O que é Maturidade Espiritual: 9 marcas do cristão maduro
A maturidade espiritual não é alcançada pelo passar dos anos, mas pelo caminhar em obediência à vontade de Deus. Pois, a maturidade física está ligada ao tempo, a maturidade espiritual está ligada à obediência.
Maturidade Espiritual se alcança quando amadurecemos espiritualmente na fé e nos tornamos como Jesus. Um cristão maduro renuncia sua carne para fazer a vontade de Deus.
Embora o conhecimento das escrituras seja um requisito para o crescimento espiritual, apenas isso não significa maturidade espiritual. Não basta conhecer, é preciso praticar.
O que é a verdadeira Maturidade Espiritual?
A maturidade espiritual começa quando uma pessoa aceita Jesus Cristo como Salvador. Ela nasce de novo pelo Espírito Santo. Depois, escolhe viver em Cristo. O apóstolo Paulo afirmou que o crescimento espiritual é contínuo. Ele disse:
“Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito, mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus. Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado, mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus”.
Filipenses 3:12-14
Mesmo Paulo não tinha alcançado o alvo final, mas constantemente seguia adiante, trilhando o caminho que o levava ao prêmio.
Maturidade espiritual é, na verdade, outro termo para semelhança com Cristo. O cristão verdadeiramente maduro é uma pessoa em cujo caráter as qualidades de Cristo são evidentes, especialmente ao lidar com situações difíceis.
Portanto, para desenvolver a maturidade cristã, você deve escolher aprender a Palavra de Deus. Permita que Ele renove sua mente. Em seguida, seja obediente ao que aprendeu. A Bíblia nos instrui:
“Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus” (Romanos 12:1-2).
As 9 marcas do cristão maduro
Encontramos nove sinais de maturidade espiritual em Gálatas 5:22-23. Estes são conhecidos como Frutos do Espírito. Essas características eram evidentes na vida e ministério de Cristo.
1. Amor – um compromisso incondicional com o bem-estar dos outros. (1 Coríntios 13:4-7)
2. Alegria – uma condição divinamente inspirada que depende da presença de Deus e de suas promessas em vez de acontecimentos. (Filipenses 4:4)
3. Paz – o estado de segurança divina, liberdade de preocupações e pensamentos opressivos. (Isaías 26:3)
4. Paciência – lento para vingar erros. Não se comporta mal em situações difíceis por raiva e ódio. Longo sofrimento. (Tiago 5:11)
5. Bondade – a ânsia de deixar os outros à vontade. Um temperamento doce e atraente que mostra consideração amigável. (João 4:1-26)
6. Generosidade – abrir-se desinteressadamente aos outros e ser generoso com eles, embora não mereçam. (Lucas 22:51)
7. Fidelidade – firme devoção a Deus, lealdade aos outros, cumprimento responsável dos deveres designados. (Mateus 25:23)
8. Gentileza – comportamento humilde e não ameaçador que deriva de uma posição de força e autoridade. (2 Coríntios 10:1)
9. Autocontrole – conter suas emoções, ações e desejos, e estar em harmonia com a vontade de Deus. (Lucas 4:30)
As 4 atitudes que promovem a Maturidade Espiritual
Para alcançar a maturidade espiritual, é necessário cultivar atitudes específicas:
1. Estudo da Palavra: Dedicação à leitura e meditação na Bíblia. O conhecimento profundo das Escrituras fortalece a fé e orienta a vida. “Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça” (2 Timóteo 3:16).
2. Oração: Diálogo constante com Deus. A oração nutre o relacionamento com Ele e traz discernimento e paz. “Orai sem cessar” (1 Tessalonicenses 5:17).
3. Comunhão: Compartilhar a vida com outros crentes nos ajuda crescer como cristãos. Aprendemos a suportar, amar, perdoar, ajudar, ser pacientes a pessoas com natureza diferente da nossa. “E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras” (Hebreus 10:24).
4. Obediência: Colocar em prática os ensinamentos de Cristo. A obediência diária às instruções bíblicas transforma o caráter. “Se me amais, guardai os meus mandamentos” (João 14:15).
Frases sobre Maturidade Espiritual
Um dos maiores indicadores da nossa maturidade espiritual é revelado na forma como reagimos às fraquezas, à inexperiência e às ações potencialmente ofensivas dos outros.
David A. Bednar
A maturidade espiritual não é alcançada pelo passar dos anos, mas pela obediência à vontade de Deus. Algumas pessoas amadurecem na compreensão da vontade de Deus mais rapidamente do que outras porque obedecem mais prontamente; eles sacrificam mais prontamente a vida da natureza à vontade de Deus.
Oswald Câmaras
A maturidade física está ligada ao tempo. A maturidade espiritual está ligada à obediência.
John Bevere
A Bíblia é o meio divino de desenvolver a maturidade espiritual. Não há outro caminho.
Howard G. Hendricks
Para mim, crescer em maturidade espiritual é tornar-se menos autoconsciente e mais consciente de Deus.
Mark Batterson
A maturidade espiritual é medida em termos de fé perseverante, não de comportamento perfeito
Andy Stanley
Maturidade é a capacidade de pensar, falar e agir de acordo com os seus sentimentos dentro dos limites da dignidade. A medida da sua maturidade é o quão espiritual você se torna em meio às suas frustrações.
Samuel Ulman
A maturidade é alcançada quando a pessoa adia prazeres imediatos por valores de longo prazo.
Josué L. Liebman
10 Versículos da Bíblia sobre Maturidade Espiritual
1. Hebreus 5:14: “Mas o alimento sólido é para os adultos, para aqueles que pelo exercício já treinaram sua capacidade de discernir o bem e o mal.”
2. 1 Coríntios 13:11: “Quando eu era menino, falava como menino, pensava como menino e raciocinava como menino. Quando me tornei homem, deixei para trás as coisas de menino.”
3. Efésios 4:13-15: “Até que todos cheguemos à maturidade em Cristo, à medida da estatura completa da sua plenitude. Então, não seremos mais levados pelas ondas, nem jogados de um lado para outro por todo vento de doutrina, pela astúcia e manobras fraudulentas daqueles que se recusam a reconhecer a verdade.”
4. Colossenses 1:28: “E a ele mesmo estamos pregando, advertindo a cada um e ensinando a cada um em toda a sabedoria, a fim de apresentar cada um maduro em Cristo.”
5. Tiago 1:2-4: “Meus irmãos, considerem como pura alegria o fato de passarem por muitas provações, pois vocês sabem que a provação da sua fé produz perseverança. Que a perseverança complete a sua obra, para que vocês sejam maduros e completos, não lhes faltando nada.”
6. 1 João 4:7-8: “Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus, e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor.”
7. Gálatas 5:22-23: “Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei.”
8. 2 Pedro 1:5-8: “E por isso mesmo, esforcem-se para acrescentar à sua fé a virtude, à virtude o conhecimento, ao conhecimento o domínio próprio, ao domínio próprio a perseverança, à perseverança a piedade, à piedade a fraternidade e à fraternidade o amor.”
9. Filipenses 4:8-9: “Finalmente, meus irmãos, concentrem-se no que é verdadeiro, nobre, justo, puro, amável, admirável, naquilo que é de boa fama e merece elogio. O que vocês aprenderam, ouviram e viram em mim, isso ponham em prática. E o Deus da paz estará com vocês.”
10. Provérbios 4:18: “A senda dos justos é como a luz da aurora, que vai crescendo em brilho até o meio-dia.”
Como alcançar?
Uma criança leva muitos anos para amadurecer física e emocionalmente. Da mesma forma, não podemos amadurecer completamente da noite para o dia. É um processo ao longo da vida. Também não podemos alcançar sua plenitude nesta vida.
A maturidade espiritual é um processo contínuo de crescimento em Cristo. Requer esforço, disciplina e um coração disposto a ser moldado por Deus.
Quando o cristão buscar a maturidade espiritual, ele se torna mais parecido com Cristo. Isso envolve aprender a caminhar em obediência a Deus.
Significa, portanto, escolher viver pelo ponto de vista do Senhor, em vez de seguir a perspectiva humana. A maturidade espiritual nos leva a perseguir os objetivos de Deus. A Bíblia diz: “Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a cobiça e lascívias da carne, pois se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito” (Gálatas 5:16,25).
No versículo 16, a palavra “andar” vem do grego peripateo, que significa “andar com um propósito em vista”. Já no versículo 25, “andar” é traduzido do grego stoicheo, que significa “passo a passo, um passo de cada vez”.
É aprender a andar sob a instrução de outra pessoa. Essa pessoa é o Espírito Santo. Já que os verdadeiros discípulos são habitados pelo Espírito de Deus, eles também devem andar sob o Seu controle.