Quem foi Aser na Bíblia? História do oitavo filho de Jacó

Aser na Bíblia é o oitavo filho de Jacó e uma das doze tribos de Israel

Em toda a Bíblia, existem nomes especiais que carregam significados únicos. De acordo com Alex Vance, o nome hebraico Aser significa “Feliz ou abençoado”. 

Neste estudo, vamos aprender quem foi Aser e por que Ele é uma pessoa e tribo significativa na Bíblia.

Nascimento de Aser

Gênesis 30:9-13 diz:

“Vendo, pois, Lia que cessava de ter filhos, tomou também a Zilpa, sua serva, e deu-a a Jacó por mulher. E deu Zilpa, serva de Lia, um filho a Jacó. Então disse Lia: Afortunada! e chamou-lhe Gade. Depois deu Zilpa, serva de Lia, um segundo filho a Jacó. Então disse Lia: Para minha ventura; porque as filhas me terão por bem-aventurada; e chamou-lhe Aser.”

À primeira vista, você pode pensar negativamente em Aser e na situação em que sua pobre mãe Zilpa estava. Embora Jacó fosse um dos Patriarcas da linhagem familiar que levaria a Jesus, Jacó era um homem pecador.

Em poucas palavras, Jacó foi enganado ao se casar com Léia em vez de Raquel, sua irmã. Ele acabou se casando com Raquel depois de Lia. Então, Léia conseguiu engravidar facilmente e Raquel ficou estéril. Então, tornou-se uma batalha dos bebês. Raquel deu sua serva a Jacó como concubina e ela deu à luz dois filhos para Jacó, onde Lia teve três filhos. 

Quando Lia lutou para engravidar novamente, ela deu sua serva Zilpa a Jacó. Zilpa deu à luz dois filhos, Gade e Aser. Então, Lia concebeu novamente e teve mais dois filhos, Issacar e Zebulom. Então Lia teve uma filha chamada Diná. Raquel finalmente conseguiu conceber e teve dois filhos.

Neste momento no meio da batalha entre Léia e Raquel para quem poderia produzir mais herdeiros para Jacó, entra este bebê bônus, Aser. Lia queria que Zilpa produzisse outro filho, mas esse segundo filho parece um pouco inesperado para Lia. 

“Como estou feliz! As mulheres vão me chamar de feliz. Então ela o chamou de Aser.” 

Gênesis 30:13

Uma mulher que não era amada e indesejada por seu marido vê um bebê inesperado vir para sua serva Zilpa e Léia se diz feliz e abençoada. Assim como esse casamento não era dela, esse filho não era dela, mas ela encontrou a felicidade nele. 

Pecados à parte, quando vemos essa resposta da indesejada Léia, é quase como se ela tivesse mudado de ideia em sua luta. Ela está se achando abençoada mesmo quando sua vida não é como ela antecipou ou escolheu que fosse. 

O nascimento de Aser ensina que Deus pode trazer alegria nas situações mais difíceis.

Bênção de Aser de Jacó

Depois de muito drama familiar continuar e Aser envelhecer, Jacó está se preparando para falecer e ele abençoa cada um de seus filhos. Em Gênesis 49:20 Jacó diz:

“A comida de Aser será farta; ele fornecerá iguarias dignas de um rei.” 

Esta bênção indica que Aser seria rico e teria comida digna da realeza. Quando pensamos em Aser, sabemos que ele era o segundo filho de uma serva concubina. Ele não veio de nada rico ou especial, no entanto, Jacó o abençoa com um futuro abundante. 

Isso nos faz lembrar que Deus Pai nos leva aos pobres de espírito e nos convida para Sua família de realeza espiritual. Nós não merecemos a abundância que temos através de Jesus, mas temos tal bênção através Dele.

Aser Mencionado nas Escrituras

Deuteronômio 33:24-25 compartilha a bênção de Moisés sobre as tribos de Israel. Ele diz que os filhos de Aser são mais abençoados e até favorecidos por seus irmãos. Ellicott diz em Seu Comentário:

“A fertilidade da herança de Aser é provavelmente mencionada. Não há tribo da qual tão pouco esteja registrado na história. As vidas mais felizes às vezes são as menos agitadas.” 

Moisés então abençoou Aser com a imersão de seus pés em óleo e com sapatos de ferro e bronze.

Israel A History Of diz:

“A terra de Aser era conhecida por seus pomares de oliveiras. Aser produziu quantidades tão grandes de óleo que se tornou extremamente rico. Uma grande razão para a riqueza de Aser, aliada à sua produção natural de azeite, foi a proximidade com os mercados da Fenícia. A tribo de Aser tornou-se líder no comércio de azeite em Canaã.”

Josué 19:24-31 compartilha sobre a terra dada à tribo de Aser. “Havia vinte e duas cidades e suas aldeias.”

Ezequiel 48:2 fala sobre as divisões da terra para Aser no reino do norte. Depois que Salomão morreu, as tribos de Israel se dividiram nos reinos do norte e do sul. O Norte se chamava Israel e o Sul se chamava Judá. O reino do norte era maior, tendo dez tribos e o reino do sul tinha apenas duas tribos, mas venceu a batalha. 

All the Men of the Bible, compartilha sobre a tribo de Aser:

“Ela nunca produziu um grande guerreiro, juiz, rei ou conselheiro. A terra de Aser foi tão monótona quanto a própria tribo. Tempo.” 

Então Lockyer diz:

“Teus sapatos serão de ferro e bronze, e como teus dias assim será tua força”. (…) Ana é uma ilustração adequada da resistência prometida, visto que ela já tinha passado dos oitenta anos quando viu o Salvador”.

Pessoas incríveis que vieram da tribo de Aser

Uma mulher incrível que veio da tribo de Aser foi Ana (A profetisa) encontrada em Lucas 2:36-38. Ela ficou viúva por muitos anos e adorava a Deus no templo dia e noite. 

Quando Jesus foi levado por José e Maria ao templo ainda bebê, Ana foi uma das abençoadas que viram o Messias. Ana agradeceu ao Senhor e contou a todos sobre Jesus. 

O que torna este momento especial é que Ana era da tribo de Aser do reino do Norte na história. O reino do norte desobedeceu a Deus e adorou ídolos. O reino do sul seguiu a Deus fielmente. As tribos do sul eram Judá e Benjamim. Judá era a tribo de onde Jesus veio. Vemos um momento em que Ana do reino do norte encontra Jesus do reino do sul e ela adora o único Deus verdadeiro. Jesus restaura o que está quebrado.

Pode parecer estranho que esta mulher no Novo Testamento seja tudo o que ouvimos de Aser até Apocalipse 7:6. Quando ouvimos o conceito de feliz e abençoado ou riqueza e abundância, muitas vezes não pensamos em alguém como Ana. Ela era uma viúva para a maior parte de sua vida. No entanto, ela teve uma vida feliz e abençoada porque se encontrava com Deus o dia todo, todos os dias. Ela sabia que Ele era o tesouro e onde estava sua alegria. 

Aser nos lembra que, como crentes em Cristo, não importa quais sejam nossas circunstâncias de vida, nosso olhar em Jesus é o que nos dá a verdadeira felicidade e bênçãos. Não se encontra nas coisas materiais ou terrenas, mas nas coisas duradouras de Deus. Quando temos Jesus o Messias, também somos Aser.

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você precisa desativar o Adblock para continuar navegando em nosso site!