BAALBEK – Significado

BAALBEK – um local de ruínas impressionantes, situado aproximadamente a 65 quilômetros a noroeste de Damasco, na região de Beqa’, a ampla baía entre as montanhas do Líbano e do Anti-Líbano. Alguns estudiosos têm associado este local com o Áven mencionado em Amós 1:5 da Bíblia. Inicialmente, Baalbek parece ter sido um centro de espírito dedicado a Baal ou Hadade, antes de se tornar famoso como Heliópolis, a “Cidade do Sol”, durante o período Selêucida. Sob o domínio de Augusto, a cidade foi transformada em uma colônia romana, e a religião local recebeu um grande favorecimento.

Durante os primeiros três séculos da era cristã, Baalbek experimentou um período notável de prosperidade. Templos grandiosos foram erigidos para honrar o deus Baco e a tríade divina composta por Júpiter (associado a Baal, que era então visto como o deus-sol), Mercúrio e Vênus. O magnífico templo de Júpiter foi iniciado durante o reinado de Antonino Pio (138-161 dC) e concluído sob o governo de Caracalla (211-217 dC), cuja mãe era de origem síria.

Quando os árabes conquistaram Baalbek em 634 dC, o notável templo foi transformado em uma fortaleza. O local sofreu duas sérias destruições nas mãos dos mongóis, primeiro por Hulagu em 1260 e, mais tarde, por Tamerlão em 1401. Além disso, em 1759, Baalbek foi novamente gravemente afetada por um terremoto devastador.

Desde o ano de 1900, os esforços de escavação e restauração das ruínas têm sido realizados de forma intermitente, primeiro por uma expedição alemã e, mais recentemente, pelo governo libanês.

Versículos citados:

  • Amós 1:5 (ACF):”E quebrarei o ferrolho de Damasco, e exterminarei os moradores do campo de Áven, e o que tem o cetro de Bete-Edom; e o povo da Síria será transportado para Quir, diz o SENHOR.”

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você precisa desativar o Adblock para continuar navegando em nosso site!