Os Desafios de Tola, o sexto Juiz de Israel

Depois da morte de Abimeleque, um homem da tribo de Issacar chamado Tola levantou-se para livrar a Israel. O sexto Juiz de Israel recebeu o nome de um de seus ancestrais, pois, Issacar teve um filho por esse nome (Gênesis 46:13).

Tola possivelmente tenha atuado nos conflitos internos e condições idólatras resultantes do reino de Abimeleque.

Com base em Juízes 10:1-2 e contexto, destacamos aqui os desafios de Tola.

Os Desafios de Tola

I. Restaurar a dignidade da liderança de Israel

Abimeleque dominou três anos em Israel e sua mal liderança trouxe consequências negativas, tornando assim mais desafiador liderar para o próximo líder.

Tola precisava então, provar que era diferente de Abimeleque e tinha boas intenções para com o povo “…se levantou para livrar a Israel…” (Juízes 10:1).

II. Restaurar a verdadeira adoração a Deus

“E sucedeu que, como Gideão faleceu, os filhos de Israel tornaram a se prostituir após os baalins; e puseram a Baal-Berite por deus” (Juízes 8:33).

Tola herda ainda essa idolatria do povo. E por isso, ele tem o desafio de restaurar a verdadeira adoração a Deus.

III. Relembrar as vitórias de Israel pela mão de Deus

Após a morte do último juiz antes de Tola, “…os filhos de Israel não se lembraram do SENHOR seu Deus, que os livrara da mão de todos os seus inimigos ao redor” (Juízes 8:34).

Portanto, ele tinha esse desafio de relembrar o povo dos livramentos e vitórias sobre seus inimigos.

IV. Promover a união das tribos de Israel

“Levantou-se, pois, Abimeleque, e todo o povo que com ele havia, de noite, e puseram emboscadas a Siquém, com quatro tropas” (Juízes 9:34).

Outro desafio de Tola é promover a união das tribos de Israel, já que, ele herda um uma nação cheia de conflitos internos.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.