Salmo 34:18 Significado de “Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado”
Salmo 34:18 – ACF (Almeida Corrigida Fiel)
“Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado, e salva os contritos de espírito.”
Traduções Bíblicas de Salmo 34:18
Salmos 34:18 – NAA (Nova Almeida Atualizada)
“Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado; ele salva os de espírito oprimido.”
Salmos 34:18 – NVI (Nova Versão Internacional)
“O Senhor está perto dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito abatido.”
NTLH – Salmos 34:18 (Nova Tradução Linguagem de Hoje)
“Ele fica perto dos que estão desanimados e salva os que perderam a esperança.”
Explicação e Comentário do Salmo 34:18
Salmo 34:18 – Jesus começou o Sermão da Montanha com as palavras: “Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus”.
Os estudiosos discutem se isso deve ser considerado um mandamento para ser pobre de espírito ou se é apenas a afirmação de um fato: aqueles que são pobres de espírito são abençoados porque o Reino dos Céus lhes pertence.
Neste Salmo, parece claro que aqueles que estão passando por provações são os que têm o espírito contrito. À luz das promessas feitas pelo salmista para aqueles que se refugiam no Senhor (Sl 34:8), podemos supor que ele está falando sobre aqueles que encontram problemas, não por causa de sua injustiça, mas porque há problemas neste mundo. Ele promete que “o justo pode ter muitos problemas, mas o Senhor o livra de todos eles”;
Da mesma forma, Jesus encoraja os “pobres de espírito”, o Salmista quer dar a conhecer aos justos que sofrem que Deus estará perto deles e os livrará. Jesus disse que a eles pertence o Reino dos Céus.
Interpretação de Salmo 34:18, as partes chave do versículo:
“Perto está o Senhor…”
No Salmo 46:1 vemos que Deus está sempre presente. O Salmo 139:7 diz: “Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde posso fugir da tua presença?”
Isso pode ser uma má notícia para aqueles que querem escapar do olhar atento de Deus e de seu julgamento, mas para aqueles que o amam, é uma grande fonte de conforto.
“Dos que têm o coração quebrantado…”
Mas muitas vezes são os de coração partido que o veem melhor. Muitos cristãos nominais, auto satisfeitos e fariseus, saltaram para uma maior fé e força espiritual por meio de alguma grande provação ou sofrimento.
Deus ama demais seus filhos para permitir que nos afastemos indisciplinados de sua presença. Embora seja impossível escapar de sua presença, é mais do que possível fingir que ele não está ali.
“E salva os contritos de espírito.”
Para a salvação do inferno ou da provação, é preciso clamar ao Deus que está esperando. Se o Reino dos Céus é dos pobres de espírito, é pela entrega que vem quando se desiste de ser o próprio deus e de viver nas próprias forças. Não espere por problemas. Renda-se e siga-o.
“O Senhor salvará os seus servos; ninguém que nele se refugiar será condenado” (Sl 34:22).
Comentários sobre o que Significa o Salmo 34:18
Comentário de Wiersbe (Contexto) do Salmo 34:18
Salmo 34:18 – Davi não consegue esconder sua satisfação por estar fora do território inimigo (onde, para começar, não deveria ter ficado) e de volta ao deserto com seus homens. Observe os verbos: bendizer, gloriar, engrandecer, exaltar. O nome ” Senhor ” aparece 16 vezes no salmo. Se, originalmente, esse foi um discurso de Davi a seus homens, estava ordenando que interrompessem os combates e se concentrassem na adoração.
Como escreveu o pregador puritano Thomas Watson: “Ao orarmos, agimos como seres humanos, mas ao adorarmos, agimos como anjos”. Davi dá graças ao Senhor engrandecendo e exaltando seu nome. Veja o que o Senhor fez por Davi: respondeu à sua oração (vv. 4, 15), supriu suas necessidades (vv. 9, 10), livrou o das dificuldades (v. 17) e protegeu-o do perigo (v. 7).
Davi não se gloria em sua astúcia ou habilidade; antes, se gloria no Senhor, em quem ele é e naquilo que ele faz.
Para Davi, o povo de Deus, por si mesmo, não é coisa alguma, apenas os mais humildes e pobres dentre os homens (vv. 2, 6); porém, é um povo que tem todas as coisas, pois pertence ao Senhor. Os israelitas temiam ao Senhor (vv. 7, 9), eram separados (“santos”) como seus justos (vv. 10, 15, 19, 21) e eram servos do Senhor (v. 22).
Saber quem somos em Cristo e quem o Senhor é deve criar em nós o desejo de bendizer o Senhor.
Wiersbe explica o Salmo 34:18
Em nenhum momento, neste salmo, Davi dá a entender que a vida de fé e obediência poupará os filhos de Deus de enfrentar problemas (ver vv. 4, 6, 17, 19). No entanto, ele promete que, se confiarmos no Senhor e o invocarmos, ele pode atravessar os problemas conosco e transformá-los em bênção para nós e, por meio de nós, pode ainda abençoar a outros (ver 28:7; Is 41:10; Hb 13:6).
Além disso, o Senhor também pode nos ajudar com nossos sentimentos (v. 18). A garantia é a de que Deus estará perto de nós quando nosso coração estiver quebrantado e nosso espírito oprimido, quer sintamos sua presença quer não. Não se trata de uma promessa condicional, mas sim de um fato.
Comentário de Beacon – (Salmo 34:18 e versículos próximos)
Salmo 34:18 – A repetição constante nos salmos da promessa de proteção dos perigos na vida é um lembrete da insegurança que o homem experimenta se a sua fé não está alicerçada em Deus. Mais uma vez vemos que os olhos do Senhor (15; seu cuidado vigilante) estão sobre os justos, e ele se dispõe a ouvir o clamor dos justos. Por outro lado, o julgamento de Deus se manifesta contra os que fazem o mal (16). Em relação ao versículo 17 veja o comentário do versículo 6.
O Senhor está próximo dos quebrantados e contritos de espírito (18), um pensamento que ecoa do início ao fim dos salmos (51.17). O Senhor livra os justos das suas muitas aflições (19). Alguém comentou: “Prefiro ter mil aflições e experimentar o livramento de todas elas, a ter meia dúzia e ficar emperrado no meio delas!” Os ossos (20) são a estrutura do corpo físico. Por esta razão, guarda todos os seus ossos representa a força do homem. A malícia matará o ímpio (21); os próprios pecados deles trazem consigo o salário da morte (Rm 6.23). Serão punidos significa literalmente: “serão condenados ou culpados” (asham). Ódio e ressentimento, bem como as obras violentas que essas emoções evocam, estão debaixo do julgamento de Deus (Mt 5.21-22; 1 Jo 2.9-11; 3.15).
O Senhor resgata (22; “redime”, NVI) está no tempo presente contínuo: Ele está redimindo. A salvação é contínua bem como instantânea. Condenado, como no versículo 21, asham (culpado).
Comentário de Benson Salmo 34:18
Salmo 34:18 – O Senhor está perto daqueles que têm o coração quebrantado – Pronto para ouvi-los e socorrê-los. Embora, pelo curso de sua providência para com eles, às vezes ele possa parecer a si mesmos e aos outros estar distante. Deus está perto de todos os homens; pois nele eles vivem: mas ele está perto dos quebrantados de coração, em um sentido peculiar, pois está sempre pronto e capaz de ajudá-los; como os homens são muito mais capazes de ajudar aqueles que valorizam, quando presentes com eles do que quando ausentes; da qual é tirada essa forma de falar, aplicada a Deus.
E salva os de espírito contrito – Aqueles cujos espíritos são verdadeiramente humilhados sob a mão de Deus e o sentido de seus pecados, cujos corações são subjugados e obedientes à vontade de Deus e submissos à sua providência.
Notas de Barnes sobre a Bíblia
Salmo 34:18 – O Senhor está perto daqueles que têm o coração quebrantado – Margem, como em hebraico: “aos que têm o coração partido”. A frase “o Senhor está próximo” significa que ele está pronto para ouvir e ajudar. A linguagem é, obviamente, figurativa. Como um Ser Onipresente, Deus está igualmente perto de todas as pessoas em todos os momentos; mas a linguagem é adaptada às nossas concepções, pois sentimos que alguém que está perto de nós pode nos ajudar ou que alguém que está distante de nós não pode nos ajudar.
A frase “os que têm o coração quebrantado” ocorre frequentemente na Bíblia. Refere-se a uma condição em que um fardo “parece” estar no coração e quando o coração “parece” estar esmagado pelo pecado ou pela tristeza; e é projetado para descrever uma consciência de profunda culpa, ou o tipo mais pesado de aflição e problemas.
E salva os de espírito abatido – Margem, como em hebraico: “contrito de espírito”. A frase aqui significa o espírito como “esmagado” ou “quebrado”; isto é, como na outra frase, um espírito oprimido pelo pecado ou problema. O mundo está repleto de exemplos daqueles que podem entender completamente esse idioma.
Exposição de Gill de Salmo 34:18
O Senhor está perto daqueles que têm o coração quebrantado – Ou com um senso de pecado e tristeza por ele, pelo qual seus corações os ferem, e eles são feridos por ele e quebrantados com ele: para estes o Senhor está “próximo”; não apenas de maneira geral, como ele é para todos os homens, sendo Deus onipresente, mas de maneira especial; ele vem e se manifesta a eles de maneira graciosa, derrama o óleo e o vinho de seu amor e liga seus corações partidos; sim, vem e habita com eles: ele não passa por eles e os negligencia, muito menos torna a brecha pior; ele não quebra as canas quebradas, mas cura as suas feridas.
E salva os de espírito contrito – Não de forma legal, mas evangélica; que são humilhados sob o senso do pecado e derretidos em verdadeiro arrependimento, sob a visão do amor e da graça de Deus; e são pobres e mesquinhos aos seus próprios olhos: a estes o Senhor tem respeito; os sacrifícios de um espírito quebrantado e contrito não são desprezados por ele, mas aceitos pela fé em Cristo; e tal ele salva com uma salvação eterna nele.