnerável a seus enganos e ataques. Satanás usará sua falta de amor pelo povo de Deus para extinguir seu amor por Deus. 

razões para ir à igreja - louvar a Deus

4. Para exercer seu dom

Da pregação ao encorajamento, da hospitalidade à administração, Deus equipa Seus filhos com dons para servir a Cristo. (Veja 1 Coríntios 12 e Romanos 12:6). Quando um corpo de igreja está saudável, seus membros percebem que fazem parte da congregação não apenas para receber, mas também para ser uma bênção. 

As estatísticas revelam que, na maioria das igrejas, 20% das pessoas fazem 80% do trabalho. Isso não é para culpá-lo a “se envolver” em sua igreja, mas para inspirá-lo. Imagine, Deus lhe deu um dom sobrenatural para que Ele possa glorificar a Si mesmo através de você enquanto você serve a Cristo (Efésios 2:10).  

Muitos veem o trabalho acontecendo na igreja e pensam: Eles realmente não precisam de mim. Não se engane. Um ministério bem executado pode parecer ter todas as suas bases cobertas, e pode. 

Mas se você olhar de perto, descobrirá muitas pessoas que estão fazendo mais trabalho do que gostariam, simplesmente porque hoje, assim como nos dias de Jesus: 

“a colheita é realmente grande, mas os trabalhadores são poucos; portanto, roga ao Senhor da messe que envie trabalhadores…” (Lucas 10:2). 

Sua disposição de ministrar em sua igreja com o que Deus lhe deu é provavelmente a resposta à oração de alguém para que Deus envie mais trabalhadores para ajudar na colheita. 

ir na igreja para encorajar seu pastor

5. Para encorajar seu pastor

O coração de pastor do Apóstolo Paulo vem à tona quando ele diz: 

“Agradeço ao meu Deus em toda a minha lembrança de vocês, sempre em cada oração minha por todos vocês, fazendo minha oração com alegria por causa de sua parceria no evangelho desde o primeiro dia até agora… E é justo que eu me sinta assim a respeito de todos vocês, pois os guardo em meu coração” (Filipenses 1:3-7). 

Você não pode ouvir a afeição de Paulo por essas pessoas preciosas que fizeram parceria com ele na divulgação do glorioso evangelho da graça?

Da mesma forma, quando você se torna um parceiro no ministério de seu pastor, você traz alegria ao coração dele, aumenta o amor dele por você e faz com que ele alegremente agradeça a Deus por seu serviço fiel a Cristo.  

ir na igreja para encontrar pessoas que nos ajudam

6. Para encontrar mentores piedosos

Na igreja, você descobrirá muitas pessoas que percorreram a estrada à sua frente. A sabedoria, as percepções e até a vulnerabilidade deles para ensiná-lo a partir de seus erros é uma maneira que Deus fornece para ajudá-lo a crescer. 

Tito capítulo 2 é um ótimo lugar para aprender o quanto Deus valoriza a orientação. É Seu plano que os homens e mulheres mais velhos se aproximem dos mais jovens para treiná-los em piedade e orientá-los a construir uma vida sem arrependimentos. 

Quando eu era recém-casado, eu sabia que não era o tipo de esposa que eu deveria ser, então procurei mulheres em nossa igreja cujos casamentos eu queria imitar. E quando quis aprender a ser uma mãe melhor, novamente pedi ajuda às mães de nossa igreja. Posso dizer honestamente que minha amizade com essas mulheres é o que Deus usou para me moldar na mulher, esposa e mãe que Ele queria que eu fosse.

E a igreja não é apenas um lugar maravilhoso para encontrar mentores incríveis, é também o lugar onde Deus quer usar você para orientar outra pessoa. 

Com um olho olhando para mulheres mais velhas e piedosas em busca de orientação, e o outro olho em quem Deus pode querer que você oriente, não se surpreenda com as oportunidades que Ele lhe dará. 

“Olho nenhum viu, nem ouvido ouviu, nem o coração do homem imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam” (1 Coríntios 2:9).

Ensinar seus filhos a amar a Igreja

7. Ensinar seus filhos a amar a Igreja

Em 18 anos como esposa de pastor de jovens, muitas vezes os pais deixavam seus alunos nos pedindo para “consertá-los”. 

Muitas vezes os pais cresceram na igreja, mas foram embora depois que cresceram. A maioria nunca teve um relacionamento com Jesus. No entanto, quando seus próprios filhos estavam em risco, era para a igreja que eles frequentemente voltavam. 

Mas eles geralmente não vinham. Em vez disso, eles deixaram seus filhos na esperança de que o “bom” os afetasse.

Se você quer ensinar seus filhos a amar a Deus, eles precisam ver que você ama a Deus. E se você quer que eles aprendam a amar o povo de Deus, eles têm que observar você amando o povo de Deus. Lucas 6:40 diz que o aluno se tornará como seu professor. 

Observe que Jesus não disse que o aluno se tornará como o professor o ensina, mas que ele será como seu professor. Nossos filhos aprenderão mais sobre a fé observando-nos viver nossa própria jornada de fé… do que falando a eles sobre Deus. 

ir na igreja para viver em comunidade

8. Para ser uma luz para sua comunidade

Jesus disse que o mundo saberá que somos Seus discípulos pelo nosso amor uns pelos outros, então é claro que Satanás quer destruir qualquer senso de amor e comunidade no corpo de Cristo. 

Quando você se compromete a amar a Deus e aos outros, a luz que brilha de seu amor que honra a Cristo é o que o Espírito pode usar para atrair outros a conhecer Jesus. 

Todo mundo está procurando aceitação e um lugar para pertencer. Quer as pessoas admitam ou não, todas elas desejam ser conhecidas e amadas por quem são. 

Quando o povo de Deus se comprometer a amar uns aos outros ferozmente, cobrindo os pecados com amor e perdoando prontamente uns aos outros, o amor deles será uma luz que brilha intensamente em uma geração corrupta e perversa. Deixe que comece com você.

pessoas orando juntas

9. Suportar os Fardos uns dos Outros

Gálatas 6:2 nos ensina a carregar os fardos uns dos outros para cumprir a lei de Cristo. A vida pode ser difícil, certo? Em um momento tudo pode mudar. 

Quando as coisas estão indo bem, um telefonema, um diagnóstico ou uma série de outros contratempos podem deixá-lo com medo e sozinho. Mas para aqueles que fazem parte de uma família da igreja nunca se sentem sozinhos. Quando a vida vai bem, eles têm a afirmação dos outros. E quando a vida dá uma curva, eles são abençoados pela preocupação amorosa, apoio e oração.

Meu coração está com aqueles que vimos vir à igreja quando a vida é difícil e então quando suas necessidades são atendidas, eles se afastam novamente, apenas para voltar quando há outro próximo desastre. 

Embora estejamos felizes em ajudá-los, sabemos que a verdadeira ajuda de que precisam é um relacionamento genuíno com Jesus e Seu povo. 

Se você está acostumado a ir à igreja apenas quando precisa, por que não tenta ir quando está bem? Talvez Deus o use para ser um encorajamento para outros que estão procurando ajuda. 

maneiras de ler a Bíblia

10. Porque Deus diz

Hebreus 10:25 diz: 

“Não deixando de nos congregar, como é costume de alguns, mas exortando-nos uns aos outros, tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima”. 

Eu não acho que o escritor de Hebreus poderia deixar mais claro o desejo de Deus de que você se reúna regularmente com Seu povo. Perceba que Deus querendo que você frequente a igreja regularmente é para o seu bem. 

Ele quer que você e Seu povo exortem uns aos outros especialmente à medida que os dias se tornam mais escuros e o tempo da volta de Cristo se aproxima. 

Pense na igreja clandestina em outros países. Lembro-me de um homem da China explicando como eles tinham que cantar hinos não mais alto que um sussurro por medo de serem descobertos. 

A descoberta significaria abuso físico, seus filhos e posses apreendidos e prisão, mas ainda assim eles se encontravam. A história deles deve agitar nossos corações para ver o valor e o incrível privilégio que temos de nos reunir abertamente para adorar a Deus e ouvir a pregação da Palavra. 

Oh, que Deus capturasse nossos corações de uma maneira nova e fresca. Oro para que Seu Espírito desperte em nós o zelo e o compromisso de nos reunirmos com o povo de Deus para louvá-Lo, amar os outros e brilhar intensamente a esperança de Cristo para uma geração que está desesperada para acreditar que o que dizemos acreditar é verdade, é de fato verdade.

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você precisa desativar o Adblock para continuar navegando em nosso site!