19 melhores versículos para ministrar dízimos e ofertas na igreja

Se você busca por uma boa palavra de oferta para ministrar no momento dos dízimos e ofertas, selecionei aqui 19 versículos que irão motivar a igreja a ofertar com gratidão.

Além do versículo completo, cada palavra acompanha um breve explicação para te ajudar na ministração de dízimo e oferta no culto.

1. Provérbios 3:9-10

Provérbios 3-9 versículo sobre honrar a Deus com dízimos

Honre o Senhor com todos os seus recursos e com os primeiros frutos de todas as suas plantações; os seus celeiros ficarão plenamente cheios, e os seus barris transbordarão de vinho.

Um dos mais usados nas ministrações sobre dízimos e ofertas, o versículo ressalta a importância de honrar a Deus com as primícias. Além disso, o versículo contém uma promessa de prosperidade: “os seus celeiros ficarão plenamente cheios…

2. Atos 20:35

Atos 20-35 - melhor é dar do que receber

Em tudo o que fiz, mostrei-lhes que mediante trabalho árduo devemos ajudar os fracos, lembrando as palavras do próprio Senhor Jesus, que disse: Há maior felicidade em dar do que em receber.

Este versículo é apropriado para oferta, pois, além de citar as palavras do próprio Jesus, deixa claro que há maior felicidade quando estamos dando do que quando estamos recebendo.

3. 2 Coríntios 9:7

2 Coríntios 9-7 - versículo dizimar e ofertar com alegria

Cada um dê conforme determinou em seu coração, não com pesar ou por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria.

Simplificando, um presente não é um presente quando está enraizado na obrigação. A Bíblia enfatiza que dar um dízimo ou oferta é mais abençoado quando vem de um lugar de alegria – mais uma vez refletindo o sacrifício voluntário que Jesus fez por todos nós.

4. Provérbios 11:24-25

Provérbios 11-24 - versículo generosidade

Há quem dê generosamente, e vê aumentar suas riquezas; outros retêm o que deveriam dar, e caem na pobreza. O generoso prosperará; quem dá alívio aos outros, alívio receberá.

A maioria dos membros de qualquer congregação tem apenas recursos limitados, mas as escrituras nos lembram que compartilhar não nos esgota. Os presentes que damos nos tornam mais ricos de inúmeras maneiras, e Deus garantirá que sejamos bem cuidado

5. Malaquias 3:10

Malaquias 3-10 - dízimos e ofertas

Tragam o dízimo todo ao depósito do templo, para que haja alimento em minha casa. Ponham-me à prova, diz o Senhor dos Exércitos, e vejam se não vou abrir as comportas dos céus e derramar sobre vocês tantas bênçãos que nem terão onde guardá-las.

O tradicional versículo sobre dízimo em Malaquias 3 não poderia ficar de fora desta lista. Além da ordem para levar o dízimo ao templo, o versículo desafia o crente a provar a Deus sobre sua fidelidade.

6. Lucas 6:38

Lucas 6-38 - versículo medida transbordante

Deem, e lhes será dado: uma boa medida, calcada, sacudida e transbordante será dada a vocês. Pois a medida que usarem, também será usada para medir vocês.

Mais uma vez, ações graciosas e generosidade serão refletidas de volta para os altruístas. No espírito de colher o que você planta, tudo o que você está disposto a sacrificar para o benefício dos outros agora, dará frutos em sua vida, comunidade e em Seu Reino.

7. 2 Coríntios 9:6

2 Coríntios 9-6 - versículos sobre semear

Lembrem-se: aquele que semeia pouco, também colherá pouco, e aquele que semeia com fartura, também colherá fartamente.

Uma colheita maior requer mais plantio. Com relação ao dízimo e ofertas, devemos lembrar de que quanto mais generosos formos com nossas finanças, maior será nossa recompensa espiritual.

8. Lucas 21:1-4

Jesus olhou e viu os ricos colocando suas contribuições nas caixas de ofertas. Viu também uma viúva pobre colocar duas pequeninas moedas de cobre. E disse: Afirmo-lhes que esta viúva pobre colocou mais do que todos os outros. Todos esses deram do que lhes sobrava; mas ela, da sua pobreza, deu tudo o que possuía para viver.

Este versículo serve como um lembrete pungente da verdadeira natureza do sacrifício. O valor do dízimo e da oferta não está necessariamente na quantia, mas no que custa ao doador. É isso que revela o quanto alguém está disposto a colocar sua fé em Deus e na Igreja.

9. Mateus 6:19-21

Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e furtam. Mas acumulem para vocês tesouros no céu, onde a traça e a ferrugem não destroem, e onde os ladrões não arrombam nem furtam. Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração.

Quando você ministrar sobre este versículo, certamente trará aos corações dos ouvintes uma reflexão do perigo da avareza. E que os verdadeiros tesouros acumulamos no céu e não na terra, pois, aqui a traça e a ferrugem destroem.

10. Gênesis 28:20-22

Então Jacó fez um voto, dizendo: Se Deus estiver comigo, cuidar de mim nesta viagem que estou fazendo, prover-me de comida e roupa, e levar-me de volta em segurança à casa de meu pai, então o Senhor será o meu Deus. E esta pedra que hoje coloquei como coluna servirá de santuário de Deus; e de tudo o que me deres certamente te darei o dízimo.

Embora os versículos acima seja umas das primeiras menções de dízimo na Bíblia, está longe de serem os únicos. De acordo com algumas contas, há mais de duas mil menções de dinheiro, riqueza e doação.

11. 1 João 3:16-18

Nisto conhecemos o que é o amor: Jesus Cristo deu a sua vida por nós, e devemos dar a nossa vida por nossos irmãos. Se alguém tiver recursos materiais e, vendo seu irmão em necessidade, não se compadecer dele, como pode permanecer nele o amor de Deus? Filhinhos, não amemos de palavra nem de boca, mas em ação e em verdade.

Jesus morreu por nós, e nossa generosidade deve modelar o altruísmo de nosso salvador. Pensamentos e palavras nem sempre são suficientes. Não podemos simplesmente “sentir” amor, mas devemos agir para beneficiar os outros. 

12. Salmos 41:1-3

Bem-aventurado o que acode ao necessitado; o Senhor o livra no dia do mal. O Senhor o protege, preserva-lhe a vida e o faz feliz na terra; não o entrega à discrição dos seus inimigos. O Senhor o assiste no leito da enfermidade; na doença, tu lhe afofas a cama.

Aqueles que mostram misericórdia e generosidade receberão o mesmo de Deus. Nunca sabemos quando nossa sorte na vida mudará, então, quando estamos desfrutando da abundância, devemos compartilhar essa riqueza proverbial com os menos afortunados.

13. Deuteronômio 15:7,8

Se houver algum israelita pobre em qualquer das cidades da terra que o Senhor, o seu Deus, lhe está dando, não endureçam o coração, nem fechem a mão para com o seu irmão pobre. Ao contrário, tenham mão aberta e emprestem-lhe liberalmente o que ele precisar.

Somos responsáveis ​​por nossas comunidades e, quando vemos uma necessidade, Deus pede que retenhamos o julgamento e dêmos livremente. Tenha em mente que as bênçãos que Deus planejou para um ente querido, igreja ou ministério específico podem fluir através de você.

14. Mateus 10:42

E se alguém der mesmo que seja apenas um copo de água fria a um destes pequeninos, porque ele é meu discípulo, eu lhes asseguro que não perderá a sua recompensa.

Riqueza e habilidade nunca são uma barreira para servir sua missão. Aqueles que podem dar apenas um pouco são tão valorizados quanto aqueles que podem dar abundantemente. O tamanho de um presente não é o que o torna santo, mas o espírito generoso e a natureza sacrificial da oferta.

15. 1 Crônicas 29:9

O povo alegrou-se diante da atitude de seus líderes, pois fizeram essas ofertas voluntariamente e de coração íntegro ao Senhor. E o rei Davi também encheu-se de alegria.

Mais um versículo que expressa ofertar com um coração voluntário. Ou seja, de livre e espontânea vontade com um coração inteiro para Deus.

16. Deuteronômio 16:17

Cada um de vocês trará uma dádiva conforme as bênçãos recebidas do Senhor, do seu Deus.

Quem é abençoado por Deus, certamente reconhecerá isso com uma atitude de gratidão ofertando na obra de Deus.

17. Hebreus 13:16

Não se esqueçam de fazer o bem e de repartir com os outros o que vocês têm, pois de tais sacrifícios Deus se agrada.

Quem oferta ou dizima na igreja, certamente está fazendo o bem. Além disso, não deixa de ser uma forma de repartir aquilo que tem. Este versículo tem um forte princípio sobre ofertar.

18. Mateus 23:23

Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês dão o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, mas têm negligenciado os preceitos mais importantes da lei: a justiça, a misericórdia e a fidelidade. Vocês devem praticar estas coisas, sem omitir aquelas.

Este é um versículo no Novo Testamento das palavras do próprio Jesus deixando claro que o dízimo é um dever “Vocês devem praticar…” Mas também Jesus dá ênfase que as práticas devem ser acompanhadas do mais importante da lei: justiça, a misericórdia e a fidelidade.

19. Provérbios 21:5

Os planos bem elaborados levam à fartura; mas o apressado sempre acaba na miséria.

Aqui destaca a importância da sabedoria na administração financeira. Ao planejar com cuidado e discernimento, colhemos prosperidade e abundância. Por outro lado, agir impulsivamente resulta em consequências negativas Ofertar na igreja é um plano bom, pois, é feita com reflexão e propósito, não de forma precipitada.

Como ministrar dízimos e ofertas?

Na maioria das igrejas tem um momento no culto reservado para as pessoas contribuírem com seus dízimos e ofertas. Agora, antes de dar algumas dicas de como fazer a ministração das contribuições, é preciso lembrar que cada igreja tem o seu costume.

Mas, as dicas que darei aqui se aplicam no geral ou pelo menos na maioria que praticam princípios bíblicos.

Para ministrar dízimos e ofertas, procure respeitar o tempo estabelecido para isso. Ou seja, você não pode falar 20 minutos se o tempo reservado para isso no culto é de apenas 5.

Aqui está um passo a passo simples:

  1. Leia um destes versículos selecionados aqui ou outro que aborde o assunto.
  2. Em seguida, faça um comentário da palavra explicando e aplicando o princípio bíblico de forma objetiva.
  3. Após isso, faça uma oração por todos ofertantes incluindo àqueles que não puderam contribuir para que Deus lhe dê condições.

Um cuidado na palavra de ministração de dízimos e ofertas, é não forçar ninguém a nada. A Bíblia diz que devemos ofertar conforme propomos em nosso coração. Não pode haver pressão. A pessoas devem contribuir com alegria e por livre e espontânea vontade.

Estudos sobre dízimos e ofertas

André Lourenço

Bacharel e professor de Teologia, Graduado em Gestão da Qualidade e Pós Graduado em Psicologia nas Organizações, André possui mais de 17 anos de experiência na pregação e ensino da Bíblia. É autor de cursos de Homilética e Hermenêutica. Já escreveu centenas de estudos bíblicos e ministra na EBD. Se considera um eterno aprendiz e apaixonado por Compartilhar a Palavra de Deus!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
WhatsApp