6 dicas para viagens tranquilas com crianças
Você está pegando a estrada com sua família nestas férias? Nada melhor do que fazer uma viagem tranquila sem dor de cabeça, afinal, a viagem já é para descansar. Mas, enquanto aguarda o trajeto até o destino, você pode temer as horas passadas no carro. Neste artigo, quero compartilhar com você algumas dicas para viagens tranquilas com crianças.
Os israelitas na época de Moisés não estavam acostumados a viagens de carro. Claro, eles não dirigiram carros, mas vagaram pelo deserto com seus filhos por quarenta anos, aprendendo a seguir a Deus.
Aqui está o que Deus lhes disse através de Moisés:
“Ouve, Israel, o SENHOR nosso Deus é o único SENHOR. Amarás, pois, o SENHOR teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças. E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te”. (Deuteronômio 6:4-7)
Em outras palavras, aproveite todas as oportunidades para ensinar seus filhos sobre os caminhos de Deus.
Contudo, é tentador entregar um dispositivo a todos no carro e ignorá-los durante toda a viagem.
Mas onde estaria a graça nisso? E se, em vez de ver o tempo no carro como um mal necessário, você pudesse redimi-lo para seu benefício e para a glória de Deus?
Se diplomas fossem entregues para viagens de carro, eu teria um pendurado na minha parede.
Durante dezesseis anos de ensino em casa, minha família cruzou estados explorando todos os cantos e recantos, de montanhas a oceanos.
Embora não possa prometer alegria em cada momento de sua viagem de carro, vou compartilhar seis dicas e ideias práticas para viajar com seus filhos.
Aqui estão 6 dicas para viagens tranquilas com crianças:
1. Planejamento
Primeiramente, planeje e prepare-se para o que você pode razoavelmente prever.
Deixe que cada criança se responsabilize por uma sacola de afazeres pessoais com alguns itens pequenos que as ocupem ou tragam conforto.
Considere, no entanto, como você prefere lidar com refeições e lanches.
Você prefere levar o lanche de casa ou vai parar e comprar comida ao longo do caminho?
Certifique-se de que as garrafas de bebida tenham tampas de rosca para evitar derramamentos. Traga saquinhos extras para servir os lanches. Leve guardanapos, lenços umedecidos e vários sacos de lixo.
Pense com antecedência sobre o entretenimento no carro. Considere audiolivros, dramas de rádio, música e podcasts para passar o tempo e estimular a conversa. Escolha livros que estão nas listas de leitura da escola do seu filho. Muitas vezes, você pode conferir audiolivros gratuitos da sua biblioteca local. Se você preferir livros em vez de áudio, leve um livro mais longo e leia em voz alta em intervalos de quinze minutos, com intervalos para outras atividades. Pare em pontos que criam suspense para manter a expectativa nas crianças.
Consulte o mapa com antecedência para escolher onde parar para as pausas. Considere as idas ao banheiro e planeje encostar a cada duas horas para se esticar e usar o banheiro.
Contudo, envolva as crianças no planejamento. Encarregue uma criança mais velha de criar uma lista de reprodução de música que tenha algo para todos. Em família, faça uma lista de jogos de carros para fazer e verifique-os enquanto joga cada um.
Aqui estão algumas ideias de jogos para viagem:
Jogo das placas de carros – Faça uma lista de estados para cada criança e peça-lhes para registrar as placas dos carros que veem ao longo do caminho.
20 Perguntas – Alternem quem pensa em uma pessoa, lugar ou coisa e respondam sim ou não às perguntas.
Jogo do Alfabeto – Escolha uma categoria (por exemplo, animais) e alternem tentando nomear um animal para cada letra do alfabeto, começando com “A” e seguindo em ordem. Adicione um desafio de memória tentando lembrar todas as letras e animais que foram mencionados anteriormente.
Jogo de rimas – Escolha uma palavra e alternem-se dando uma palavra que rime até que todos fiquem perplexos.
História Cooperativa – Escrevam uma história juntos, onde cada um adiciona uma frase por vez até que o limite de tempo seja atingido. Peça a alguém para anotar a história conforme avançam.
Torneio de perguntas – Realizem diferentes rodadas de jogos e façam com que os vencedores avancem para desafiar uns aos outros até que tenham um campeão.
Memorização Bíblica – Façam cartões com versículos bíblicos para memorizar usando repetição, músicas e jogos. Ofereçam pequenas recompensas por conquistas.
2. Mantenha expectativas realistas
Lembre-se, contudo que crianças serão crianças. Eles fazem barulho. Alguns vão brigar. Outros vão choramingar. A energia reprimida explode. O tédio se instala.
Mas, contudo, viajar de carro oferece uma oportunidade para as crianças aprenderem a esperar, colocar os outros em primeiro lugar, cobrir aborrecimentos com graça e ocupar suas mentes.
Espere parar regularmente para alongamentos e pausas no banheiro. O truque é observar sua família e tentar parar antes que a necessidade se torne urgente, também conhecido como limite de colapso.
Quando possível, pare em paradas de descanso para permitir que seus filhos façam algumas corridas de revezamento para liberar energia.
3. Atribuir responsabilidades
Ajude seus filhos a se apropriarem da viagem delegando responsabilidades apropriadas à sua faixa etária.
Ensine-os a usar um mapa de papel e peça-lhes que anotem seu progresso.
Peça a uma criança que observe os sinais quando for a hora de encontrar uma área de descanso ou posto de combustível.
Atribuir responsabilidade pelo saco de coleta de lixo. Peça a uma criança mais velha para ajudar uma mais nova a abrir os lanches. Afinal, as possibilidades são infinitas.
4. Lide estrategicamente com comportamentos negativos
Quando você coloca várias pessoas em um carro por várias horas, sem dúvida você terá problemas de comportamento.
Às vezes, as crianças provocam drama simplesmente porque estão entediadas.
Espero que algumas das outras sugestões aqui desviem essa necessidade.
Mas vou acrescentar duas sugestões peculiares de modificação de comportamento – uma negativa e outra positiva – para desencorajar más escolhas e encorajar atitudes positivas.
Comportamento negativo:
Para desencorajar o comportamento negativo, crie alguns círculos vermelhos de cartolina e cole-os em palitos de picolé.
Escreva o comportamento ofensivo ou irritante que você gostaria de desencorajar no círculo (por exemplo, choramingar, reclamar, discutir, brigar com um irmão).
Coloque uma barra preta na palavra. Explique com antecedência que, se eles exibirem esse comportamento, você levantará a placa sem dizer uma palavra e esperará que eles parem.
Acredite ou não, isso elimina muitas palestras e discussões.
Comportamento positivo:
Para promover um comportamento positivo, com harmonia, use, no entanto, um jarro simples e transparente e papeizinhos com palavras de gratidão.
Explique que haverá uma recompensa familiar por encher o pote com os papelzinhos.
Um papelzinho é colocado no frasco a cada intervalo de tempo, durante o qual todos vivem em paz.
Defina um cronômetro em seu telefone para cada 20 minutos (ou menos, dependendo da idade e habilidade das crianças) e coloque um novo papelzinho no frasco se a meta for atingida.
Você não precisa dizer nada. O barulho fará com que seus filhos se lembrem do objetivo e da recompensa.
Você quer ter sucesso com essa atividade, então escolha um pote de tamanho compatível com a viagem do dia.
Além disso, considere a capacidade de seus filhos de sustentar esse comportamento e comece com um lapso de tempo que seja alcançável.
Quando o pote estiver cheio, comemorem a conquista juntos.
5. Verifique sua atitude
Os pais devem definir o tom de voz no carro.
Considere como sua atitude e conversa contribuem para uma atmosfera pacífica e alegre.
Veja, portanto, se você está falando com seu cônjuge e filhos com respeito? Você reclama de outros motoristas ou do trânsito ruim? Tudo explode quando você faz uma curva errada? Ou você responde ao inesperado com graça e humor, confiando em Deus?
Afinal, sua resposta calma ao estresse, diminuirá as situações tensas.
6. Ore
Provavelmente não é preciso dizer que a oração muda nossos corações, mas estou dizendo de qualquer maneira.
Por fim, peça a cada criança que escreva uma oração para o seu tempo de viagem e reserve alguns minutos para que cada pessoa ore em voz alta antes de começar a dirigir.
Você ficará agradavelmente surpreso com a diferença na atmosfera do carro.
Ao viajar, se você notar que a tensão está aumentando ou outros problemas surgirem, pare e ore juntos novamente.
Você está ensinando seus filhos a depender da sabedoria e provisão de Deus em tempo real.
Você também pode fazer da oração uma parte regular da viagem anunciando um momento de “falar com Deus” a cada hora.
Pense em quem sua família conhece que precisa de oração ou ore por pessoas com problemas de carro, acidentes ou até mesmo raiva na estrada ao longo do caminho.
Construindo memórias
Para finalizarmos, espero, portanto que essas seis dicas ajudem você a ver que o tempo no carro não é simplesmente ir do ponto A ao ponto B o mais rápido possível.
Em vez disso, considere a viagem como parte de suas férias.
Use-o para honrar a Deus e formar tradições e memórias familiares que durarão a vida toda.