Quem eram as esposas de Davi e por que devemos saber seus nomes?

Quantas esposas tinha o rei Davi e quem são elas nos mostram um lado de Davi que muitas vezes esquecemos.

No que diz respeito aos personagens do Antigo Testamento, o rei Davi é provavelmente o mais famoso. O vencedor de gigantes, o guerreiro de Israel, um músico excelente, o homem que buscou a Deus de todo o coração. 

Embora ouvimos muito sobre seu poder heroico, não ouvimos muito sobre as esposas de Davi. Talvez, você nem saiba que havia várias esposas. Vamos dar uma olhada no que a Bíblia nos diz sobre elas.

Quem eram as esposas de Davi?

Existem vários lugares-chave na Bíblia que descrevem as esposas de Davi. 1 Crônicas 3:1-9 lista os filhos que Davi teve com sete mulheres, seis das quais ele se casou enquanto vivia em Hebron. A lista de esposas casadas durante seu exílio se repete em 2 Samuel 3:2-5. No entanto, essas listas mencionam apenas as esposas com quem Davi teve filhos, e a lista de 1 Crônicas termina com “estes foram os filhos de Davi, não incluindo seus filhos nascidos de concubinas” (1 Crônicas 3:9). 

Uma esposa não incluída em nenhuma das listas, a primeira esposa de Davi, é mencionada em várias histórias sobre a façanha de Davi. Dado que as genealogias bíblicas nem sempre são definitivas (às vezes elas apenas mencionam membros notáveis ​​da família ou filhos notáveis), pode haver esposas que a Bíblia não menciona.

Portanto, com base no que sabemos, Davi teve pelo menos oito esposas, e aprendemos em 2 Samuel que ele teve pelo menos dez concubinas. Aqui estão as oito esposas:

Mical

Mical era a esposa original de Davi, filha de Saul, a quem Davi ganhou ao matar 100 filisteus (1 Samuel 18:24-27). Mais tarde, ela ajudou Davi a escapar antes que seu pai pudesse matá-lo (1 Samuel 19:11-18) e se casou com um homem chamado Palti. 

Davi a levou de volta depois que se tornou rei de Judá (2 Samuel 3:12-6). Quando Davi dançou diante da Arca da Aliança ao entrar em Jerusalém, Mical o repreendeu por seu comportamento indigno. Davi retrucou que estava comemorando diante de Deus, e essa história termina dizendo que Micall “permaneceu sem filhos durante toda a sua vida” (2 Sam 6:23).

Veja também: 6 Lições que aprendemos com os erros no casamento de Davi e Mical

Abigail

Abigail foi a segunda das esposas de Davi. Conforme descrito em 1 Samuel 25, ela se casou primeiro com um homem rico chamado Nabal, que tratou Davi com mesquinhez. Abigail sabiamente implorou a Davi que não matasse Nabal, e ele teve misericórdia. Depois que Abigail disse ao marido que ela o salvou, Nabal teve um ataque cardíaco e morreu. Davi então se casou com Abigail, e ela teve um filho chamado Daniel.

Ainoã

Ainoã se casou com Davi enquanto ele estava exilado de Saul e teve o filho primogênito de Davi, Amnom. Amnom criaria muita dor para Davi e o resto da família quando ele molestou sua meia-irmã Tamar (2 Samuel 13).

Maaca

Maaca, cujo pai Talmai era rei de Gesur, casou-se com Davi enquanto ele estava no exílio e seus filhos incluíam um filho chamado Absalão e uma filha chamada Tamar. Depois que Amnon estuprou Tamar, Absalão o matou (2 Samuel 13:23-38). Mais tarde, Absalão tentou usurpar o trono de Davi.

Hagite

Hagite  se casou com Davi enquanto ele estava no exílio e teve um filho chamado Adonias. Adonias seria o filho vivo mais velho de Davi na época em que Davi morreu e tentaria reivindicar o trono para si.

Abital

Abital se casou com Davi enquanto ele estava no exílio e teve um filho chamado Sefatias.

Egla

Egla se casou com Davi enquanto ele estava no exílio e teve um filho chamado Itream.

Bate-Seba

Bate-Seba foi a última esposa de Davi (pelo menos a última mencionada na Bíblia) e provavelmente a mais famosa. Conforme relatado em 2 Samuel 11-12, Bate-Seba era casada com Urias, um dos valentes de Davi (2 Samuel 23:39). 

Davi dormiu com Bate-Seba e planejou a morte de Urias quando descobriu que Bate-Seba estava grávida (2 Samuel 11:14-27). O profeta Natã repreendeu Davi, e o filho de Bate-Seba morreu. Mais tarde, ela e Davi tiveram um segundo filho, Salomão, a quem Deus favoreceu (2 Samuel 12:25).

Abisague, era esposa de Davi?

A Bíblia também menciona uma mulher que não era estritamente uma esposa ou uma concubina, mas perto o suficiente para se tornar um problema. Em sua velhice, Davi não conseguia mais se aquecer na cama, então seus conselheiros encontraram “uma jovem virgem” chamada Abisague para dormir na mesma cama com Davi e fornecer calor. 

1 Reis 1:4 diz que Abisague “cuidou do rei e o servia. Mas o rei não teve relações sexuais com ela.” Então, Abisague dormiu com o rei.

No entanto, depois que Salomão se tornou rei, Adonias usou Bate-Seba para pedir um favor a Salomão: ele queria a mão de Abisague em casamento (1 Reis 2:13-23). Salomão respondeu: “você também pode me pedir para dar a ele o reino!” (1 Reis 2:22). 

A implicação parece ser que se Adonias se casasse com uma mulher que tinha relações íntimas com Davi, seria como se casar com uma das esposas de Davi: uma reivindicação de poder e sucessão. Assim, embora Abisague não fosse esposa ou concubina de Davi, sua ligação íntima com o rei fez com que as pessoas a tratassem como esposa.

Se Deus é contra a poligamia, por que Davi teve várias esposas?

A Bíblia rotineiramente descreve a poligamia de forma negativa, por isso pode ser difícil entender por que Davi, um “homem segundo o coração de Deus” (1 Samuel 13:14) teve várias esposas. 

Alguns estudiosos sugeriram que ele se casou com algumas dessas mulheres por motivos políticos – como observado anteriormente, Maaca era filha de um rei. Outros especularam que nas sociedades pagãs que cercavam Israel, ter várias esposas era uma forma de os reis mostrarem seu poder.

O pastor e terapeuta Ted Roberts apresenta uma teoria: Davi pode ter ficado preso em uma “escravidão sexual”. Como muitos homens que lutam contra a pornografia ou problemas sexuais, Davi pode ter passado por isso. 

Homens com problemas sexuais também têm comportamento ilícito que tentam esconder (Davi escondeu seu caso com Bate-Seba) e passam seu comportamento disfuncional para seus filhos sem nunca confrontar o problema (Amnon estupra sua meia-irmã, Davi ficou com raiva, mas não fez nada a respeito isso). 

Dado esse contexto, Davi pode ter tido tantas parceiras porque estava em um ciclo viciante. Pode ser chocante sugerir que o rei Davi teve problemas sexuais, mas não está fora de questão.

Todas essas teorias têm alguma evidência por trás delas e nos deixam com algo para investigar. Independentemente de qual esteja correto, o fato é que Davi cometeu um erro ao ter tantas esposas. Ele era um homem segundo o coração de Deus, mas isso não significa que ele fez tudo certo.

Embora a Bíblia não descreva Deus ou os profetas condenando diretamente Davi pela poligamia, ela também não o elogia por isso. A Bíblia afirma que ele teve muitas esposas, mas nunca acrescenta nada como “e isso lhe foi dado como sabedoria”, o que implicaria a aprovação de Deus. 

Embora Deus tenha favorecido seu segundo filho com Bate-Seba, isso não significa que Deus queria que o relacionamento deles acontecesse. É mais um exemplo de Deus pegando uma situação pecaminosa e fazendo algum bem a partir dela.

A poligamia de Davi criaram grandes problemas

Na verdade, a narrativa da Bíblia deixa claro que as escolhas de casamento de Davi criaram grandes problemas. Suas muitas esposas resultaram em muitos filhos com rivalidades e relacionamentos doentios entre si. 

Na verdade, isso cumpriria uma profecia que Natã fez quando repreendeu Davi por sua infidelidade: alguém em sua casa se rebelaria contra ele, alguém que envergonharia Davi dormindo com as esposas de Davi em público (2 Samuel 12:11-12). 

Anos depois, depois que Absalão matou seu irmão Amnon pelo que ele fez a Tamar, Absalão se rebelou contra Davi e o forçou a fugir de Jerusalém. Para estabelecer sua autoridade como o novo rei, Absalão tomou dez das concubinas de seu pai e dormiu com elas em público (2 Samuel 16:15-23).

Eventualmente, Absalão foi expulso e morto (2 Samuel 18), mas os problemas continuaram. Na velhice de Davi, Adonias declarou-se rei, e Davi teve que coroar Salomão rapidamente para esclarecer as coisas (1 Reis 1:5-52). 

Como mencionado anteriormente, Adonias então usou o status de “quase concubina” de Abisague para tentar se aproximar do trono. Salomão respondeu mandando matar Adonias (1 Reis 2:25).

Em suma, a Bíblia deixa claro que a poligamia de Davi criou uma enorme quantidade de dor.

mulheres do rei Davi

Quem era a esposa favorita de Davi?

A Bíblia não diz abertamente qual das esposas de Davi ele mais favoreceu, nem nos dá informações suficientes para saber. Não sabemos sobre cinco de suas esposas além de quais filhos elas tiveram. Aprendemos mais sobre Mical, Abigail e Bate-Seba, mas não muito sobre como Davi se relacionou com eles ao longo do tempo.

Sabemos que Mical era devotada a Davi, o suficiente para escondê-lo de seu próprio pai. No entanto, não está claro se eles se reconciliaram depois que ela repreendeu Davi. O fato de ela não ter filhos pode significar que eles se afastaram. 

Sabemos que Abigail era extraordinariamente sábia e nada sobre como ela se relacionou com Davi mais tarde na vida. 

Sabemos que Davi prometeu a Bate-Seba que seu filho Salomão o sucederia e que ela o advertiu de que Adonias estava tentando usurpar o trono (1 Reis 1:17). Então, eles pelo menos se falaram mais tarde na vida. Ainda assim, não sabemos se Davi nomeou Salomão seu sucessor porque ele favoreceu Bate-Seba, porque Deus favoreceu Salomão ou para compensar tudo o que Bate-Seba havia sofrido.

Por que devemos saber sobre as esposas de Davi?

Visto que a Bíblia não nos dá muitos detalhes sobre as esposas de Davi, e muitos dos detalhes que recebemos são tão tristes, é fácil imaginar por que deveríamos estudar a história delas. Há uma variedade de razões para aprender sobre elas, com duas particularmente claras.

A primeira é que vale a pena aprender tudo na Bíblia em algum nível. Alguns detalhes podem não ter grandes histórias anexadas, e nem todos eles têm temas ou tópicos detalhados. No entanto, nada na Bíblia é acidental, tudo é inspirado por Deus e útil (2 Timóteo 3:16-17).

A segunda é que suas histórias nos mostram um lado de Davi que muitas vezes esquecemos. Embora Davi tenha feito algumas coisas grandes e sábias, ele nem sempre fez a coisa certa. Assim como seu filho Salomão, Davi teve muitas esposas, mas isso criou problemas e conflitos. 

Aprender sobre as más escolhas de Davi e os resultados dessas escolhas nos ajuda a entender que ele era mais do que a figura heroica. Davi era um ser humano falível que fez escolhas ruins e boas e teve que enfrentar as consequências dessas ações.

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
WhatsApp