FALSO PROFETA – Significado

FALSO PROFETA – O Falso Profeta, também conhecido como “a segunda besta” ou “a outra besta” (Apocalipse 13:11-18), é um líder religioso que está vinculado à primeira Besta, o líder político durante o período da Tribulação, atuando como seu subordinado (Apocalipse 13:7). Sua ascensão ao poder ocorre no meio da Tribulação, quando o primeiro Besta, ou o Anticristo, assume o controle político global (Apocalipse 13:7), enquanto o Falso Profeta detém o poder religioso.

Talvez ele seja de origem judaica, uma vez que o Apocalipse 13:11 sugere que ele surge “da terra”, que pode se referir à Palestina (a palavra grega “ge” pode significar tanto “mundo” quanto “terra”). O Falso Profeta desempenha um papel proeminente no cenário religioso, sendo representado como um cordeiro (Apocalipse 13:11). Sua capacidade vem de Satanás, recebendo poder da primeira Besta (Apocalipse 13:12). Ele promove o entusiasmo à primeira Besta e obriga a terra a adorar (Apocalipse 13:12). Seu ministério e autoridade são validados por meio de milagres e sinais sugeridos pelo poder satânico (Apocalipse 13:13-14).

Ele engana o mundo incrédulo, levando-o a adorar a primeira Besta como se este fosse o próprio Senhor Deus (Apocalipse 13:14-15). Além disso, ele detém o poder sobre a vida e a morte, forçando a esperança à primeira Besta (Apocalipse 13:15). Sua autoridade se estende ao âmbito econômico, e ele utiliza esse poder econômico para importar sua vontade (Apocalipse 13:16-17). Os crentes daquele período poderão reconhecê-lo por meio do sinal dado para identificá-lo (Apocalipse 13:18).

O Falso Profeta, juntamente com Satanás e a primeira Besta, formam um triunvirato do mal, representando a obra-prima do engano de Satanás. Durante a última metade do período da Tribulação, eles dominaram o mundo nos aspectos políticos, religiosos e econômicos, como uma imitação do governo mundial que Deus exercerá sobre a terra durante o Milênio, por meio de Jesus Cristo, o Messias.

Versículos:

Apocalipse 19:20:

“E a besta foi presa, e com ela o falso profeta, que diante dela fazera os sinais com que enganou os que receberam o sinal da besta e adoraram a sua imagem. Estes dois foram lançados vivos no lago de fogo que arde com enxofre.”

Apocalipse 20:10:

“E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde estão a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre.”

Apocalipse 13:11-18:

“11. E vi subir da terra outra melhor, e tinha dois chifres semelhantes aos de um cordeiro; e falei como o dragão. E exerce todo o poder da primeira besta na sua presença, e faz que a terra e os que nela habitam adoram a primeira besta, cuja chaga mortal fora curada. E faz grandes sinais, de maneira que até fogo faz descer do céu à terra, à vista dos homens. E engana os que habitam na terra com sinais que lhe foi permitido que fizessem na presença da besta, dizendo aos que habitam na terra que fizeram uma imagem à besta que recebeu a ferida da espada e vivia. E foi-lhe concedido que esse espírito à imagem da besta, para que também a imagem da besta falasse, e fizeram que fossem mortos os que não adorassem a todos a imagem da besta. E faz que a todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e servos, sejam postos um sinal na mão direita ou nas testas, Para que ninguém possa comprar ou vender, senão aquele que tiver o sinal, ou o nome da melhor, ou o número do seu nome. Aqui há sabedoria. Aquele que tem entendimento, calcule o número da melhor; porque é o número de um homem, e o seu número é seiscentos e sessenta e seis.”

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você precisa desativar o Adblock para continuar navegando em nosso site!