8 sinais de que você é uma mulher de Tito 2

Você provavelmente já ouviu falar sobre o que significa ser uma mulher de Provérbios 31. Mas como é viver como uma mulher de Tito 2? 

Todo o objetivo de uma mulher de Tito 2, é treinar mulheres mais jovens na vida bíblica, simples no seu viver, capacitada pelo Espírito Santo e baseada no amor. 

O Apóstolo Paulo, no entanto, não chamou Tito como pastor, para treinar todas as mulheres nessas qualidades que Deus queria que elas cultivassem; em vez disso, ele convocou as piedosas mulheres mais velhas da igreja de Cristo. 

Ele destaca as mulheres de fé, aquelas que já aprenderam a amar seus maridos, aprenderam a amar seus filhos e aprenderam a ser reverentes, piedosas, modestas e sábias, e as encarregou de procurar e encontrar todas as mulheres mais jovens do mundo.

Aqui estão 8 sinais de que você está vivendo como uma mulher de Tito 2:

1. Você está vivendo como uma “sacerdotisa” para o Senhor

“As mulheres idosas, semelhantemente, que sejam reverentes no seu viver, como convém a santas.” (Tito 2:3a)

Primeiro, o caráter piedoso da mulher mais velha na fé, deve ser santo. Com um estilo de vida reverente, se comportando como um sacrifício vivo, dedicado a Deus, nada do resto importa. É por isso que Paulo começa por aqui!

Paulo primeiro extrai uma palavra do mundo romano para capturar todo o comportamento dessas mulheres piedosas, modelo na igreja de Cristo. 

A palavra grega traduzida como “reverente” é usada apenas aqui na Bíblia e transmite a ideia de como um sacerdote. Essa palavra para ‘agir como representante de um deus’ é a palavra que Paulo usa para descrever o caráter devoto e piedoso da mulher de Tito 2. 

As mulheres mais velhas devem viver como sacerdotisas santas, servindo na presença de Deus. Sua sagrada devoção pessoal ao Senhor aos poucos passará a influenciar todos os aspectos de suas vidas.

Mulheres mais velhas que foram piedosas, simplesmente seguiram Romanos 12:1-2; 1 Coríntios 6:19-20; e Gálatas 2:20.

“…os vossos corpos apresentados como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, não conformes com este mundo, mas com mentes transformadas e renovadas, em corpos que são templos do Espírito Santo, glorificando a Deus em vosso corpo e espírito, que são de Deus; não vive mais para mim, mas Cristo vive através de mim”.

2. Você guarda sua língua…

“Não caluniadoras” (Tito 2:3b)

Em seguida, Paulo volta os holofotes para o membro do corpo mais difícil de controlar, a língua. 

Duas vezes em suas epístolas, Paulo tem como alvo os hábitos de fala de uma mulher, dizendo que é um qualificador ou desqualificador espiritual. 

Embora este seja um problema universal que todos nós enfrentamos, Paulo diz especificamente para as mulheres que querem servir a igreja de Cristo, para que guardem suas línguas. 

“Da mesma sorte as esposas sejam honestas, não maldizentes, sóbrias e fiéis em tudo.” (1 Timóteo 3:11)

Tiago 3:2-6 nos diz que uma língua fora de controle indica uma vida fora de controle, e ambas podem causar muita destruição. Sobretudo, Tiago prossegue observando que a fonte de toda maldade, especialmente de uma língua descontrolada, é o inferno, e é Satanás quem está na raiz de toda fofoca, toda conversa prejudicial e toda calúnia. 

Contudo, se você está prejudicando a reputação e o ministério de outros, você está sendo uma ferramenta do diabo.

De fato, a palavra “caluniadores” aqui em Tito 2:3 é diabolos, o próprio nome de Satanás usado para ele 34 vezes no Novo Testamento. Satanás tem sido um falso acusador, e cada vez que ele incita um crente a fazer isso, ele está fazendo o trabalho de Satanás. 

Satanás é a fonte última de todo mal, a raiz de todo comportamento errado; e como Tiago diz que a língua é capaz de causar grande mal, Satanás está sempre por perto.

As mulheres piedosas de Tito 2, no entanto, nunca devem entregar suas línguas ao diabo.

3. Usa suas palavras para construir

O Espírito Santo impulsiona as mulheres mencionadas em Tito 2 a garantirem que tudo o que dizem seja totalmente verdadeiro, honesto, justo, puro, amável e bem conceituado antes de falarem. Isso é importante para que não minem a eficácia de seu ministério como mulheres piedosas.

Um tipo comum de conversa que machuca é chamado de fofoca. Contudo, um homem ou uma mulher de Tito 2, devem evitar sempre, as conversa maliciosa, fofoca ou conversas racionalizada e até mesmo aquelas que parecem “inocentes fofocas”.

Isso geralmente começa com os motivos e desejos adequados, mas sai do curso com o compartilhamento imprudente de informações confidenciais, então a curiosidade se instala e logo a conversa está muito além do problema e da solução, e se tornou uma fofoca maliciosa, caluniosa e prejudicial.

Então o que devemos evitar? Nunca use nossa boca de forma não regenerada! O que deveríamos fazer? Domar nossa língua pelo Espírito Santo, enquanto Sua Palavra habita ricamente e permeia todas as nossas vidas. Por que não, como Davi, fazer alguns planos agora para mudar o uso de nossas línguas? Não desperdice sua maior ferramenta.

4. Você não é dada a beber em excesso

“Não dadas a muito vinho.” (Tito 2:3c)

A terceira característica piedosa sobre a qual o Apóstolo Paulo se concentra, é a moderação autocontrolada, que deve caracterizar as mulheres de todas as idades, na igreja de Cristo. 

Mulheres piedosas são controladas pelo Espírito santo, em todas as àreas de sua vida. Elas resistem ao excesso em qualquer área da vida diária. Elas não são escravas de nenhuma substância, escravas de qualquer diversão, qualquer moda ou qualquer atitude que não agrade ao seu Mestre no Céu .

A maioria das mulheres na igreja primitiva eram anteriormente pagãs. A embriaguez era a norma para muitas mulheres naquela sociedade. Beber era a melhor maneira de esquecer os problemas, de ser “escravo” de um homem pagão que considerava sua esposa uma conveniência, ao qual, lhe dava filhos legítimos e aumentava sua reputação na comunidade. Porque esta vida era tudo o que havia, a desesperança levou à embriaguez. 

Paulo disse que antes da salvação, todos eles estavam “sem esperança e sem Deus, Efésios 2:12.

Contudo, aceitar a Cristo mudou tudo, mas os velhos hábitos são difíceis de quebrar. Os velhos costumes de seus maridos voltariam, velhas dores de abuso emocional e físico ressurgiriam, e a tentação de voltar à intemperança da escravidão ao vinho, se fortaleceria. 

A falta de controle físico de qualquer apetite, aponta para imaturidade espiritual. Tanto Timóteo quanto Tito, receberão instruções sobre tomar cuidado com as mulheres retornando aos seus velhos hábitos neste reino da bebida.

5. Tem um comportamento temperado

Hoje “não se dá muito” vai muito além do mero vinho. Há tantas formas de vícios nunca imaginadas, além de drogas, tanto tipos aceitáveis, ​​quanto inaceitáveis que podem ser abusadas, tabaco que pode ser abusado, variedades maravilhosas de alimentos que podem ser abusadas, belas variedades de produtos da moda roupas que mudam a cada estação que podem ser abusadas, opções de moradia, opções de exercícios, opções de recreação, tudo o que pode ser abusado e se tornar vício.

Devemos ser cautelosos com qualquer intemperança; e “não seja dado” a nada demais, seja o uso do dinheiro, o prazer do lazer ou o estabelecimento de uma casa para morar.

Tudo o que fazemos deve ser temperado para a glória de Deus. Ele deve ser o objeto e o foco de tudo o que fazemos. 

1 Coríntios 10:31 Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus.

6. Você vive o que ensina

“mestras no bem.” (Tito 2:3d)

O quarto tipo de comportamento piedoso nas mulheres  de Tito 2,  é, portanto, a integridade espiritual. pois, mulheres piedosas vivem o que ensinam. Elas ensinam outras no padrão que aprenderam, e sua caminhada fala mais alto do que sua voz.

Sua vida é diariamente colocada sob o controle de Deus em todas as áreas: sua língua, seus apetites e seus hábitos. Elas não se excedem, não são glutonas com excesso de peso, não são famintas de prazer e não são mal-intencionadas.

Afinal, essas senhoras piedosas eram nobres em tudo, na maneira como viviam e ensinando por suas ações, o que é maravilhoso!

7. Você está alcançando a geração mais jovem de mulheres…

Tito deveria encorajar essas mulheres mais velhas a desenvolver um ministério, de ensinar às mulheres mais jovens o que é bom. 

Para cada mulher nesta igreja, há algumas mais velhas e algumas mais jovens. Para as mais velhas, você deve olhar e ver se elas são um exemplo de Cristo, se forem, peça-lhes que lhe mostrem o que aprenderam e como o fazem. 

Já para aquelas que são mais jovens, você deve procurar entrar em suas vidas, e ajudá-las a trazer todas as áreas de suas vidas sob o gracioso senhorio de Jesus Cristo.

Se você tem filhas, é por aí que você deve começar a ensinar.

8. Encoraje a viver uma vida piedosa

Ao ensinar o que é bom, eles “animam as jovens” (Tt 2:4). Esta frase de abertura “que eles admoestem” é, porém, uma palavra grega na carta de Paulo, a palavra é sophronizo e significa “treinar alguém no domínio próprio, restaurar os sentidos, admoestar e exortar seriamente”. 

Esse processo de treinamento exige que vocês, mulheres mais velhas, se comprometam a serem responsáveis, confrontadoras e afirmativas em um relacionamento contínuo com uma mulher mais jovem.

As primeiras quatro qualidades espirituais estão todas presentes, para fazer essa qualidade funcionar. Deus quer uma mulher piedosa, cuja vida fale mais alto do que suas palavras. 

Uma mulher cujo caráter se nota de maneira evidente e prática, leva outras mulheres a examinar suas próprias vidas e procurar imitar sua alegria, sua paz e seu andar no Espírito. A vida da mulher mais velha na fé, de Tito 2, é um padrão para outros usarem na formação de suas próprias vidas.

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você precisa desativar o Adblock para continuar navegando em nosso site!