21 Salmos para você ler durante o jejum

Quando você está em um propósito de jejum e oração, ler os Salmos ajuda a fortalecer sua conexão com Deus e a manter o foco no momento de consagração.

Aqui estão 21 Salmos que você pode utilizar durante o período de jejum e oração com explicações:

1. Salmo 41:1-2

“Bem-aventurado é aquele que atende ao pobre; o Senhor o livrará no dia do mal.”

Este parece não ser apropriado para ler durante o jejum e oração. Mas, se você entender o significado dele, então notará que é ideal meditar nesta passagem bíblica.

Quem jejua tem que estar com um coração que agrada a Deus. Além disso, Deus abençoa aqueles que ajudam os necessitados. A nossa devoção a Deus também se manifesta em nossas ações para com o próximo.

2. Salmo 23:1

“O Senhor é o meu pastor; nada me faltará.”

Este salmo é perfeito para ler durante o jejum. Ele expressa o coração de alguém que vê seu Deus como um pastor que cuida da sua ovelha. É um salmo tão espiritual que não apenas mostra o cuidado de Deus com nossas necessidades aqui, mas também espirituais.

Deus cuida de todas as nossas necessidades. Quando sentimos fraqueza, podemos confiar que o Senhor proverá. Sei que você não conseguirá ler apenas o verso 1, mas todo o confortante Salmo 23.

3. Salmo 25:4-5

“Faze-me saber os teus caminhos, Senhor; ensina-me as tuas veredas.”

Durante o jejum, esse salmo nos ajuda a buscar a orientação de Deus. Este é um dos melhores versículos para ler durante o jejum e oração na Bíblia.

Um dos benefícios do jejum é buscar fazer a vontade de Deus e alinhar nosso caminho ao Dele. E dizer a Deus “ensina-me” revela um coração aquebrantado disposto a aprender do Senhor.

4. Salmo 27:14

“Espera no Senhor, anima-te, e ele fortalecerá o teu coração; espera, pois, no Senhor.”

Quando o jejum se torna desafiador, orar e ler esse salmo nos dá ânimo e paciência. A confiança em Deus nos sustenta durante momentos de fraqueza.

Estamos ali jejuando e quando parece que vai nos faltar força… ler a palavra de Deus dizendo “Espera no Senhor, anima-te, e ele fortalecerá o teu coração”, é como receber um injeção de ânimo.

5. Salmo 34:8

“Provai, e vede que o Senhor é bom; bem-aventurado o homem que nele confia.”

Jejum e oração tem poder, e esse versículo nos convida a experimentar a bondade de Deus. Ao provarmos a bondade de Deus, nossa fé é fortalecida durante o jejum.

Muito apropriado para quem está orando por uma causa específica, esta passagem bíblica nos anima a confiar na bondade do nosso Deus.

6. Salmo 37:5

“Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele o fará.”

Este é um dos salmos mais apropriados para orar e ler durante o jejum, pois nos encoraja a entregar nossas preocupações ao Senhor, confiando que Ele realizará Sua obra em nossas vidas.

Obs.: Estou colocando os versículos chaves de cada salmos, mas é recomendável você ler o salmo inteiro.

7. Salmo 42:1-2

“Como o cervo anseia pelas correntes das águas, assim a minha alma anseia por ti, ó Deus.”

O Salmos 42 reflete o anseio da alma por Deus durante o jejum. Podemos ler este salmo para fazer jejum e nos aproximar mais da presença de Deus.

Esta passagem bíblica é muito usado como tema de congressos e cultos para o tema de intimidade com Deus. E quando estamos em um período de consagração, realmente estamos buscando intimidade com nosso Pai celestial.

8. Salmo 51:10

“Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto.”

Como precisamos fazer esta oração não apenas quando estamos jejuando, mas todos os dias. Mas, orar este salmo no período de consagração é a uma boa maneira de dizer a Deus o quanto nos humilhamos e queremos melhorar. Jejum e oração tem poder para transformar nossos corações.

9. Salmo 55:16-17

“Eu, porém, invocarei a Deus, e o Senhor me salvará. À tarde, pela manhã e ao meio-dia, orarei e clamarei, e ele ouvirá a minha voz.”

Versículos para ler durante o jejum como este nos lembram da importância de invocar a Deus continuamente. Ainda mais durante a consagração que você precisa estar conectado com Deus.

10. Salmo 61:1-2

“Ouve, ó Deus, o meu clamor; atende à minha oração. Desde o fim da terra clamarei a ti, quando o meu coração desfalecer.”

Esse é um Salmo ideal para orar e ler durante seu propósito. Até mesmo nos momentos de cansaço e desânimo. Ele nos encoraja a clamar a Deus em qualquer situação, confiando na resposta do Todo Poderoso.

11. Salmo 63:1

“Ó Deus, tu és o meu Deus; de madrugada te buscarei; a minha alma tem sede de ti.”

Você pode iniciar sua oração do jejum com o Salmo 63:1. Esse versículo reflete a sede por Deus que sentimos durante o jejum. É um Salmo ideal para meditar no jejum e oração. Ele também expressa nosso desejo de estar mais perto de Deus.

12. Salmo 84:2

“A minha alma suspira e desfalece pelos átrios do Senhor; o meu coração e a minha carne clamam pelo Deus vivo.”

Durante o jejum, esse salmo nos ajuda a lembrar que nossa alma anseia por Deus. Versículos sobre jejum e oração na Bíblia como este nos fortalecem na busca por comunhão com o Senhor.

Agostinho disse que “O jejum purifica a alma, eleva a mente, sujeita a carne ao espírito, torna o coração contrito e humilde, dissipa as nuvens da concupiscência, apaga o fogo da luxúria e acende a verdadeira luz da castidade.”

13. Salmo 86:1

“Inclina, Senhor, os teus ouvidos, e ouve-me, porque sou pobre e necessitado.”

Esse salmo reflete nossa dependência de Deus. Durante o propósito com Deus, podemos clamar pela ajuda divina com humildade.

Jejum é isso, é reconhecer que nada podemos sem Deus. É se colocar como necessitado da misericórdia do Senhor. Jentezen Franklin disse no sentido espiritual que “O jejum acabará com a pobreza da sua vida.”

14. Salmo 91:1-2

“Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.”

Esse é um salmo de proteção e descanso. Jejum e oração tem poder para nos manter firmes sob a proteção de Deus.

Até porque, queremos nos aproximar de Deus. E quem está na sombra está junto àquilo que faz a sombra.

15. Salmo 103:2-3

“Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nenhum de seus benefícios. Ele é quem perdoa todas as tuas iniquidades e sara todas as tuas enfermidades.”

Esse versículo nos lembra dos muitos benefícios de estar em comunhão com Deus. É um excelente versículo para ler durante o jejum de gratidão.

Se você está consagrando sua vida a Deus, então deve ter um coração grato que reconhece seus benefícios.

16. Salmo 107:6

“Então clamaram ao Senhor na sua angústia, e ele os livrou das suas dificuldades.”

Este versículo é perfeito para momentos de angústia durante a abstinência. Temas para jejum e oração como o livramento e a confiança em Deus nos motivam a clamar a Ele.

17. Salmo 119:105

“Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.”

Durante o jejum, podemos usar este versículo como guia. A Palavra de Deus nos ilumina e direciona em nossa jornada. “O jejum cega o corpo para abrir os olhos da alma.”

18. Salmo 121:1-2

“Elevo os meus olhos para os montes; de onde me virá o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez o céu e a terra.”

Esse é um dos melhores salmos para orar e ler durante o jejum, quando precisamos de ajuda e encorajamento, lembrando que o socorro vem do Senhor.

19. Salmo 130:5

“Aguardo ao Senhor; a minha alma o aguarda, e espero na sua palavra.”

Este é um excelente Salmo para o Jejum de Daniel 21 dias. Ele reflete a importância de esperar pacientemente no Senhor, confiando em Suas promessas.

20. Salmo 141:2

“Suba a minha oração perante a tua face como incenso, e seja o levantar das minhas mãos como o sacrifício da tarde.”

Durante o jejum, nossa oração é como incenso diante de Deus. Este Salmo para jejum e oração nos lembra de apresentar nossas súplicas com sinceridade.

21. Salmo 143:10

“Ensina-me a fazer a tua vontade, pois és o meu Deus; guie-me o teu bom Espírito por terra plana.”

Esse versículo nos lembra de buscar a vontade de Deus durante o propósito. Jejum e oração tem poder para nos alinhar com os propósitos divinos.

“O jejum o torna humilde e traz clareza, permitindo até mesmo que você elimine a falta de perdão e a amargura do seu coração.” – Jentezen Franklin

André Lourenço

Bacharel e professor de Teologia, Graduado em Gestão da Qualidade e Pós Graduado em Psicologia nas Organizações, André possui mais de 17 anos de experiência na pregação e ensino da Bíblia. É autor de cursos de Homilética e Hermenêutica. Já escreveu centenas de estudos bíblicos e ministra na EBD. Se considera um eterno aprendiz e apaixonado por Compartilhar a Palavra de Deus!

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
WhatsApp