Como lidar com as decepções?

Esboço de sermão temático com o tema: Como lidar com as decepções? Texto base usado no sermão está em Romanos 8:28.

Tema: Como lidar com as decepções

Texto para o sermão: Romanos 8:28

“Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.”

Introdução deste sermão: Como lidar com as decepções

Falando em decepções, elas são uma parte inevitável da vida. Se eu pedisse a cada um de vocês para compartilhar conosco esta noite sobre a última vez em que se decepcionou, tenho certeza de que cada um de vocês terá uma história para contar. 

Não apenas como você ficou desapontado há muitos anos, mas como você ficou desapontado tão recentemente quanto ontem, no dia anterior ou na última semana. As decepções são uma experiência tão comum e frequente na vida humana.

É a razão pela qual decidi falar sobre decepções esta noite. Devemos lidar com nossas decepções com muito cuidado para que não possam causar outros problemas. Agradeço a Deus porque ele não é apenas o melhor médico, mas também o melhor psiquiatra. 

Em Sua palavra, ele deu muitas instruções para nos ajudar a superar até mesmo as maiores decepções da vida. Esta noite, quero compartilhar três verdades para ajudá-lo a lidar com suas decepções.

1. Quando decepcionado, observe suas emoções

(A) Decepções podem causar muitas emoções indesejáveis, dependendo da gravidade da decepção. Você deve cuidar deles para que não se transformem em comportamento prejudicial a você e aos outros (Gênesis 27:41).

(B) Exemplos de tais emoções incluem, mas não se limitam a, raiva, falta de perdão, frustração, desesperança e tristeza. Elias, por exemplo, acabou prestes a desistir mesmo depois de uma grande vitória (1 Reis 19:3-4).

(C) Na Bíblia encontramos pessoas que realmente zelaram por suas emoções. Naamã é um desses homens. Ele ficou desapontado quando Eliseu lhe disse para mergulhar no rio Jordão, mas depois obedeceu (2 Reis 5:9-12; 13-14).

2. Quando decepcionado, não mude a culpa

(A) O jogo da culpa é uma qualidade indispensável de nossa natureza pecaminosa. Até mesmo Moisés culpou os israelitas quando percebeu que nunca colocaria os pés na Terra Prometida (Dt 3:21-26).

(B) Algumas pessoas, quando desapontadas, culpam não apenas o homem, mas também a Deus. Noemi tomou uma decisão que acabou sendo imprudente a longo prazo e depois culpou Deus por seu infortúnio (Rt 1:20).

(C) Podemos transferir a culpa por nossos infortúnios para outras pessoas ou mesmo para Deus. É digno de nota, no entanto, ninguém encontrou esperança na transferência de culpa. Em vez disso, nos impede de experimentar a bondade de Deus (Jonas 4:1-3).

3. Quando decepcionado, respeite a Realidade

(A) As pessoas que gritaram Jesus é abençoado quando ele entrou em Jerusalém mais tarde gritaram Jesus seja crucificado porque eles perderam a realidade de que Jesus não veio para estabelecer um reino terreno (Lucas 19:38; Lucas 23:21).

(B) Ao examinar as escrituras, fica claro que não apenas as pessoas comuns, mas até mesmo os discípulos de Jesus tinham expectativas muito irreais (Mateus 20:20-28; Atos 1:6).

(C) Nossas expectativas nem sempre serão as melhores ou mesmo certas. Afinal, é humano errar. No entanto, quando decepcionados, não devemos nos afastar da realidade porque é no reino da realidade que experimentaremos o poder de Deus (1 Reis 17:17-24).

Lições e Aplicação sobre como lidar com as decepções

Eu compartilhei o acima porque eles são as três chaves para encontrar esperança, mesmo quando estamos sobrecarregados com decepções. Vamos considerar o que a palavra de Deus nos diz sobre encontrar esperança em meio às nossas decepções?

(A) Quando desapontados, devemos buscar a Deus. Davi escreveu estas palavras no livro de Salmos, capítulo 51, versículo 17: “Meu [único] sacrifício [aceitável] a Deus é um espírito quebrantado; Um coração quebrantado e contrito [quebrantado pela tristeza pelo pecado, completamente arrependido], tal, ó Deus, você não desprezará”.

(B) Quando decepcionados devemos lembrar que Deus não nos abandona às nossas decepções. Mais uma vez, Davi escreveu estas palavras no livro de Salmos, capítulo 34, versículo 18: “Perto está o Senhor dos que têm o coração partido e salva os que têm o espírito abatido (contritos de coração, verdadeiramente arrependidos de seus pecados)”.

(C) Finalmente, podemos invocar o nome do Senhor quando estamos sobrecarregados com nossas decepções. Davi disse no livro de Salmos, capítulo 145 versículo 18: “Perto está o Senhor de todos os que o invocam, de todos os que o invocam com verdade (sem dolo)”.

A partir de agora, lembre-se em oração dessas verdades quando as decepções ameaçarem dominar seu coração e ultrapassar seus relacionamentos com as pessoas e seu relacionamento com Deus, porque Deus lhe dará força e graça para seguir em frente. 

Veja mais sermões rápidos e prontos para pregar aqui.

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo