USURA – Significado

USURA – Esta palavra tem suas raízes nas palavras hebraicas “neshek,” que significa “mordida” e reflete a dor e angústia do devedor, e “nasha’,” que significa “emprestar a juros,” indicando a perspectiva do credor. No contexto bíblico, as palavras hebraicas “marbit” (Lv 25.37) e “tarbit” (Lv 25.36; Ez 18.8, 13, 17; 22.12) são sinônimos que se referem ao ganho financeiro do credor.

Segundo a lei judaica, os termos “juros” e “usura” eram usados de forma intercambiável. “Usura” sugere aproveitar-se da necessidade alheia para obter uma remuneração desproporcional, geralmente em troca de um empréstimo. Entre os israelitas, empréstimos podiam ser necessários devido à perda de safra (Ne 5.3), fiar-se por um amigo (Pv 6.1) ou para pagar impostos (Ne 5.4). No entanto, empréstimos comerciais não são mencionados no Antigo Testamento.

Os textos em Êxodo 22.25-27 e Levítico 25.35-37 proíbem a cobrança de juros a um irmão israelita, enquanto Deuteronômio 23.20 (cf. 15.6) permite cobrar juros de estrangeiros. O Antigo Testamento não especifica as taxas de juros ou estabelece punições relacionadas à usura. A tradução de Neemias 5.11 é motivo de debate, mas as taxas de juros na época podiam variar de 12% ao ano (consideradas baixas) a 20-30% para empréstimos em dinheiro e 25-33½% para cereais. Durante o cativeiro, os judeus começaram a prática de hipotecar terras com juros exorbitantes, que foi denunciada por Neemias e Ezequiel (Ne 5.3-13; Ez 18.8, 13, 17).

No Novo Testamento, as doações gratuitas eram encorajadas (Lc 6.30, 31), embora não fosse proibido aceitar juros razoáveis (Mt 25.27; Lc 19.23). O foco não estava nos “juros” em si, mas nos juros exorbitantes, que eram considerados um problema mais moral do que econômico. Os líderes da igreja primitiva denunciaram veementemente essa prática.

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo