50 Versículos sobre discipulado na bíblia

O discipulado é uma estratégia vinda do céu para os pastores, líderes de departamentos e todos os envolvidos na área do ensino. Esse método nada mais é, que tornarmos pessoas parecidas com Cristo, através do conhecimento da Palavra de Deus.

Aonde o discípulo aprende e se desenvolve sob a orientação de um discipulador, tendo sua fé arraigada e firmada em Cristo. Por esse motivo, o discipulado não pode ser negligenciado dentro das igrejas, só assim teremos verdadeiros cristãos que transmitem a verdadeira essência de Cristo.

Pensando nisso, separei aqui os melhores versículos da bíblia sobre discipulado e também alguns exemplos de discipuladores nas escrituras.

1. Mateus 28:19-20

“Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.”

2. Lucas 9:23

“E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me.”

3. João 8:31

“Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos;”

4. João 13:34-35

“Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.”

5. Mateus 16:24

“Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me;”

6. Lucas 14:27

“E aquele que não carrega sua cruz e não me segue não pode ser meu discípulo.”

7. Mateus 10:37-38

“Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim; e quem não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim.”

8. Atos 2:42

“Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e às orações.”

9. 2 Timóteo 2:2

“E as coisas que você me ouviu dizer na presença de muitas testemunhas, confie-as a homens fiéis que sejam também capazes de ensinar outros.”

10. Marcos 8:34

“Então ele chamou a multidão e os discípulos e disse: ‘Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me.'”

11. João 15:8

“Meu Pai é glorificado pelo fato de vocês darem muito fruto; e assim serão meus discípulos.”

12. Filipenses 3:17

“Irmãos, sigam unidos o meu exemplo e observem os que vivem de acordo com o padrão que lhes apresentamos.”

13. 1 Coríntios 11:1

“Tornem-se meus imitadores, como eu o sou de Cristo.”

14. Lucas 6:40

“O discípulo não está acima do seu mestre; todo aquele, porém, que for bem preparado será como o seu mestre.”

15. João 12:26

“Quem me serve precisa seguir-me; e, onde estou, o meu servo também estará. Aquele que me serve, meu Pai o honrará.”

16. Mateus 4:19

“E disse Jesus: ‘Sigam-me, e eu os farei pescadores de homens.'”

17. Tiago 1:22

“Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos.”

18. Colossenses 3:16

“Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo; ensinem e aconselhem-se uns aos outros com toda a sabedoria e cantem salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão a Deus em seus corações.”

19. Efésios 4:11-12

“E ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres, com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado.”

20. Romanos 12:2

“Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”

21. 1 Pedro 2:21

“Para isso vocês foram chamados, pois também Cristo sofreu no lugar de vocês, deixando-lhes exemplo, para que sigam os seus passos.”

22. Gálatas 2:20

“Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim.”

23. João 17:20-21

“Minha oração não é apenas por eles. Rogo também por aqueles que crerão em mim, por meio da mensagem deles, para que todos sejam um, Pai, como tu estás em mim e eu em ti. Que eles também estejam em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.”

24. 2 Pedro 3:18

“Cresçam, porém, na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, agora e para sempre! Amém.”

25. 1 Timóteo 4:12

“Ninguém o despreze pelo fato de você ser jovem, mas seja um exemplo para os fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé e na pureza.”

26. Romanos 8:29

“Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.”

27. Tiago 1:25

“Mas quem observa atentamente a lei perfeita, que traz a liberdade, e persevera na prática dessa lei, não esquecendo o que ouviu, mas praticando-o, será feliz naquilo que fizer.”

28. 1 João 2:6

“Aquele que afirma que permanece nele, deve andar como ele andou.”

29. Hebreus 13:7

“Lembrem-se dos seus líderes, que falaram a palavra de Deus a vocês. Observem bem o resultado da vida que tiveram e imitem a sua fé.”

30. Tito 2:7-8

“Em tudo seja você mesmo um exemplo para eles, fazendo boas obras. Em seu ensino, mostre integridade e seriedade; use linguagem sadia, contra a qual nada possam dizer, para que aqueles que se opõem fiquem envergonhados por não poderem falar mal de nós.”

31. 1 Tessalonicenses 1:6

“De fato, vocês se tornaram nossos imitadores e do Senhor; apesar de muito sofrimento, receberam a palavra com a alegria que vem do Espírito Santo.”

32. Provérbios 27:17

“Assim como o ferro afia o ferro, o homem afia o seu companheiro.”

33. João 6:66-69

“Daquela hora em diante, muitos dos seus discípulos voltaram atrás e deixaram de segui-lo. Jesus perguntou aos Doze: ‘Vocês também não querem ir?’ Simão Pedro lhe respondeu: ‘Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras de vida eterna. Nós cremos e sabemos que és o Santo de Deus.'”

34. Atos 1:8

“Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e Samaria, e até os confins da terra.”

35. 2 Coríntios 5:17

“Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!”

36. Mateus 11:29-30

“Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.”

37. Atos 14:21-22

“Eles pregaram as boas novas naquela cidade e fizeram muitos discípulos. Então voltaram para Listra, Icônio e Antioquia, fortalecendo os discípulos e encorajando-os a permanecerem na fé, dizendo: ‘É necessário que passemos por muitas tribulações para entrarmos no Reino de Deus.'”

38. Hebreus 12:1-2

“Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta, tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé.”

39. 1 João 3:16

“Nisto conhecemos o que é o amor: Jesus Cristo deu a sua vida por nós, e devemos dar a nossa vida por nossos irmãos.”

40. Efésios 5:1-2

“Portanto, sejam imitadores de Deus, como filhos amados, e vivam em amor, como também Cristo nos amou e se entregou por nós como oferta e sacrifício de aroma agradável a Deus.”

41. Filipenses 4:9

“Ponham em prática tudo o que vocês aprenderam, receberam, ouviram e viram em mim. E o Deus da paz estará com vocês.”

42. 1 Coríntios 4:16

“Portanto, eu lhes imploro que sejam meus imitadores.”

43. João 14:15

“Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos.”

44. 2 Timóteo 3:14-15

“Quanto a você, continue no que aprendeu e no que acreditou, sabendo de quem você o aprendeu. Porque desde criança você conhece as Sagradas Letras, que são capazes de torná-lo sábio para a salvação mediante a fé em Cristo Jesus.”

45. Mateus 5:14-16

“Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte. E, quando se acende uma candeia, não se coloca debaixo de uma vasilha, mas no velador, e assim ilumina a todos os que estão na casa. Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus.”

46. Atos 20:24

“Todavia, não me importo, nem considero a minha vida de valor algum para mim mesmo, se tão somente puder terminar a corrida e completar o ministério que recebi do Senhor Jesus, de testemunhar do evangelho da graça de Deus.”

47. 1 Coríntios 15:58

“Portanto, meus amados irmãos, mantenham-se firmes e que nada os abale. Sejam sempre dedicados à obra do Senhor, pois vocês sabem que, no Senhor, o trabalho de vocês não será inútil.”

48. Mateus 6:33

“Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.”

49. Efésios 6:10-11

“Finalmente, fortaleçam-se no Senhor e no seu forte poder. Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do diabo.”

50. Colossenses 1:28-29

“Nós o proclamamos, advertindo e ensinando a cada um com toda a sabedoria, para que apresentemos todo homem perfeito em Cristo. Para isso eu me esforço, lutando conforme a sua força, que atua poderosamente em mim.”

Exemplos de discipulado na bíblia

Agora que acabamos de conhecer os melhores versículos da bíblia sobre discipulado, vamos conhecer alguns exemplos de personagens bíblicos que marcaram outras vidas, através do discipulado.

O primeiro exemplo que quero relatar é sobre a transferência do manto de Elias para Eliseu, o seu sucessor, essa atitude descreve um relacionamento de discipulado.

“Sucedeu que, havendo eles passado, Elias disse a Eliseu: Pede-me o que queres que te faça, antes que seja tomado de ti. E disse Eliseu: Peço-te que haja porção dobrada de teu espírito sobre mim. E disse: Coisa difícil pediste; se me vires quando for tomado de ti, assim se te fará, porém, se não, não se fará. E sucedeu que, indo eles andando e falando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho. O que vendo Eliseu, clamou: Meu pai, meu pai, carros de Israel, e seus cavaleiros! E nunca mais o viu; e, pegando as suas vestes, rasgou-as em duas partes. Também levantou a capa de Elias, que dele caíra; e, voltando-se, parou à margem do Jordão.”

2 Reis 2:9-13

A relação entre Noemi e sua nora Rute, também é outro exemplo lindo de discipulado. Noemi ensinou a sua nora viúva moabita os detalhes complexos da lei judaica, de modo que Rute pôde se casar novamente e se tornou parte da linhagem do Messias.

“Respondeu-lhe Rute: Tudo quanto me disseres, farei.”

Rute 3:5

Um outro exemplo de discipulado foi o de Mordecai, o qual orientou Ester com perspicácia em meio às intrigas da corte persa, de modo a salvar a vida do povo escolhido de Deus.

“Criara ele Hadassa, isto é, Ester, filha de seu tio, pois não tinha ela nem pai nem mãe; e era donzela esbelta e formosa; e, morrendo seu pai e sua mãe, Mardoqueu a tomara por filha.”

Ester 2:7

Isabel quando engravidou miraculosamente, também pôde aconselhar Maria, sua prima mais nova, durante o primeiro trimestre da gestação da futura mãe de Jesus.

“E, naqueles dias, levantando-se Maria, foi apressada às montanhas, a uma cidade de Judá, E entrou em casa de Zacarias, e saudou a Isabel. […] E Maria ficou com ela quase três meses, e depois voltou para sua casa.”

Lucas 1:39-56

Não podemos esquecer do apóstolo Paulo que ensinou Timóteo e Tito, visando o crescimento deles no ministério; e, nos Evangelhos, Jesus nos deixou o maior exemplo de discipulado, onde Ele escolhe, discipula e envia os Seus 12 discípulos para o ministério. Ali nasceu a primeira geração de discípulos do maior de todos os mestres.

As mulheres da igreja recebem uma admoestação especial sobre seu papel de mentoras. As mais velhas são desafiadas a instruir as mais jovens ou menos experientes.

“TU, porém, fala o que convém à sã doutrina. Os velhos, que sejam sóbrios, graves, prudentes, sãos na fé, no amor, e na paciência; As mulheres idosas, semelhantemente, que sejam sérias no seu viver, como convém a santas, não caluniadoras, não dadas a muito vinho, mestras no bem; Para que ensinem as mulheres novas a serem prudentes, a amarem seus maridos, a amarem seus filhos, A serem moderadas, castas, boas donas de casa, sujeitas a seus maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja blasfemada.”

Tito 2:1-5

As mulheres que se dedicavam a esse ensino individual podem ser chamadas de “mães espirituais”, Paulo descreve as qualificações para essas mentoras e apresenta o conteúdo a ser ensinado nesse ministério tão importante para as mulheres na igreja.

Indiara Lourenço

Com mais de 20 anos atuando na Pregação e Ensino, Indiara possui experiência em ministério infantil, jovem e feminino. Estudante de Teologia e ministra aulas na EBD. Mãe, esposa e serva que ama fazer a obra de Deus. Contagia a todos com sua alegria e inspira com palavras motivadoras, deixando um impacto positivo por onde passa.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo