3 coisas que um discípulo de Cristo deve renunciar
Texto deste sermão sobre as coisas que um discípulo de Cristo deve renunciar: Mateus 4:1-11.
Introdução deste sermão:
Os cristãos amam Chris Gayle porque ele fala sobre Deus, tanto no campo quanto em casa. Infelizmente, porém, ele leva um estilo de vida questionável que não combina com os cristãos que creem na Bíblia. Depois, há Tatenda Taibu, o batedor de postigos do Zimbábue, que desistiu de Cricket, para trabalhar para a igreja. Taibu desistiu com apenas 29 anos, geralmente no auge de um jogador de críquete.
Não pretendo aplaudir Taibu e condenar Gayle. Meu ponto é, que o serviço da boca para fora não nos torna verdadeiros discípulos de Cristo. É o estilo de vida que faz. Em Lucas 14:33 Jesus disse: “Portanto, qualquer um de vocês que não renunciar a tudo o que tem não pode ser meu discípulo”.
O que temos na vida que devemos renunciar para não nos tornarmos verdadeiros discípulos de Cristo? Em Mateus 4:1-11 vemos que Jesus renunciou a três coisas comuns a todo homem.
1. Jesus renunciou à indulgência (Mateus 4:1-4)
A. O diabo começou com uma referência à divindade de Jesus e usou a necessidade de comida de Jesus como uma plataforma de lançamento para o ataque.
B. O fato de Jesus estar com fome é um símbolo das necessidades naturais do homem. Transformar pedras em pão é um símbolo dos meios pecaminosos que o homem usa para satisfazer suas necessidades.
C. A reação de Jesus mostra que os crentes não podem ser verdadeiros discípulos a menos que renunciem à auto-indulgência.
Ilustração:
O pecado vem quando pegamos um desejo, anseio ou ambição perfeitamente natural e tentamos desesperadamente satisfazê-lo sem Deus. (Agostinho, As Confissões de Santo Agostinho.)
2. Jesus renunciou aos seus direitos (Mateus 4:5-7)
A. O diabo montou seu segundo ataque com outra referência à identidade de Jesus e desta vez ele usou os direitos de Jesus como plataforma de lançamento.
B. O diabo tem razão aqui. Jesus merece ser resgatado pelos anjos porque ele é o filho do Deus Todo-Poderoso.
C. A reação de Jesus mostra que os crentes não podem ser verdadeiros discípulos a menos que renunciem a seus direitos.
Ilustração:
Lorraine Allard estava grávida quando foi diagnosticada com câncer de fígado terminal. Embora tivesse direito à interrupção da gravidez, ela recusou e atrasou os tratamentos porque a natureza forte dos medicamentos prescritos para o câncer afetará o feto. Para encurtar a história, ela deu à luz um menino e morreu dois meses depois. Como Lorraine, um verdadeiro discípulo de Cristo renunciará aos seus direitos pessoais para o bem dos outros.
3. Jesus renunciou aos tesouros (Mateus 4:8-11)
A. Finalmente, o diabo seduziu Jesus com a oferta de domínio sobre todos os reinos do mundo, que Jesus rejeitou novamente.
B. O problema com o dinheiro é que os ricos se distraem pela ganância para se tornarem mais ricos, enquanto os pobres geralmente se distraem com sua luta pela sobrevivência.
C. A reação de Jesus rico ou pobre mostra que os crentes não podem ser verdadeiros discípulos a menos que renunciem às riquezas terrenas que os distraem de Deus.
Ilustração:
Ariadna Gutierrez, mais conhecida como Miss Colômbia 2015, depois que sua coroa foi tomada e entregue à “Miss. Filipinas” foi abordado pelo cofundador da Vivid Entertainment. Ele ofereceu a ela um contrato atraente de 1 milhão de dólares e a convidou para atuar em seus filmes adultos. Hirsh não é Satanás. Mas Hirsh é um excelente exemplo de Satanás que usa meios de sedução para atrair as pessoas para sua armadilha do pecado.
Lições sobre o que um discípulo de Cristo deve renunciar:
Toda vez que lemos a Palavra de Deus, ouvimos ou pregamos, precisamos lembrar que ela exige ação. Esta passagem tem três chamadas para ação.
A. Renuncie à auto-indulgência:
“Por isso exorto-vos, irmãos e irmãs, pela misericórdia de Deus, a apresentar os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional”. (Romanos 12:1)
B. Renuncie aos direitos pessoais:
“Vocês devem ter para com os outros a mesma atitude que teve Cristo Jesus, que, embora existindo em forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus como algo a ser apegado, mas esvaziou-se, assumindo a forma de escravo, olhando como outros homens, e compartilhando a natureza humana. Ele se humilhou, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz!” (Filipenses 2:5-8)
C. Renuncie aos Tesouros terrenos:
“Não acumulem tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem e onde os ladrões arrombam e roubam. (Mateus 6:19)
Mas, acima de tudo, busque o seu reino e a sua justiça, e todas essas coisas serão dadas a você também”. (Mateus 6:33)
Se você gostou deste tema, então veja mais esboços de sermões aqui.