6 Exemplos de coragem e fé encontrados na Bíblia
Na vida, enfrentamos inúmeras adversidades que testam nossa determinação e resistência. Nesses momentos desafiadores, podemos usar como fonte de inspiração e força os exemplos de coragem e fé encontrados na Bíblia.
Isso porque eles nos mostram diferentes contextos de superação de obstáculos aparentemente intransponíveis e renovando assim a nossa esperança.
Vale lembrar que a função da coragem é nos impulsionar para confrontar o desconhecido. Enquanto a fé nos conecta a uma confiança inabalável em algo maior do que nós mesmos.
Por esse motivo, recorrer aos exemplos bíblicos de coragem e fé, podem iluminar nosso caminho, nos encorajando a perseverar, mesmo quando tudo parece impossível.
Assim, para encontrar a sua fonte de inspiração nas escrituras, continue lendo este artigo e comece a encarar seus desafios de cabeça erguida!
Exemplos de coragem e fé encontrados na Bíblia
Separamos neste artigo seis exemplos de coragem e fé que podem te auxiliar em momentos que precisa tomar grandes decisões. Afinal, existem desafios que ultrapassam os nossos limites e nos fazem duvidar se estamos no caminho certo.
E são nesses períodos que necessitamos da poderosa mão de Deus para nos ajudar. A melhor maneira de seguir esses modelos é afirmando que se o Senhor agiu no passado, agirá em nossas vidas também. Conheça a seguir os exemplos de coragem e fé que separamos para você.
1- Abraão
A coragem de Abraão em obedecer a Deus e oferecer seu filho Isaque como um sacrifício é um exemplo poderoso de fé. Apesar da aparente contradição, ele confiou na promessa de Deus e acreditou que Ele poderia ressuscitar Isaque. (Gênesis 22:1-19)
Este relato bíblico serve para aquelas situações em que somos desafiados a entregar nas mãos de Dele alguém que amamos. Atualmente, entendemos que Ele não nos pedirá algo que prejudique a nossa vida ou a do outro.
Ainda assim, existem momentos que precisamos crer em Deus de todo coração.
2- Moisés
Este homem demonstrou coragem ao confrontar o faraó do Egito e liderar os israelitas para fora da escravidão. Ele confiou em Deus e não recuou diante dos obstáculos, mesmo quando enfrentou a resistência do faraó e do exército egípcio. (Êxodo 14:10-31)
Exemplo ideal para superar desafios como mudança de cidade, emprego ou carreira. Quantas vezes, desanimamos quando percebemos a quantidade de obstáculos e de tempo para alcançar algum objetivo.
3- Davi
Davi, ainda menino, mostrou coragem e fé ao enfrentar o gigante Golias. Mesmo sendo um jovem pastor, ele confiava em Deus e derrotou o inimigo, demonstrando que a força está no Senhor. (1 Samuel 17:32-51)
Esse é um ótimo exemplo para quando os nossos medos nos paralisam. Com essa narrativa, podemos aprender que precisamos apenas de uma pedrinha, ou seja, a humildade, para vencer nossos gigantes interiores.
4- Ester
Esta mulher demonstrou coragem ao arriscar sua vida para salvar seu povo, os judeus, da aniquilação. Ela se apresentou perante o rei, mesmo sem ele a chamar confiando em Deus para protegê-la. (Ester 4:16; 5:1-2)
Com esse exemplo de coragem e fé encontrados na Bíblia, aprendemos o poder da ousadia para criar oportunidades. Afinal, muitas vezes não podemos esperar, pois o nosso adversário já está contando com sua vitória. Daí, só nos resta, ousar.
5- Os três amigos de Daniel – Sadraque, Mesaque e Abede-Nego
Esses jovens mostraram coragem e fé ao se recusarem a adorar a estátua do rei Nabucodonosor, mesmo diante da ameaça de serem lançados na fornalha ardente.
Eles confiaram em Deus e afirmaram que Ele poderia salvá-los, mas mesmo que não o fizesse, eles não adorariam outros deuses. (Daniel 3:16-18)
Esse exemplo nos mostra que não precisamos temer as ofertas da sociedade, pois como responsáveis pelas nossas escolhas, Deus nos ajudará se o escolhemos para estar em nossas vidas.
6- Paulo
Este apóstolo demonstrou coragem e fé ao espalhar o evangelho de Jesus Cristo, mesmo enfrentando perseguição, prisão e sofrimento. Ele perseverou em sua missão, confiando em Deus e compartilhando a mensagem de salvação. (2 Timóteo 4:6-8)
Por fim, aprendemos que o dom de evangelizar não deve ficar preso às circunstâncias. Entendemos com Paulo que temos a missão de continuar mostrando ao mundo que somos a imagem e semelhança de Deus, se vivermos nele.
Leia também: os heróis da fé.