Como serão nossos corpos de ressurreição?
Nossos corpos estão repletos de limitações. Mas como serão na ressurreição?
Envelhecemos, ficamos mais lentos, precisamos descansar mais e não somos capazes de acompanhar nossos entes queridos e as responsabilidades de uma vida física. Sofremos de dores e aflições. Podemos sentir a escuridão ao nosso redor e lutar para obter até mesmo o menor indício da santa luz de Deus.
Mas para aqueles que confiam em Cristo, nem sempre será assim. Ligados a ele, não somos mais cidadãos deste mundo, “mas a nossa pátria está nos céus, e dele esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, que transformará o nosso corpo abatido para ser semelhante ao seu corpo glorioso, pelo o poder que o capacita a sujeitar a si mesmo todas as coisas” (Filipenses 3:20-21).
Então, o que podemos esperar desses corpos gloriosos que Jesus nos dará?
Nossos corpos, transformados
E seus olhos se abriram, e eles o reconheceram. (Lucas 24:31a)
Embora em alguns casos tenha demorado um pouco, como aconteceu com os homens em Lucas 24 que caminharam com Jesus no caminho de Emaús, finalmente conheceram o Cristo ressurreto. As palavras em Lucas 24 são clara, as pessoas o viram e o reconheceram com seus olhos. Eles o viram fisicamente, e ele se parecia com ele mesmo.
Além disso, lembre-se que o túmulo de Jesus estava vazio. Ele não fez um novo corpo e deixou o antigo para trás. Jesus teve o corpo terreno transformado de seu estado humilde em um glorioso, assim como o apóstolo Paulo nos diz que o nosso será.
Paulo também nos diz que “assim como trouxemos a imagem do homem do pó, traremos também a imagem do homem do céu” (1 Coríntios 15:42-49), e João nos diz que “quando ele aparecer seremos semelhantes a ele, porque o veremos como ele é” (1 João 3:2 b).
Esses versículos pintam um quadro claro: Nossos corpos terrenos estarão totalmente purificados pela vinda de Cristo, tornando-se como ele e ainda assim reconhecíveis como nós mesmos, a melhor versão de nós mesmos.
Nossas limitações, removidas
Embora as portas estivessem trancadas, Jesus veio, pôs-se no meio deles e disse: “A paz esteja com vocês”. Então ele disse a Tomé: “Coloque seu dedo aqui e veja minhas mãos; e estenda a mão e coloque-a no meu lado. Não desacredite, mas acredite.” Tomé respondeu-lhe: “Meu Senhor e meu Deus!” (João 20:26b-28)
Ao contrário de nós, o corpo de Jesus nunca foi seu mestre. Embora ele tenha mostrado isso mesmo antes de sua ressurreição, nunca sucumbindo a qualquer tentação de pecar, seu corpo ressurreto mostrou essa verdade plenamente.
Não mais preso às limitações do corpo humilde, o corpo glorificado de Jesus agora obedece completamente à sua vontade. Ele pode estar onde quiser quando quiser, sem se preocupar com barricadas ou limites. Tendo vencido a morte, as dores do corpo não podem detê-lo ou retardá-lo, e ele usa as feridas de seu serviço como insígnias de honra.
Ainda teremos corpos físicos, mas eles estarão completamente obedientes à nossa vontade aperfeiçoada por Cristo. Paulo descreve isso bem em 1 Coríntios 15:
Assim é com a ressurreição dos mortos. O que é semeado é perecível; o que é elevado é imperecível. É semeado em desonra; é levantada em glória. Semeado na fraqueza; é elevado no poder. É semeado um corpo natural; é ressuscitado um corpo espiritual. Se existe um corpo natural, também existe um corpo espiritual. (vv. 42-44)
Nosso corpo humilde está governado por leis naturais, mas nosso corpo glorificado estará governado pelo Espírito. E nosso espírito estará totalmente purificado e ligado a Jesus por meio de seu Espírito vivificante naquele dia.
Nossos Prazeres, Celebrados
E enquanto eles ainda incrédulos de alegria e estavam maravilhados, ele lhes disse: “Vocês têm alguma coisa aqui para comer?” Eles lhe deram um pedaço de peixe assado, e ele o pegou e comeu diante deles. (Lucas 24:41-43)
Alguns acreditam que passaremos a eternidade como espíritos, livres das amarras e prazeres do corpo, mas Jesus provou aos seus discípulos que ainda tinha carne. Um espírito não tem razão para comer, mas um corpo sim. Jesus escolheu comer com seus discípulos, provando que o corpo da ressurreição ainda pode desfrutar de sensações físicas.
Apocalipse 19 fala das Bodas do Cordeiro, um grande banquete do qual todos os crentes participarão depois de recebermos nossos corpos ressurretos. Jesus quer celebrar conosco, desfrutando de todos os prazeres do espírito e do corpo.
Nossa Eternidade, Assegurada
Nossos corpos atuais e humildes podem dificultar a lembrança do que Deus tem reservado para nós, mas ele “nos deu o Espírito como garantia” (2 Coríntios 5:5b).
É por isso que Jesus veio: para nos libertar do pecado por meio de sua morte, para derrotar a morte para nós por meio de sua ressurreição, para preparar um lugar – e uma festa – para nós no céu por meio de sua ascensão e garantir o que ele promete por meio da obra do seu Espírito Santo em nós.
E quando Jesus voltar, ele nos transformará, corpo e alma, e estaremos justificados e puros diante do Pai. Você confiará em Cristo, perseverando em seu corpo atual e humilde até aquele dia glorioso?