7 benefícios de ler a Bíblia em um ano

Quais são os benefícios de ler a Bíblia em um ano?

Entre os planos comuns a cada novo ano estão perder peso, economizar dinheiro, se exercitar ou se organizar mais. 

Uma disciplina espiritual popular que os cristãos buscam é ler a Bíblia

Os planos estão disponíveis através de vários ministérios e online como um guia para as passagens que completarão a leitura em doze meses.

Podemos ler as escrituras através da sequência de eventos, que insere as palavras dos profetas e dos livros poéticos nos registros históricos, ou na versão canonizada que nos conduz pela ordem do índice. 

Qualquer que seja a seleção que fizermos, passaremos por toda a Palavra até o final do calendário.

Um cuidado que devemos ter, é não colocar tanta ênfase no gráfico a ponto de esquecermos o motivo pelo qual queremos ler. 

Nosso propósito é absorver as mensagens de nosso Pai e não nos dar um tapinha nas costas porque completamos uma tarefa.

Por que devemos ler a Bíblia?

1. A Bíblia está viva: Nenhum outro livro foi de autoria de uma pessoa sobrenatural cujas próprias palavras dão vida.

2. A Bíblia nos dá sabedoria: Escritos ao longo de séculos, os pergaminhos inspirados fornecem soluções para todas as situações que podemos enfrentar.

3. A Bíblia nos fala do Salvador que nos ama: Nenhum outro sistema de crença adora um Deus que ama seus seguidores o suficiente para dar Sua vida por eles.

4. A Bíblia nos alimenta: Jesus é a Palavra de Deus na carne, e Ele é o pão da vida para nossas almas.

7 benefícios de ler a Bíblia do começo ao fim de cada ano

1. Ler a Bíblia todos os anos leva a uma disciplina de colocar Deus como prioridade do nosso tempo

Desenvolvemos o hábito que se torna parte da vida cotidiana. 

Isso não significa que negligenciamos outros estudos ou locais devocionais que normalmente frequentamos. Mas quando temos uma imagem visual das seleções, é menos provável que nos esqueçamos de pegar nosso exemplar das escrituras todos os dias.

Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão dadas. (Mateus 6:33).

2. Podemos obter novas revelações ao ler a Bíblia em um ano

Quando abordamos nosso período de estudo com o coração aberto, podemos ler as mesmas passagens repetidamente e receber uma revelação diferente. 

Anotar ao lado de versículos ou escrever nossos pensamentos em um diário pode nos lembrar do que o Espírito Santo nos revelou quando a passagem foi lida anteriormente.

Acho útil anotar as perguntas que vêm à minha mente enquanto leio. 

As respostas nem sempre vêm imediatamente. Mas se usarmos o procedimento de 12 meses ano após ano, na próxima vez que interagirmos com ele, a luz poderá acender e nossas mentes poderão receber as respostas que procurávamos.

Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar e que maneja bem a palavra da verdade. (2 Timóteo 2:15).

3. Aprendemos como cada parte da Bíblia se relaciona consigo mesma

Alguns dos planos incluem passagens do Antigo e do Novo Testamento todos os dias. 

Meditar em cada uma das alianças simultaneamente pode nos mostrar a revelação de Cristo através dos sacrifícios e festas.

Temos a vantagem do Espírito Santo que os santos não tinham até a ressurreição de Cristo. 

Aqueles que andaram com Jesus não perceberam naquela época como Ele cumpriu todas as profecias, mas através da Palavra de Deus, podemos receber iluminação. 

Um esboço impresso pode nos guiar em direção a esse alvo.

E começando por Moisés e todos os profetas, explicou-lhes o que foi dito em todas as Escrituras a respeito dele. (Lucas 24:27).

4. Damos um bom exemplo para os outros ao ler a Bíblia em um ano

Quando reservamos esse tempo todos os dias e não nos desviamos dele, demonstramos o quanto a Palavra é importante para nossas vidas. 

Qualquer estudo bíblico diário pode fazer isso, mas quando temos um gráfico para nos manter no caminho certo, é mais provável que o sigamos.

Apenas tomem cuidado e cuidem-se bem para que não esqueçam as coisas que seus olhos viram, nem as deixem desvanecer-se de seu coração enquanto viverem. Ensine-os aos seus filhos e aos filhos deles depois deles. (Deuteronômio 4:9).

5. Lemos partes da Bíblia que podemos encontrar em outros estudos selecionados 

Como a Bíblia é a Palavra inspirada de Deus, podemos obter revelações de todos os aspectos dos escritos sagrados. 

As genealogias e a lei levítica podem parecer chatas quando as lemos e podemos cochilar ocasionalmente, mas Jeová tinha um propósito ao incluir essas coisas. 

A famosa oração de Jabez foi recolhida dos nascidos em Crônicas.

O desdobramento de suas palavras traz luz; dá compreensão ao simples. (Salmo 119:130).

6. Ler cronologicamente nos ajuda a colocar o registro histórico em perspectiva

Quando vemos a ordem dos eventos, todo o quadro do propósito do Criador pode se tornar mais claro. 

Podemos aprender mais sobre a progressão da formação de Israel.

Pois tudo o que foi escrito no passado foi escrito para nos ensinar, para que, pela perseverança ensinada nas Escrituras e pelo encorajamento que elas proporcionam, tenhamos esperança. (Romanos 15:4).

7. Aprendemos a ordem dos livros da Bíblia

Este não é um pré-requisito para a iluminação espiritual, mas aprender a sequência dos escritos pode nos ajudar na busca de um determinado livro. 

Não há nada de errado em usar o índice, afinal é por isso que está lá. Mas quando queremos encontrar uma referência rapidamente, é ótimo tê-la em nossas cabeças.

Mas se dali buscares ao Senhor teu Deus, o acharás, se o buscares de todo o teu coração e de toda a tua alma. (Deuteronômio 4:29).

A melhor meta de ano novo – Ler a Bíblia em um ano

Se examinarmos com um guia anual, isso não significa que abandonamos outro estudo bíblico. 

Este método de compreensão é uma alternativa para dar às nossas mentes uma nova perspectiva e oportunidade de ouvir o Pai.

Devemos também rejeitar a condenação de nossas próprias mentes se perdermos um ou dois dias do registro. 

Olhar para o gráfico com marcações em falta, pode causar frustração. E, muitos desistiram da estratégia devido ao fardo de tentar recuperar o atraso.

O objetivo é compreender o que o Senhor diz. 

Se ficarmos para trás no calendário, isso não significa que somos fracassos. Podemos simplesmente continuar aprendendo sem a preocupação de que dia é hoje.

Podemos começar de novo a cada ano e entrar nessa atividade com antecipação e entusiasmo. 

Esta é uma resolução de Ano Novo que pode nos beneficiar mais do que qualquer outra. 

Perder peso geralmente resulta em recuperá-lo ao longo do tempo. As rotinas de exercícios param ou diminuem, e o dinheiro economizado pode ser gasto.

As palavras do Senhor permanecem conosco e continuam a nos dar benefícios que não têm fim. 

Se decidirmos estudar de uma nova maneira este ano, podemos encontrar uma visão que queremos explorar a cada doze meses.

Não importa de que maneira decidamos renovar nossas mentes com o maná do céu, mas sabemos que receberemos bênçãos e discernimento para guiar nossas vidas.

Não se conforme com o padrão deste mundo, mas seja transformado pela renovação de sua mente. Então você será capaz de testar e aprovar qual é a vontade de Deus – sua boa, agradável e perfeita vontade. (Romanos 12:2).

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
WhatsApp